Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Juiz que auxiliou Moraes no STF reclama em áudio: “Não aguento mais”

Em reclamação feita por áudio, o juiz Airton Vieira, que auxiliou Alexandre de Moraes no STF entre 2018 e março de 2025, relatou pressões sofridas enquanto atuava no gabinete do ministro. Na conversa à qual a coluna teve acesso, Vieira disse que teve a família “extremamente prejudicada” e que havia chegado ao limite físico, psicológico e emocional. O desabafo foi endereçado em 14 de janeiro de 2023 a Eduardo Tagliaferro, que chefiava a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), à época presidido por Moraes. “Olha, realmente a coisa está feia, viu? Eu não estou aguentando mais em termos físicos, psicológicos, emocionais. Eu não consigo dormir sossegado, eu não tenho tranquilidade, eu estou perdendo completamente a higidez mental, o pouco que eu ainda tinha, viu? Realmente a coisa está feia”, diz Vieira a Tagliaferro. “Até depois, em questões de audiência de custódia, sabe, ele vem dando palpite. Espera um pouco, né? Olha, eu não sei como vai evoluir isso, honestamente falando, mas eu sei que eu já cheguei ao meu limite, aliás, já ultrapassei o meu limite faz tempo. É que agora eu estou numa situação, né, eu havia pensado já. Já tinha decidido antecipar a minha passagem”, afirma o juiz, referindo-se a antecipar seu retorno ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Problemas familiares O magistrado relatou ainda estar passando por problemas familiares devido à pressão sofrida no gabinete de Moraes, no STF, mas que havia decidido permanecer na função para não deixar o ministro “na mão”. “Eu falei: bom, agora que a temperatura vai diminuir, etc., etc. Só que voltou a subir de uma forma exponencial e agora eu fico constrangido de antecipar qualquer coisa, porque passaria a impressão de que eu estaria saindo, pulando do barco, justamente no momento, talvez, de maior tempestade. Isso eu acho desagradável e eu não faria, né? Deixando, no caso, o ministro na mão, mas está muito, muito, muito difícil”, contou Vieira. “Minha família está sendo extremamente prejudicada e toda essa situação, além de tudo, do trabalho. Porque se a situação do trabalho fosse boa, tudo bem, mas essa situação, sabe? Pressão para tudo quanto é lado, cobrança, o que a gente fala não tem crédito, tudo para anteontem”, lamentou o magistrado. Na última sexta-feira (8/8), Moraes negou o pedido da defesa de Tagliaferro de acesso aos autos do inquérito que o investiga. Ele é investigado pelo vazamento de conversas de WhatsApp trocadas com integrantes do gabinete do ministro, relacionadas ao bloqueio de perfis de direita em redes sociais. A Polícia Federal indiciou o ex-assessor por violação de sigilo funcional com dano à administração pública. Metrópoles Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)

Lula vai enviar ao Congresso projeto para regulamentar redes sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que enviará nesta quarta-feira (13) ao Congresso Nacional uma proposta para regulamentar o funcionamento das redes sociais no Brasil. Em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, da Band News, Lula afirmou que é necessário estabelecer regras mínimas de comportamento e operação no ambiente digital. “Nós vamos regulamentar porque é preciso criar o mínimo de comportamento e de procedimento no funcionamento de uma rede digital”, declarou. Segundo o presidente, atualmente ninguém assume a responsabilidade pelo conteúdo publicado nas plataformas. Ele defendeu que as grandes empresas de tecnologia devem seguir as leis brasileiras e criticou a postura dos Estados Unidos, cujo governo enviou carta afirmando que as big techs norte-americanas não aceitavam ser regulamentadas. Lula lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que as plataformas são responsáveis pelo conteúdo que hospedam. “Portanto, se tiver alguma coisa grave, é a plataforma que deve assumir a responsabilidade”, afirmou. O petista revelou que o texto do projeto está há dois meses na Casa Civil. “Amanhã, às três horas da tarde, estará na minha mesa para dirimir as divergências existentes entre os ministros e mandar isso para o Congresso Nacional”, disse. Para ele, a medida também busca proteger crianças e adolescentes contra crimes virtuais, como casos de pedofilia. Lula citou a denúncia feita pelo influenciador Felca, que expôs ataques sofridos nas redes. “O Brasil deve se preocupar com crimes cometidos nas redes digitais, que devem ser julgados e punidos. Isso não é possível. Por isso é que nós vamos regulamentar”, reforçou.

Homem é preso em Mossoró por cárcere privado e tortura contra adolescente

A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (12), um homem de 34 anos suspeito de manter uma adolescente de 17 anos em cárcere privado e submetê-la a diversas agressões físicas, em Mossoró. A ação foi realizada por policiais da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), em conjunto com a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) e a Polícia Penal. As investigações começaram após a chegada de um bilhete anônimo denunciando que a jovem estaria sendo mantida presa pelo ex-companheiro. As equipes localizaram a vítima, que apresentava múltiplas lesões no rosto, ombros, braços e pernas. De acordo com a polícia, o crime ocorreu após o término do relacionamento. O suspeito teria retirado a adolescente à força da casa de familiares e a levado para o antigo endereço do casal, onde a manteve sob tortura por quatro dias. Entre os atos de violência estão cortes no cabelo da vítima, chutes no rosto, golpes com cabo de carregador e de vassoura, socos, privação de conforto, obrigando-a a dormir no quintal e acordá-la jogando baldes de água em seu rosto. Ainda segundo as apurações, o homem quebrou o celular da vítima para impedir contato com a família, permitindo o uso apenas do seu próprio aparelho e sob vigilância constante. Durante a operação, a polícia apreendeu no local porções de substâncias semelhantes à maconha e à cocaína. O suspeito tem antecedentes criminais e responde a processos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Ele foi levado à delegacia e, depois dos procedimentos, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Câmera flagra mulher abandonando cachorro dentro de sacola em Mossoró

Uma câmera de segurança registrou o momento em que uma mulher abandona um cachorro em via pública na cidade de Mossoró. As imagens mostram a suspeita chegando sozinha em uma moto e parando no meio da rua. Em seguida, ela retira uma sacola preta com o animal dentro e a deixa no chão. Logo depois, liga a moto e vai embora. Apesar da crueldade, o cãozinho consegue sair da sacola e ainda corre atrás da mulher. O caso gerou revolta nas redes sociais. O filhote, que tem pouco mais de dois meses de vida, foi resgatado e está em segurança. VEJA VÍDEO AQUI.

Governo autoriza IBGE a contratar 9.580 profissionais temporários para pesquisas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) publicaram, nesta terça-feira (12), a Portaria Conjunta nº 58/2025, autorizando a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contratar, por tempo determinado, até 9.580 profissionais para atender demandas temporárias. Os contratados irão atuar em pesquisas estatísticas realizadas pelo IBGE em todas as regiões do Brasil. Distribuição das vagas Do total, 8.480 vagas são para o cargo de agente de pesquisas e mapeamento, responsável pela coleta de informações. Outras 1.100 vagas são para supervisor de coleta e qualidade, com atribuições de acompanhamento e fiscalização do trabalho de campo dos agentes. Seleção e prazos O processo de recrutamento será feito por meio de processo seletivo simplificado, geralmente mais ágil que um concurso público tradicional. As etapas podem incluir análise de currículo, avaliação de títulos e, em alguns casos, entrevistas. Os contratos terão duração inicial de um ano, podendo ser prorrogados por até três anos, conforme a necessidade do órgão para a conclusão das atividades. A portaria também define que o edital de abertura das inscrições deverá ser publicado em até seis meses, contados a partir desta terça-feira. A remuneração será definida pelo IBGE, levando em conta a disponibilidade orçamentária.

Painel de Empregos de Mossoró oferece 322 vagas nesta terça-feira

O Painel de Empregos, plataforma administrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDINT), segue ampliando as oportunidades para quem busca inserção ou recolocação no mercado de trabalho. Nesta terça-feira (12), estão disponíveis 322 vagas para cadastro reserva em diferentes áreas. Entre as oportunidades, destacam-se 20 vagas para atendente de call center, cinco para vendedor externo, cinco para montador de vidro, quatro para montador de estruturas metálicas e três para soldador. Há ainda vagas únicas para ajudante de motorista, ajudante de montagem, motorista categoria C, pedreiro, auxiliar de almoxarifado, recepcionista e promotor de vendas. O número de empresas parceiras cadastradas na ferramenta voltou a crescer, chegando a 596 com vagas disponíveis. Como se cadastrar Para participar da seleção, o interessado deve acessar o site paineldeempregos.prefeiturademossoro.com.br e clicar na aba “cadastre seu currículo”.Na área do candidato, é necessário informar nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e criar uma senha de acesso. Após confirmar as informações, o sistema permitirá inserir o currículo em PDF. Além disso, a plataforma possibilita acompanhar a lista de indicações, conferir todas as vagas abertas e verificar os critérios exigidos para cada função.

CBF sorteia confrontos das quartas da Copa do Brasil 2025

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta terça-feira (12) o sorteio que definiu os jogos das quartas de final da Copa do Brasil 2025. Entre os embates, o confronto entre Cruzeiro e Atlético-MG chama atenção por ser a reedição da final de 2014, enquanto Vasco e Botafogo prometem uma disputa intensa pelo domínio carioca. As partidas de ida acontecerão entre os dias 26 e 28 de agosto, enquanto os jogos de volta estão marcados para o período de 9 a 11 de setembro. A CBF ainda divulgará os locais, horários e demais detalhes das partidas. Sete dos oito times classificados disputam a Série A do Campeonato Brasileiro: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense e Vasco. O único clube fora da primeira divisão é o Athletico-PR, campeão da Copa do Brasil em 2019, que hoje joga na Série B. Além do prestígio, os clubes já garantiram uma premiação de R$ 4,74 milhões pela vaga nas quartas. Quem avançar para as semifinais receberá mais R$ 9,9 milhões. Confrontos das quartas de final: Cruzeiro x Atlético-MGCorinthians x Athletico-PRVasco x BotafogoFluminense x Bahia Possível chaveamento das semifinais: Vencedor de Cruzeiro/Atlético-MG enfrenta vencedor de Corinthians/Athletico-PRVencedor de Vasco/Botafogo enfrenta vencedor de Fluminense/Bahia

Empresários sugerem que Lula ligue para Trump sobre tarifaço

Empresários ouvidos pela CNN nas últimas horas defendem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volte a considerar um telefonema ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tratar do fim do tarifaço aplicado a produtos brasileiros. Para eles, a ligação seria um gesto relevante do Palácio do Planalto à Casa Branca, especialmente após as negociações entre os dois países voltarem à estaca zero. O impasse se agravou com o cancelamento da reunião que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teria na quarta-feira (13) com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. Como revelou a CNN na segunda-feira (11), apesar de Haddad atribuir o cancelamento a uma articulação da oposição bolsonarista, empresários apontam responsabilidade de Lula. O motivo, segundo eles, seriam os recentes acenos do presidente a países do Brics e declarações contrárias a acordos envolvendo big techs e minerais críticos. O setor avalia que o telefonema é a melhor forma de retomar o diálogo e recolocar representantes de ambos os lados na mesa de negociação. Segundo os empresários, o próprio Trump já declarou que atenderia caso Lula ligasse. O presidente, no entanto, afirmou que não vê motivos para fazer a ligação e que não pretende se humilhar. Empresários também dizem que o plano de contingência que o governo deve anunciar ainda hoje, embora positivo, não compensará as perdas previstas com o mercado norte-americano. Eles destacam ainda o empenho do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, na busca por uma solução. No entanto, avaliam que um desfecho definitivo só será possível com uma conversa direta entre Lula e Trump.

Bombeiros capturam duas jiboias em residências de Assú

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu a duas ocorrências de captura de animais peçonhentos no município de Assú nesta segunda-feira (11) A primeira ação ocorreu em uma residência onde a moradora criava pássaros em gaiolas. Ao chegar ao local, a equipe de salvamento constatou que uma cobra jiboia havia se alojado dentro de uma das gaiolas. O resgate foi realizado de forma segura e, seguindo os protocolos ambientais, o animal foi solto em uma área de mata nativa. Na segunda ocorrência, outra jiboia foi encontrada no quintal de uma residência. Os bombeiros novamente efetuaram a captura e devolveram o animal ao seu habitat natural. O CBMRN reforça que, em casos como esse, a população não deve tentar capturar ou matar o animal, pois o contato pode representar risco tanto para as pessoas quanto para a própria fauna. A recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 para que a captura seja feita com segurança e de forma adequada.

Mossoró decreta luto de três dias pelo falecimento de Elviro Rebouças

A Prefeitura de Mossoró publicou, nesta segunda-feira (11), no Diário Oficial do Município (DOM), o decreto nº 7.407, declarando luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-vereador e empresário Elviro do Carmo Rebouças. Além de sua trajetória política, Elviro também atuou como economista e foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL), contribuindo para o desenvolvimento do setor empresarial local. Em nota, a Prefeitura lamentou o falecimento e manifestou solidariedade à família e amigos. Em sinal de respeito, as bandeiras do Palácio da Resistência e das secretarias municipais estão hasteadas a meio-mastro durante o período de luto. Mesmo com o decreto, as atividades administrativas seguem normalmente nos órgãos públicos municipais durante os três dias de luto oficial.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.