Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (9) que o tarifaço de 50% a todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos será respondido com a Lei de Reciprocidade Econômica. Em rede social, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a soberania do país e disse que é falsa a alegação do presidente norte americano Donald Trump de que a taxação seria aplicada em razão de déficit na balança comercial com o Brasil. “Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, afirmou o presidente. O lei autoriza o Poder Executivo, em coordenação com o setor privado, “a adotar contramedidas na forma de restrição às importações de bens e serviços ou medidas de suspensão de concessões comerciais, de investimento e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual e medidas de suspensão de outras obrigações previstas em qualquer acordo comercial do país”. O governo defende que é falsa a informação sobre o alegado déficit norte-americano. “As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos”. Lula afirma ainda que o Brasil é um país soberano “com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”.
Allyson anuncia projetos que criam intercâmbio internacional e bolsa mensal para alunos de Mossoró

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, enviará cinco projetos de lei para a Câmara de Vereadores que tratam de investimentos em educação. O destaque é para programas que serão implantados pela gestão municipal, que incentivam o intercâmbio nacional e internacional de estudantes e criação de bolsa mensal para os estudantes regularmente matriculados no ensino fundamental. Os projetos foram anunciados em live nas redes sociais pelo prefeito Allyson. Um dos projetos de lei trata do Programa ‘’#PartiuBrasil’’, que tem como objetivo proporcionar aos alunos de Mossoró o intercâmbio por cidades brasileiras, para estudantes do 7° ao 9° ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino. Também foi apresentado projeto de lei que trata do Programa “De Mossoró para o Mundo”, que tem como objetivo a internacionalização do ensino municipal através da oferta de curso de língua estrangeira e intercâmbio internacional para alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino. O prefeito Allyson Bezerra também enviará para o Legislativo projeto de lei que cria bolsas no valor de R$ 200 e R$ 300,00 para alunos regularmente matriculados no ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino, conforme os critérios apresentados no projeto, como por exemplo, a frequência escolar e situação de vulnerabilidade social e econômica. Ao todo, serão ofertadas até 5 mil vagas. ‘’É uma série de programas que tem como objetivo o investimento na educação de Mossoró, e ampliação da nossa educação através, por exemplo, de intercâmbio dos nossos estudantes para outros estados e países e de incentivo financeiro, no caso do pagamento de bolsa, para famílias que tenham alunos matriculados na rede municipal de ensino e estão em situação de vulnerabilidade. São incentivos, acima de tudo, para fortalecer a educação de Mossoró’’, pontuou o gestor. Também está entre os projetos de lei, matéria relacionada ao Programa ‘’Investe Escola’’, que garante recursos para as unidades de ensino realizarem manutenção e reforma, investimento em segurança como instalação de câmeras de videomonitoramento nas unidades de ensino. Além de projeto de lei que trata do Novo Prêmio IDEB, ampliando a premiação em dinheiro para alunos, professores, supervisores, diretores e escolas.
Briga de trânsito termina com dois homens esfaqueados na BR-304, em Mossoró

Uma briga de trânsito ocorrida no final da tarde desta quarta-feira (9) terminou com dois homens esfaqueados em Mossoró, no trecho da BR-304 próximo ao terminal rodoviário da cidade. De acordo com informações, a confusão teve início após uma discussão acalorada no trânsito. Em meio ao desentendimento, um dos envolvidos teria sacado uma faca e desferido um golpe no outro homem. Mesmo ferido, a vítima conseguiu reagir, tomar a arma branca e também esfaquear o agressor. Várias viaturas da Polícia Militar foram acionadas e estiveram no local para controlar a situação. Os dois homens, que não tiveram suas identidades divulgadas, foram socorridos e encaminhados para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). O estado de saúde deles não foi informado. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) a imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil. A decisão foi comunicada por meio de uma carta oficial endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual o republicano afirma que a medida é uma resposta direta ao processo judicial envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é réu por tentativa de golpe de Estado. Trump justificou a decisão dizendo que o Brasil estaria “punindo politicamente um líder que apenas defendeu seu país”. Em tom de alerta, ele também ameaçou aplicar uma nova taxação adicional de 50% caso o governo brasileiro decida retaliar a medida com restrições ou tarifas contra os Estados Unidos. O anúncio oficial veio horas depois de Trump ter prometido, em publicação na rede Truth Social, que revelaria a alíquota de taxação até a manhã desta quinta-feira.
Câmara de Mossoró adota veto a nomeações de condenados por crimes de ódio e violência

A Câmara Municipal de Mossoró vai proibir a nomeação de pessoas para cargos de confiança que respondam por crimes contra idosos, crianças, animais, racismo e LGBTFobia. A medida será oficializada nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial de Mossoró (DOM). Anunciada pela Mesa Diretora, o ato reforça o compromisso da Casa com o respeito aos direitos humanos. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Genilson Alves (União Brasil), quem comete crimes graves e dolosos não deve ter espaço na Casa do Povo. “A Câmara de Mossoró não pode compactuar com práticas criminosas. Esses são crimes dolosos, cometidos com intenção. Quem pratica esse tipo de violência não terá oportunidade na Câmara de Mossoró”, afirmou. Genilson explica ainda que a Câmara está realizando um censo funcional para todos os servidores. O objetivo é atualizar os dados e garantir que todos atendam às normas do Legislativo. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
“Viva Rio Branco” retoma atividades neste domingo (13)

Após pausa durante o período do “Mossoró Cidade Junina” 2025, o programa “Viva Rio Branco”, promovido pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sesporte), na avenida Rio Branco, no Corredor Cultural, retorna neste domingo (13) com diversas atividades voltadas à saúde e bem-estar da população. A tradicional interdição da avenida, a partir das 16h, será retomada, abrindo espaço para caminhadas, corridas, passeios de bicicleta e outras práticas esportivas ao ar livre. Além das atividades livres, o público contará com uma aula de hitbox (16h45), conduzida por uma instituição parceira do projeto, e aula de dança (17h45), oferecida pela equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sesporte). As aulas acontecem na Praça Cícero Dias (praça do Teatro Dix-huit Rosado), ponto de concentração e convivência do programa. O “Viva Rio Branco” é um espaço consolidado de convivência e promoção da saúde, integrando diferentes faixas etárias em uma programação gratuita e acessível, que incentiva o cuidado com o corpo, a prática esportiva e o lazer em família.
Arrastão é registrado em Tibau; vítimas foram levadas e liberadas em Mossoró

Um arrastão foi registrado pela Polícia Militar na noite desta terça-feira (8), no Conjunto Nova Tibau, no município de Tibau. O crime ocorreu quando duas mulheres que estavam sentadas na calçada de uma residência foram surpreendidas por criminosos armados. De acordo com a PM, dois homens chegaram em um carro, renderam as vítimas e roubaram diversos pertences, incluindo uma televisão, celulares e objetos pessoais. Toda a ação foi flagrada por uma câmera de segurança. Após o assalto, as vítimas foram forçadas a entrar no veículo dos suspeitos e, minutos depois, foram liberadas em Mossoró, sem ferimentos. A Polícia Militar realizou diligências, mas até o momento ninguém foi preso. O caso será investigado pela Polícia Civil, que deve utilizar as imagens das câmeras de segurança para tentar identificar os assaltantes. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
Terra terá o dia mais curto do ano nesta quarta-feira (9)

Nesta quarta-feira (9), a Terra vai completar uma volta em torno de seu próprio eixo um pouco mais rápido do que o habitual, tornando o dia o mais curto do ano até agora. O planeta levará 1,30 milissegundo a menos do que as tradicionais 24 horas — tempo imperceptível para os seres humanos, mas que desperta interesse da comunidade científica. Em média, a Terra precisa de 86.400 segundos para girar completamente, o que equivale a 24 horas. No entanto, pequenas variações naturais fazem com que esse tempo oscile levemente, como acontece nesta quarta. Para efeito de comparação, um piscar de olhos dura cerca de 300 milissegundos — ou seja, mais de 200 vezes o tempo “encurtado” hoje. Apesar de parecer inusitado, esse tipo de fenômeno não é novidade e também não oferece qualquer risco. Em 2025, outros dois dias estão previstos para serem ligeiramente mais curtos: 22 de julho (1,38 milissegundo a menos) e 5 de agosto (1,51 milissegundo a menos). A menor duração de um dia já registrada aconteceu em 29 de junho de 2022, quando o planeta completou a rotação 1,59 milissegundo mais rápido que o normal. Antes disso, o recorde era de 5 de julho de 2005, com 1,0516 milissegundo a menos. Desde 2020, a Terra já registrou os 28 dias mais curtos desde o início do uso de relógios atômicos, nos anos 1960. Os cientistas explicam que essas variações na rotação da Terra ocorrem naturalmente ao longo do tempo e são causadas por diferentes fatores, como o movimento do núcleo fundido do planeta, as interações com os oceanos, pressões atmosféricas, fenômenos climáticos e mudanças nas massas polares. Segundo Fernando Roig, diretor do Observatório Nacional, a Terra está, no longo prazo, desacelerando sua rotação desde sua formação. “Naquela época, um dia durava cerca de cinco horas. Hoje, mesmo com essa desaceleração, há momentos de aceleração momentânea, que é o que estamos vendo agora”, explicou.
Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (8) o Projeto de Lei (PL) 6020/23, que estabelece descumprimento de medida judicial a aproximação do agressor de áreas delimitadas pelo juiz para proteção de vítima de violência contra a mulher, mesmo com o seu consentimento. A proposta segue para avaliação no Senado. O projeto altera Lei Maria da Penha, no trecho em que trata das medidas protetivas. Nos casos em que ocorra a aproximação voluntária do agressor às áreas delimitadas por decisão judicial, ele poderá ser punido com reclusão de 2 a 5 anos e multa. A relatora da proposta, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA) incluiu no projeto que os casos também podem ser aplicados nos casos de aproximação do agressor da residência ou do local de trabalho da vítima.
Prefeitura divulga datas para credenciamento de comerciantes no “Mossoró Sal & Luz” 2025

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, disponibilizou por meio de decreto nesta terça-feira (8) publicado no Diário Oficial de Mossoró (DOM) as diretrizes para credenciamento de comerciantes na edição do Mossoró Sal e Luz deste ano. As inscrições dos pretensos autorizatários serão realizadas durante os dias 10 e 11 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, situado na Praça da Redenção, s/n, Centro, Mossoró/RN. ou por meio de formulário online, através do link: https://forms.gle/iad9e6sQVx5hPTCJA. Os interessados no cadastramento deverão apresentar: I – cópia do RG e CPF (ou CNH), se pessoa física, e CNPJ, se pessoa jurídica; II – comprovante de residência atualizado (para pessoas físicas) emitido nos últimos noventa dias; A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) tem prazo previsto para a apresentação da relação dos autorizatários no site da Prefeitura de Mossoró (www.prefeiturademossoro.com.br) no dia 14 de julho. Em seguida, nos dias 15 e 16 de julho, será realizado o credenciamento, também na Biblioteca Municipal. Cada pretenso autorizatário poderá apresentar solicitação para apenas um único espaço público. O decreto ainda determina responsabilidades dos possíveis autorizatários e a proibição da venda de bebidas alcoólicas, além de bebidas acondicionadas em recipientes de vidro como garrafas, copos e similares, incluindo em imóveis, condomínios, restaurantes, bares, lojas e afins, bem como, instrumentos perfurocortantes e similares.