Do cuscuz à buchada e ao bode na telha, sabores nordestinos ganham destaque na Festa do Bode 2025

A culinária nordestina é uma das grandes atrações da Festa do Bode 2025, realizada no Parque de Exposições Armando Buá, em Mossoró. O Espaço Gastronômico reúne sabores que valorizam as tradições da nossa terra, oferecendo desde o café da manhã, com cuscuz, carne de sol e manteiga da terra, até pratos marcantes como buchada, panelada e o tradicional “bode na telha”, um dos diferenciais que atraem visitantes de várias partes do país. Para o comerciante Luiz Rodrigues, que mantém seu ponto na feira, a importância do evento vai muito além da gastronomia. “O evento da Feira do Bode é conhecido regionalmente e agora nacionalmente, porque ficou grandioso. Ele gera emprego, movimenta a economia da cidade e garante mais uma renda para nós comerciantes. Este ano de 2025, estou sentindo uma venda maior, tanto pelo aumento do público quanto pela exposição de animais. Esses dois primeiros dias foram bem significativos, as vendas estão muito boas”, destacou. O espaço não é apenas um ponto de alimentação, mas também um local de encontro e vivência da cultura nordestina. Famílias inteiras aproveitam o ambiente para saborear receitas tradicionais e compartilhar momentos de lazer. O visitante Hekyzuky Lucas, reforçou essa importância. “É muito bom ter um espaço como esse para comer comidas típicas da nossa região e trazer a família. A gente passeia, mostra os animais para as crianças e mantém viva a tradição. Provar uma buchada, uma panelada, um cuscuz ou uma carne de sol é valorizar a nossa culinária”, disse. Ele acrescenta que essa vivência ajuda a manter a cultura e o paladar nordestino nas novas gerações. “É importante que o filho, desde cedo, conheça o sabor da nossa culinária. Hoje mesmo ele queria provar um pouquinho para sentir o gosto. Foi muito bom ver essa experiência acontecendo aqui”, comentou Hekyzuky. O Espaço Gastronômico é sem dúvida um dos ambientes mais procurados do evento, unindo tradição, sabor e cultura. Seja para iniciar o dia com um café reforçado ou para almoçar pratos que remetem às raízes do sertão. A Secretaria Municipal de Comunicação Social segue neste sábado (9) com a transmissão da Festa do Bode 2025, ao vivo e com exclusividade no canal do Youtube da Prefeitura Municipal de Mossoró.
Câmara reconhece importância da Festa do Bode e homenageia equipe da Agricultura

A Câmara Municipal de Mossoró (CMM) entregou, nesta sexta-feira (8), uma Moção de Aplausos à equipe da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) em celebração aos 25 anos da Festa do Bode, maior caprifeira do Rio Grande do Norte. A honraria foi aprovada por meio do Requerimento nº 251/2025, de autoria do vereador Alex do Frango (PSD). “Esta moção é um reconhecimento ao trabalho da gestão municipal e de todos os envolvidos na realização desse grande evento”, destacou o parlamentar. O presidente da CMM, Genilson Alves, ressaltou a importância da festa para o município. “A Câmara faz questão de reconhecer eventos que fortalecem nossa economia e cultura. A Festa do Bode é símbolo de desenvolvimento rural e do potencial do homem e da mulher do campo”, disse. A Prefeitura de Mossoró agradeceu a homenagem. “A cada ano o evento fica maior graças ao esforço coletivo de nossos servidores, criadores e da comunidade que faz o evento acontecer. Agradecemos o apoio da Câmara e já reforçamos que vamos continuar apoiando e valorizando o produtor rural”, frisou o secretário de Agricultura, Faviano Moreira. A Festa do Bode integra o calendário estadual de exposições agropecuárias e oferece programação diversificada para toda a família, incluindo exposições, julgamentos de animais, feira de negócios e artesanato, apresentações culturais, espaço kids e gastronomia regional.
Lula afirma que não permitirá retorno de Bolsonaro à Presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (8), em Porto Velho (RO), que Jair Bolsonaro está tendo garantias no processo judicial que ele próprio não teve quando foi preso em 2018. O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde a última segunda-feira (4), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Ele está tendo o que eu não tive, ele está tendo presunção de inocência. Ele está tendo o direito de se defender. E ele sabe que ele é culpado, porque tramou matar o Lula, o Alckmin e o Alexandre de Moraes. Seja homem e responda pelo que você fez, não fique choramingando não”, disse Lula. O presidente também criticou o pedido de anistia feito por Bolsonaro e por parlamentares da oposição. “Eles são tão covardes que estão pedindo anistia antes de serem julgados, porque, na verdade, você pede anistia depois que é condenado. Ele não foi nem julgado. Ô cara de pau, se defenda, prove que você é inocente”, declarou. Durante o evento, Lula afirmou que não permitirá o retorno de Bolsonaro à presidência. “Enquanto eu estiver vivo, essa ‘tranqueira’ que governou esse país não voltará mais para governar esse país”, garantiu. O presidente também voltou a criticar o norte-americano Donald Trump pela decisão de taxar em 50% os produtos brasileiros, ressaltando que o Poder Judiciário no Brasil tem autonomia. “Ele precisa aprender a respeitar os outros, que soberania é um direito sagrado de cada nação. O mundo está precisando de mais emprego, mais paz, mais harmonia. Para que fazer isso?”, questionou.
Motta envia pedido de afastamento de 15 deputados após motim na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, encaminhou à Corregedoria da Casa os pedidos de afastamento temporário, por até seis meses, de 15 parlamentares, 14 da oposição e uma deputada do PT. A decisão foi tomada após os episódios ocorridos nos dias 5 e 6 de agosto, quando oposicionistas ocuparam a Mesa Diretora e interromperam os trabalhos legislativos. A medida precisa passar pelo Conselho de Ética da Câmara. Até lá, os casos serão analisados pela Corregedoria, que avaliará imagens e relatos antes de devolver os processos à Mesa Diretora para posterior deliberação. Dos 14 deputados oposicionistas citados, a maioria é do Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, e do Novo. Eles são acusados de impedir fisicamente a retomada dos trabalhos no plenário. A deputada Camila Jara (PT-MS) é acusada por parlamentares da oposição de agredir o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante a confusão. Deputados citados Marcos Pollon (PL-MS), Zé Trovão (PL-SC), Júlia Zanatta (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG), Zucco (PL-RS), Allan Garcês (PL-TO), Caroline de Toni (PL-SC), Marco Feliciano (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF), Domingos Sávio (PL-MG), Carlos Jordy (PL-RJ) e Camila Jara (PT-MS). Origem dos pedidos Na manhã desta sexta-feira (8), o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), apresentou ofício pedindo abertura de processo disciplinar e suspensão cautelar de cinco parlamentares bolsonaristas. O afastamento de Camila Jara foi solicitado por deputados da oposição. Em nota, a Secretaria-Geral da Mesa informou que a decisão de encaminhar os casos à Corregedoria tem o objetivo de “permitir a devida apuração do ocorrido”.