Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O Brasil não aguenta mais o PT e não aguenta mais o Lula, diz Tarcísio

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta quarta-feira (13), que o Brasil “não aguenta mais o PT” e “não aguenta mais o Lula”. “A gente está perdendo alguns bondes, o bonde da tecnologia energética, o bonde da bioeconomia, o bonde do conhecimento, o mundo está de portas abertas para o Brasil e a gente andando aqui numa ciranda e discutindo picuinha (…) O Brasil não aguenta mais o PT, o Brasil não aguenta mais o Lula”, afirmou no evento AgroFórum, promovido pelo BTG Pactual. Durante um painel ao lado dos governadores Ronaldo Caiado (União), Ratinho Jr (PSD) e Eduardo Leite (PSD), Tarcísio criticou que o país esteja “há quarenta anos discutindo a mesma pessoa”, ao se referir ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele defendeu o que chamou de “nova safra de governadores”. “É preciso falar dessa safra de governadores. (…) Nós não precisamos mais da mentalidade atrasada, da mentalidade de 20 anos atrás. Gente, a gente está há quarenta anos discutindo a mesma pessoa”, complementou. Para ele, está na hora de o Brasil “trocar o piloto” para avançar rumo a melhorias. “A gente não fortalece o fraco enfraquecendo o forte, a gente não fortalece o empregado enfraquecendo o empregador, a gente não pode promover a divisão. Agora, se a gente ajustar as alavancas direitinho a gente vai caminhar na direção da nossa vocação que é ser grande”. “O mundo está de portas abertas para o Brasil, o Brasil já fez grandes coisas, é só trocar o piloto porque o carro é bom pra caramba”, completou o republicano. Na mesma linha falou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que defendeu que o país “vire essa página para uma nova geração”. “Vamos ter uma eleição no ano que vem que, se Lula for candidato, em dez eleições desde a redemocratização, em sete ele terá sido candidato, teria sido oito se pudesse ter concorrido naquela de 2018 e sabemos que nas outras duas que ele concorreu, virtualmente ele foi quem estava sustentando o projeto da candidata que venceu. O país precisa virar essa página para uma nova geração”, afirmou. “Principalmente que a gente possa colocar uma nova agenda para o país que não seja simplesmente a de evitar o outro”, completou. CNN Brasil

Moraes brinca com humorista sobre visto nos EUA: “Estou precisando de advogado”

Alvo de sanções do governo de Donald Trump, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes não deixou de lado o bom humor ao falar sobre sua situação nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (13), em Brasília. Durante encontro com influenciadores digitais promovido pelo STF, Moraes conversou com o humorista Mizael Silva, criador do personagem “advogado de Alexandre de Moraes”, que faz sucesso nas redes sociais. “Você tá bem de advogado, estou precisando mesmo […] para me defender nos EUA”, disse o magistrado ao cumprimentar Mizael. Em tom de brincadeira, o influenciador respondeu: “O visto vai ser renovado”. Moraes teve seu visto revogado pelo governo Trump e está proibido de entrar nos Estados Unidos após ser enquadrado na lei Magnitsky, em meio a acusações de que o STF promove uma “caça às bruxas política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Mizael Silva, que soma 3,7 milhões de seguidores no Instagram, foi um dos 26 influenciadores convidados para participar de palestras e rodas de conversa com ministros como Moraes, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia. Veja o vídeo AQUI.

Edson Fachin é eleito presidente do STF; Moraes será o vice 

O ministro Edson Fachin foi eleito nesta quarta-feira (13) para o ocupar o cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) pelos próximos dois anos. O vice-presidente será o ministro Alexandre de Moraes. A posse será no dia 29 de setembro. A votação foi feita de forma simbólica pelo plenário da Corte. Atualmente, Fachin é o vice-presidente e, pelo critério de antiguidade, deve assumir o cargo. Conforme o regimento interno, o tribunal deve ser comandado pelo ministro mais antigo que ainda não presidiu a Corte.   O novo presidente vai suceder a Luís Roberto Barroso, que completará o mandato de dois anos. Ao cumprimentar Fachin pela eleição, Barroso afirmou que o país tem sorte de ter o ministro na cadeira de presidente da Corte. “Considero, pessoalmente e institucionalmente, que é uma sorte para o país poder, nesta atual conjuntura, ter uma pessoa com essa qualidade moral e intelectual conduzindo o tribunal. Receba meu abraço pessoal e de todos os colegas, desejando que seja muito feliz e abençoado nos próximos dois anos. É duro, mas é bom”, afirmou. Em seguida, Fachin agradeceu a confiança depositada pelos colegas e disse que pretende fortalecer a colegialidade e o diálogo no STF. “Reitero a honra de integrar essa Corte. Recebo [a eleição] no sentido de missão e com a consciência de um dever a cumprir”, declarou. Moraes também parabenizou Fachin pela eleição. “Queria agradecer a solidariedade e confiança de todos os colegas e expressar minha grande honra e alegria de novamente poder ser o vice-presidente do ministro Edson Fachin, com quem já trabalhei no Tribuna Superior Eleitoral”, completou. Perfil Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff, Edson Fachin tomou posse no Supremo em junho de 2015. O ministro nasceu em Rondinha (RS), mas fez carreira jurídica no Paraná, onde se formou em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). No STF, foi relator das investigações da Operação Lava Jato, do processo sobre o marco temporal para demarcações de terras indígenas e do caso que ficou conhecido como ADPF das Favelas, ação na qual foram adotadas diversas medidas para diminuir a letalidade policial durante operações contra o tráfico de drogas no Rio de Janeiro.  Relator das ações penais da trama golpista, Alexandre de Moraes é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O ministro foi empossado no cargo em março de 2017.Ele foi indicado pelo ex-presidente Michel Temer para suceder o ministro Teori Zavascki, falecido em um acidente de avião naquele ano. Antes de chegar ao STF, Moraes também ocupou diversos cargos no governo de São Paulo, onde foi secretário de Segurança Pública e de Transportes. Ele também foi ministro da Justiça no governo Temer.

Festa dos Navegantes tem Grafith como atração principal nesta quarta

A quarta-feira (13) promete ser de muita animação na Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Areia Branca. A grande atração da noite é a banda Grafith, que sobe ao palco à meia-noite para agitar o público. A programação começa às 21h30 com o cantor Lieberth. Em seguida, às 23h, é a vez de Nilson Viana continuar a festa. Após a apresentação da banda Grafith, o encerramento da noite fica por conta de Neto Vaqueiro, que se apresenta às 2h.

Governo Fátima atrasa pagamento e cirurgias pediátricas em Mossoró serão suspensas

A partir desta sexta-feira (15), o Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, deixará de contar com atendimento em cirurgia pediátrica. A T3 Serviços Médicos LTDA, responsável pelo serviço desde novembro de 2024, notificou oficialmente a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) sobre o encerramento das atividades, alegando atrasos recorrentes nos pagamentos. O hospital é referência para toda a região Oeste e parte da região Central do estado. Atualmente, apenas dois serviços de cirurgia pediátrica são habilitados no RN, um em Natal e outro em Mossoró. Com a decisão, a assistência ficará restrita à capital potiguar. No documento enviado ao secretário estadual de Saúde, com cópias ao CREMERN, Ministério Público e direção do hospital, a empresa afirma que o contrato previa pagamento das notas fiscais em até 60 dias, prazo que nunca foi cumprido. Como exemplo, cita os honorários referentes a abril deste ano, que permanecem pendentes há 99 dias. A T3 também denunciou tratamento desigual, já que outros prestadores do mesmo hospital receberam pagamentos mais recentes, enquanto seus repasses seguem atrasados. A empresa destacou ainda que trouxe cirurgiões pediátricos do Ceará e Pernambuco, arcando com custos de passagens e hospedagem, mas que a falta de pagamento fez vários médicos desistirem de integrar a escala. Além de comprometer a manutenção de uma equipe especializada, a situação gera dificuldades para a quitação de impostos e obrigações fiscais, tornando inviável a continuidade do serviço. A notificação informa que a suspensão das atividades será efetivada às 19h desta sexta-feira, sem prejuízo de eventuais medidas judiciais para receber os valores devidos. A empresa afirma estar aberta ao diálogo, mas alerta para o impacto que a interrupção terá na população que depende do atendimento. Veja a a carta de encerramento da empresa:

Servidores da FUNDASE cruzam os braços em Mossoró e denunciam condições precárias

Os servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (FUNDASE/RN) iniciaram, nesta quarta-feira (13), uma paralisação de três dias em todo o estado. A mobilização, aprovada em assembleia pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI/RN), segue até sexta-feira (15), quando uma nova reunião será realizada com indicativo de greve. O movimento reúne trabalhadores de diversas categorias da instituição, que denunciam o descaso do Governo do Estado, a sobrecarga de trabalho e as condições precárias das unidades socioeducativas. Imagens divulgadas do CASE Mossoró expõem a realidade degradante enfrentada por servidores e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Entre os problemas relatados estão estruturas deterioradas, falta de equipamentos e materiais de trabalho, ausência de equipe de limpeza há meses, alimentação de péssima qualidade e casos recorrentes de assédio moral. Servidores plantonistas e aqueles com jornadas exaustivas de nove horas ou mais enfrentam dificuldades ainda maiores devido à localização remota dos centros, que impossibilita até mesmo o deslocamento para almoçar em casa. A categoria lembra que, se os trabalhadores vivem essa situação, os adolescentes que cumprem medida socioeducativa enfrentam o mesmo cenário, em um contexto que compromete a dignidade e os princípios da socioeducação. Entre as principais reivindicações estão: jornada de seis horas corridas para analistas e técnicos; plantão de 24 horas para agentes socioeducativos; auxílio fardamento, auxílio alimentação e adicional de periculosidade para todos; e o fim do assédio moral e da perseguição a trabalhadores. Os servidores cobram abertura imediata de diálogo com o Governo do Estado e a direção da FUNDASE, alertando que, caso as demandas não sejam atendidas, a paralisação pode evoluir para greve geral.

Fla e Inter iniciam disputa por vaga nas quartas da Libertadores 

Flamengo e Internacional iniciam, nesta quarta-feira (13) a partir das 21h30 (horário de Brasília), uma verdadeira trilogia, com três partidas consecutivas no espaço de sete dias por duas competições diferentes. O primeiro capítulo é válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América.  Flamengo chega a esta etapa do torneio continental após terminar a fase de grupos na segunda posição do Grupo C. Apesar de ter feito os mesmos 11 pontos que a LDU (Equador) acabou atrás pelo critério do saldo de gols. O Rubro-Negro não poderá contar com o meia uruguaio De Arrascaeta, que está suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Nico de La Cruz e Danilo também seguem fora, mas por causa de lesões. Desta forma, a provável formação do Flamego para a partida é: Rossi; Alex Sandro, Léo Pereira, Léo Ortiz e Emerson Royal; Allan, Jorginho e Luiz Araújo; Samuel Lino, Plata e Pedro. O Rubro-Negro da Gávea chega de vitória, por 2 a 1, sobre o Mirassol. Este resultado garantiu ao Flamengo o simbólico título de campeão do primeiro turno do Brasileiro e amenizou a eliminação pela Copa do Brasil. Logo após o jogo, no último sábado (10), o técnico Filipe Luís falou das cobranças da torcida. “A torcida tem total direito de expressar suas opiniões e expectativas. Desde que cheguei ao Rio de Janeiro, em 2019, testemunhei protestos contra a equipe após uma derrota na Libertadores. Conheço a história do Flamengo e sei da exigência da torcida. A cobrança sempre existirá e essa é a essência do torcedor flamenguista, que busca sempre o melhor para o clube”. O Inter também inicia esta trilogia após ser eliminado da Copa do Brasil. Porém, seu último compromisso terminou com uma vitória, de 3 a 1 sobre o Bragantino pelo Brasileirão. Além de confiança para o confronto na Liberta, o triunfo do time gaúcho amenizou as pressões sobre o técnico Roger Machado. Com o tempo, desenvolvemos uma carcaça. É claro que não é agradável ser alvo de críticas, mas me adaptei a essa situação. Não me acostumarei, pois sinto as cobranças. Mas me adaptei e consigo gerenciar melhor esses momentos. Se a torcida cobra, é porque espera uma resposta”. Diante do Flamengo, o Colorado deve iniciar com a seguinte formação: Rochet; Aguirre, Vitão, Juninho e Bernabei; Thiago Maia, Alan Rodríguez, Tabata e Alan Patrick; Wesley e Ricardo Mathias.

Allyson anuncia mudanças no secretariado e confirma retorno de Morgana Dantas à Saúde

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), anunciou na noite desta terça-feira (12) alterações em sua equipe de secretários. As mudanças têm o objetivo, segundo ele, de fortalecer a gestão municipal e ampliar os avanços nos serviços públicos. Uma das principais novidades é o retorno de Morgana Dantas ao comando da Secretaria Municipal de Saúde. Ela ocupava o cargo de secretária-adjunta de Assistência Social e já havia sido titular da pasta durante o primeiro mandato de Allyson. “Na certeza de que fará um grande trabalho, assim como fez durante o nosso primeiro mandato”, destacou o prefeito. O atual secretário de Saúde, Almir Mariano, voltará a comandar a Secretaria de Programas e Projetos Estratégicos. Allyson agradeceu a atuação dele na área da saúde e afirmou que Almir seguirá contribuindo com a gestão, agora à frente de grandes obras do programa Mossoró Realiza. Francisco Rosivan, servidor de carreira, foi nomeado secretário-adjunto de Saúde. Outra mudança anunciada foi a transferência de Augusto Cavalcante da Secretaria de Programas e Projetos Estratégicos para uma diretoria na Secretaria de Infraestrutura. O prefeito também elogiou o trabalho desempenhado por Augusto e disse ter confiança na continuidade de bons resultados.

Allyson amplia ‘’Jovem do Futuro’’ para jovens de até 21 anos e abre mais 2.500 vagas

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, anunciou a abertura das inscrições para mais 2.500 vagas do Programa Jovem do Futuro. A novidade é a ampliação do público para jovens de até 21 anos. O Jovem do Futuro é o maior programa de formação cidadã, qualificação e profissionalização de jovens do Rio Grande do Norte. As inscrições poderão ser feitas através do site https://jovemdofuturo.mossoro.rn.gov.br, como também através do aplicativo “Jovem do Futuro”, disponibilizado para Android e IOS. Quem precisar, também pode se inscrever presencialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O período de inscrição vai até 29 de agosto. Os jovens selecionados passarão pelo curso durante o período de quatro meses e receberão bolsa no valor de R$ 350 mensal. Os alunos também receberão fardamento e material didático. ‘’São mais 2.500 vagas para os nossos jovens, é oportunidade para nossa juventude estudar mais e se qualificar para o mercado de trabalho, e agora estamos ampliando o público com o objetivo de beneficiar mais jovens’’, pontuou Allyson Bezerra.

Justiça determina suspensão das redes sociais de Hytalo Santos 

A Justiça da Paraíba determinou nesta terça-feira (12) a suspensão dos perfis do influenciador Hytalo Santos nas redes sociais. A medida também interrompe a monetização dos canais e o proíbe de ter contato com menores de idade. A decisão foi motivada por uma ação protocolada pelo Ministério Público após o influenciador Felca denunciar perfis que usam crianças e adolescentes para promover a adultização infantil. Além das medidas cautelares, Hytalo Santos também é investigado pela exposição de adolescentes a conteúdos com conotação sexual. Após a repercussão do caso, o Congresso Nacional se mobilizou para aprovar medidas contra a exposição de menores. Mais cedo, a Câmara dos Deputados decidiu criar um grupo de trabalho destinado a elaborar um projeto de lei (PL) para combater a adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais. Um dos textos sugeridos como base para o novo texto é o PL 2.628 de 2022, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE). O projeto exige que as empresas de redes sociais criem mecanismos para evitar conteúdos com erotização de crianças. O texto prevê multas para as plataformas de até 10% do faturamento da companhia em caso de descumprir o que determina a legislação.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.