Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula lidera no RN com 44,7%; Bolsonaro tem 24,6%, aponta TCM/TSDois

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial no Rio Grande do Norte com 44,7% das intenções de voto, segundo a pesquisa TCM/TSDois divulgada nesta quarta-feira (30). Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 24,6%. A pesquisa é estimulada, ou seja, os nomes dos pré-candidatos foram apresentados aos entrevistados. Outros 11,6% disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados, enquanto 6,0% afirmaram não saber ou preferiram não responder. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 5,7%. Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo, tem 2,5%. Michelle Bolsonaro (PL), ex-primeira-dama, pontua com 1,7%, seguida por Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com 1,5%. Com percentuais abaixo de 1%, aparecem Ratinho Júnior (PSD), com 0,9%, Eduardo Leite (PSDB), com 0,4%, Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União), ambos com 0,2%. O levantamento ouviu 1.847 eleitores entre os dias 23 e 26 de julho de 2025, em 63 municípios de todas as regiões e microrregiões do Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Moraes faz gesto obsceno em estádio horas após ser alvo de sanção dos EUA

Horas depois de ser alvo da Lei Magnitsky, uma das sanções mais duras aplicadas pelo governo dos Estados Unidos, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apareceu em público fazendo um gesto obsceno durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras, na noite desta quarta-feira (30), na Neo Química Arena, em São Paulo. O ministro, torcedor declarado do Corinthians, assistia à partida das oitavas de final da Copa do Brasil ao lado da esposa. Ao notar olhares e registros do público, ele acenou, sorriu e, em seguida, mostrou o dedo médio, gesto considerado obsceno. A cena foi registrada por fotógrafos e publicada pelo jornal Estadão. Não há informações sobre o contexto do gesto do ministro. A atitude de Moraes ocorre em meio à repercussão internacional de sua inclusão na lista de sanções da Lei Magnitsky, adotada pelo Departamento do Tesouro dos EUA. A medida bloqueia eventuais contas e bens do ministro em território americano, além de impedir sua entrada no país. Segundo o Tesouro, Moraes é responsabilizado por supostas violações de direitos humanos e perseguição a opositores políticos, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Styvenson lidera disputa ao Senado, seguido por Fátima e Zenaide, aponta TCM/TSDois

A pesquisa TCM/TSDois divulgada nesta quarta-feira (30) apresenta os primeiros cenários da disputa para o Senado Federal no Rio Grande do Norte, com foco nas eleições de 2026. O levantamento considerou dois votos estimulados por eleitor, já que o pleito permitirá a escolha de dois senadores. No primeiro voto estimulado, o senador Styvenson Valentim lidera com 26,8% das intenções. Em seguida, aparece a governadora Fátima Bezerra, com 18,1%. A senadora Zenaide Maia surge com 12,5%, seguida por Álvaro Dias (8,2%), Coronel Hélio (1,5%), Babá Pereira (1,1%), Shirley Targino (0,4%), Luizinho Cavalcante e Godeiro Linhares, ambos com 0,1%. Ainda nesse cenário, 17,2% dos entrevistados disseram não saber ou não responderam, e 14,1% optaram por branco, nulo ou nenhum. Já no segundo voto estimulado, o número de indecisos é maior: 46,3% não souberam ou não responderam. Os votos brancos, nulos ou nenhum somam 21,2%. A senadora Zenaide Maia lidera nesse cenário com 9,5%, seguida por Álvaro Dias (7,4%), Styvenson Valentim (5,6%) e Fátima Bezerra (4,3%). Coronel Hélio aparece com 3,0%, Shirley Targino com 1,1%, Babá Pereira e Luizinho Cavalcante com 0,6% cada, e Godeiro Linhares com 0,4%. Sobre a pesquisa Foram ouvidos 1.847 eleitores em 63 municípios potiguares, entre os dias 23 e 26 de julho de 2025. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A metodologia adotada foi quantitativa, com entrevistas presenciais aplicadas por meio de questionários estruturados em domicílios e pontos de grande fluxo.

Governo Lula é aprovado por 50,6% dos potiguares, aponta pesquisa TCM/TSDois

A administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aprovação de 50,6% dos eleitores do Rio Grande do Norte, segundo pesquisa TCM/TSDois divulgada nesta quarta-feira (30). Já 43,4% dos entrevistados disseram desaprovar o governo federal. Outros 6,0% não souberam ou não responderam à pergunta. Os dados mostram um cenário de divisão entre os potiguares, com leve vantagem para os que avaliam positivamente o atual governo. O levantamento ouviu 1.847 eleitores entre os dias 23 e 26 de julho de 2025, em 63 municípios de todas as regiões e microrregiões do Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A metodologia utilizada foi quantitativa, com entrevistas presenciais aplicadas por meio de questionário digital estruturado, em locais de grande fluxo e domicílios.

TCM/TSDois: Governo Fátima é desaprovado por 59,3% e aprovado por 30,9%

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), enfrenta altos índices de rejeição entre os eleitores potiguares. É o que mostra a pesquisa TCM/TSDois divulgada nesta quarta-feira (30), que aponta que 59,3% dos entrevistados desaprovam a gestão da petista. Segundo os dados, apenas 30,9% dos eleitores disseram aprovar o governo de Fátima. Outros 9,7% não souberam ou preferiram não responder. Os números refletem o atual cenário político do estado e indicam um desgaste na imagem da governadora, que cumpre seu segundo mandato à frente do Executivo estadual. A pesquisa ouviu 1.847 eleitores entre os dias 23 e 26 de julho de 2025, em 63 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Allyson lidera todos os cenários para o Governo do RN em 2026, aponta pesquisa TCM/TSDois

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), aparece na dianteira em todos os cenários da pesquisa de intenção de voto para o Governo do Rio Grande do Norte em 2026. Os dados foram divulgados na noite desta quarta-feira (30) pela TCM/TSDois e reforçam o nome do gestor mossoroense como forte pré-candidato ao Executivo estadual. A pesquisa estimulada testou cinco diferentes cenários, sempre com Allyson na frente dos concorrentes. No cenário 1, Allyson Bezerra lidera com 37,2% das intenções de voto. Rogério Marinho tem 18,6%, seguido por Cadu Xavier com 6,4%. Brancos, nulos ou nenhum somam 19,7% e 18,1% não souberam ou não responderam. No cenário 2, Allyson sobe para 40,1%. Álvaro Dias aparece com 12,5%, Cadu Xavier com 7,0%. Brancos/nulos são 21,9% e indecisos 18,5%. No cenário 3, com o senador Styvenson Valentim, Allyson pontua 36,5%, contra 21,1% de Styvenson. Cadu Xavier mantém 6,6%, brancos/nulos somam 18,5% e 17,3% não souberam ou não responderam. Já no cenário 4, com Rogério Marinho e Walter Alves, Allyson tem 38,2%, seguido de Rogério com 18,6% e Walter com 4,1%. Brancos/nulos registram 20,4% e 18,7% não souberam ou não responderam. No cenário 5, novamente com Styvenson e Walter, Allyson aparece com 37,8%, Styvenson tem 20,4% e Walter Alves 4,1%. Brancos/nulos totalizam 19%, enquanto 18,7% não souberam ou não responderam. Metodologia da pesquisa O levantamento entrevistou 1.847 eleitores, entre os dias 23 e 26 de julho de 2025, em 63 municípios potiguares, representando todas as regiões e microrregiões do estado. A amostra é representativa do eleitorado estadual. A pesquisa é do tipo quantitativa, com aplicação de questionário estruturado em entrevistas presenciais, realizadas em domicílios e locais de grande fluxo de pessoas. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, o que indica alta confiabilidade dos dados na representação do cenário político atual.

Tibau amplia festival e une cultura e gastronomia na edição de 2025

A Prefeitura de Tibau anunciou a ampliação e o novo nome do tradicional Festival Gastronômico da cidade. A partir de 2025, o evento passa a se chamar Festival Gastronômico e Cultural de Tibau, reforçando seu papel como patrimônio turístico e agora também cultural da região. A 4ª edição do festival está marcada para acontecer de 10 a 12 de outubro. A mudança no nome acompanha uma nova proposta: além da gastronomia, o festival vai abrir espaço para apresentações artísticas, exposições de artesanato e shows de artistas locais e nacionais, fortalecendo a identidade cultural de Tibau. A ideia é atrair um público ainda mais diverso e valorizar os talentos da região. Embora a programação oficial ainda não tenha sido divulgada, a expectativa é de que o festival ganhe uma estrutura maior e mais atrações, tornando-se uma das principais celebrações do segundo semestre no litoral potiguar. O evento já integra o calendário anual da cidade e tem se consolidado como uma importante ferramenta para descentralizar o turismo, tradicionalmente mais forte no verão. Com a nova proposta, a Prefeitura busca estimular a economia local, promover inclusão cultural e posicionar Tibau como destino turístico o ano inteiro.

“O esporte transforma”: paratleta Diego Lima emociona ao falar de inclusão em Mossoró

No último domingo (27) foi marcada por emoção e inspiração na MGO Run 2025, realizada em Mossoró. O momento mais simbólico da largada ficou por conta da presença de Diego Lima, velocista paratleta, recordista e bicampeão brasileiro, que também é embaixador esportivo da MGO, empresa mossoroense que patrocina sua trajetória. Durante sua participação no evento, Diego fez um forte apelo pela inclusão de pessoas com deficiência no esporte, reforçando a importância da visibilidade e do apoio às modalidades paralímpicas. “O objetivo é apresentar a modalidade paralímpica, promovendo inclusão e visibilidade, e alcançar mais pessoas com deficiência, mostrando que o esporte paralímpico é uma poderosa ferramenta de transformação, autonomia e pertencimento”, destacou o atleta. Natural de Brasília, Diego Lima celebrou o apoio que recebe da MGO, empresa sediada no Rio Grande do Norte, e reconheceu o papel fundamental do patrocínio para o seu desenvolvimento como atleta. “É um sentimento de muito orgulho e de gratidão, porque um atleta de Brasília sendo patrocinado por uma empresa de Mossoró é algo que me emociona. Isso mostra o quanto o esporte pode nos unir e transformar vidas”, afirmou. O paratleta ainda fez questão de lembrar que o Brasil é uma das maiores potências do esporte paralímpico no mundo, mas que ainda há muito a ser feito em termos de acessibilidade e oportunidades. “Tenho certeza de que aqui em Mossoró existem talentos incríveis esperando por uma chance de brilhar. Quanto mais longe essa mensagem chegar, mais chances temos de inspirar novos atletas e construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, concluiu.

EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes

O governo dos Estados Unidos aplicou nesta quarta-feira (30) a Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A sanção inclui o bloqueio de bens e a proibição de entrada nos EUA, e foi justificada por supostas violações de direitos humanos e perseguições políticas, inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em comunicado oficial, Scott Bessent, secretário do Tesouro norte-americano, acusou Moraes de promover uma “campanha opressiva de censura”, prisões arbitrárias e processos politizados. “De Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados — inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará a responsabilizar aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades de nossos cidadãos”, afirmou Bessent. O que é a Lei Magnitsky? Aprovada em 2012 durante o governo Obama, a Lei Magnitsky permite aos Estados Unidos aplicar sanções econômicas e restrições de entrada a indivíduos acusados de corrupção ou de graves violações de direitos humanos. Seu nome é uma referência ao advogado russo Sergei Magnitsky, morto em 2009 após denunciar um esquema de corrupção em seu país. Desde 2016, a lei passou a ter alcance global e pode ser aplicada contra qualquer pessoa envolvida em abusos ou corrupção em qualquer parte do mundo. Quais sanções foram aplicadas? De acordo com o Departamento do Tesouro, todos os bens e interesses de Moraes nos EUA, ou sob controle de cidadãos americanos, estão bloqueados. Empresas ou entidades das quais o ministro detenha 50% ou mais do controle direto ou indireto também foram afetadas. Além disso, cidadãos e instituições financeiras dos EUA estão proibidos de realizar transações com Moraes ou com bens ligados a ele, sob risco de sanções e penalidades.

Campeã de jiu-jitsu ensina defesa pessoal após mulher ser espancada em elevador

A pentacampeã mundial de jiu-jitsu Kyra Gracie usou as redes sociais nesta quarta-feira (30) para ensinar técnicas de autodefesa voltadas a mulheres em risco iminente de agressão. Ao lado do marido, o ator Malvino Salvador, ela demonstrou como reagir em situações de violência física, especialmente em espaços confinados, como elevadores. A iniciativa foi motivada pelo caso da administradora Juliana Soares, de 35 anos, brutalmente espancada com mais de 60 socos pelo ex-namorado Igor Cabral, de 29 anos, dentro do elevador do prédio onde mora, em Natal, no último sábado (26). “Ele bateu no meu rosto. Quando eu caio, uso as pernas para me defender, mirando o joelho ou o rosto. Assim que me sinto segura, levanto e fujo”, explicou Kyra, simulando uma situação real. A atleta destacou ainda a importância de reconhecer sinais de perigo e agir com antecipação: “Percebeu que a pessoa está alterada, não entre em locais confinados como elevadores”. Malvino Salvador também alertou para comportamentos que podem preceder agressões mais graves. “Agressividade, pegar forte no braço, humilhações. Isso já é agressão. Se você vive isso, saia enquanto é tempo.” Ao final do vídeo, o casal reforçou a importância de ensinar práticas de defesa desde cedo: “Mulheres, aprendam a se defender. Ensinem suas filhas também. Isso pode salvar vidas”. Veja o vídeo AQUI.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.