Janja deverá visitar Grossos com parada em Mossoró

A primeira-dama Janja da Silva poderá cumprir agenda em breve no município de Grossos, na Costa Branca do Rio Grande do Norte. As informações são do portal Facho de Grossos. Na cidade, Janja deverá conhecer o trabalho das marisqueiras da Associação das Marisqueiras de Grossos, atividade de destaque econômico e cultural do município. Segundo o portal, a primeira-dama pretende conversar com as trabalhadoras, ouvir suas demandas e acompanhar a rotina de coleta, limpeza e comercialização dos mariscos, reforçando a importância da economia solidária e do trabalho tradicional feminino na região. Por ser uma cidade estratégica do Rio Grande do Norte, Janja deverá passar por Mossoró durante sua visita a Grossos.
Estátua de Santa Luzia é montada no Museu do Sertão em Mossoró

A montagem da estátua de Santa Luzia foi concluída no Museu do Sertão Professor Benedito Vasconcelos Mendes, localizado na Fazenda Rancho Verde, às margens da estrada da Alagoinha, em Mossoró. O trabalho, realizado ao longo de cinco dias, contou com a participação de seis profissionais especializados. A escultura é de autoria do artista José Wellington Pereira da Silva, conhecido como Bibiu de Lajes, com colaboração de João Galdino. O monumento será inaugurado oficialmente no dia 31 de agosto, durante a XXI Jornada Cultural do Museu do Sertão. Na ocasião, o professor Benedito Vasconcelos Mendes, idealizador e financiador da estátua, celebrará também seus 80 anos de vida.
“Brasil tem sido um péssimo parceiro comercial”, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (14) que o Brasil tem sido um “péssimo parceiro comercial” e justificou a afirmação alegando que o país cobra tarifas mais altas sobre produtos americanos do que o inverso. “O Brasil tem sido um péssimo parceiro comercial em termos de tarifas. Como vocês sabem, eles nos cobram tarifas altíssimas, muito, muito mais do que nós cobrávamos deles”, disse Trump a repórteres na Casa Branca. O comentário foi feito após o presidente americano ser questionado sobre a aproximação do Brasil com a China. Trump afirmou que não está preocupado com o tema, destacando o desempenho econômico dos Estados Unidos. “Eles podem fazer o que quiserem, não estão indo muito bem. Nós estamos impressionando todo mundo e indo melhor do que qualquer país”, declarou. Defesa de Bolsonaro Na mesma coletiva, Trump voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que as investigações contra ele representam uma “execução política”. “Eu sou muito bom com pessoas, e ele é um homem honesto. Acho que o que eles fizeram é uma execução política. Isso é terrível”, disse. Trump já havia criticado anteriormente as apurações sobre a suposta tentativa de golpe de Estado no Brasil, chamando o caso de “caça às bruxas”. Esse argumento foi citado como um dos fatores para a imposição de tarifa de 50% sobre alguns produtos brasileiros. Resposta brasileira O governo do Brasil reforça que as instituições nacionais são independentes e não se sujeitam a pressões externas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também comentou o assunto nesta quinta-feira, afirmando que não vai “ficar chorando” caso os Estados Unidos deixem de comprar produtos brasileiros e que buscará novos mercados para exportação.
Ster Bom diz que laudos descartam presença de vidro em polpa de fruta

O Grupo Ster Bom informou, nesta quinta-feira (14), que análises laboratoriais descartaram a presença de corpo estranho em um lote de polpa de fruta sabor uva que havia sido alvo de denúncia junto à Vigilância Sanitária de Mossoró e ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa. Segundo a Ster Bom, assim que recebeu a denúncia, foi feito o recolhimento voluntário de todo o lote no Rio Grande do Norte e a segregação do produto não comercializado. Amostras foram enviadas pela Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN (SUVISA) para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). Os laudos emitidos pelos setores de Macroscopia (ATA 03/2025) e Microscopia (ATA 04/2025) confirmaram que não havia vestígios de materiais estranhos, como vidro, nas amostras analisadas. A fábrica também foi inspecionada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), responsável pelo licenciamento e fiscalização de indústrias de polpas de frutas. No Termo de Inspeção 080/2625/RN/2025, o órgão atestou que as instalações seguem os padrões de higiene e controle de qualidade exigidos pela legislação, não encontrando falhas no processo produtivo. A empresa afirmou que os resultados reforçam seu compromisso com a segurança alimentar e a satisfação dos consumidores.
Mossoró realizará Dia D de vacinação contra HPV no próximo sábado

No próximo sábado (16), a Prefeitura de Mossoró realizará o Dia D de vacinação contra HPV. A imunização é voltada para jovens não vacinados de 9 a 19 anos. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofertará outros imunizantes, naquilo que é permitido para cada faixa etária. A Coordenação de Imunizações do município colocará em funcionamento doze Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em diversos bairros e regiões do município. O serviço será ofertado das 8h às 12h. O HPV é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A vacina contra HPV é medida eficaz de se prevenir contra a infecção. A vacina é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina não é um tratamento e não apresenta eficácia contra infecções ou lesões por HPV já existentes. Veja os locais de vacinação: 1. UBS Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel); 2. UBS Maria Neide (Jardim das Palmeiras); 3. UBS Vereador Lahyre Rosado (Sumaré); 4. UBS Dr. José Fernandes (Lagoa do Mato); 5. UBS Raimundo Renê (Boa Vista); 6. UBS Marcos Raimundo (Belo Horizonte); 7. UBS Dr. Sueldo Câmara (Quixabeirinha); 8. UBS Dr. Chico Porto (Ouro Negro); 9. UBS Enfermeira Conchita Ciarlini (Abolição II); 10. UBS Dr. Sid Salém (Abolição IV); 11. UBS Dr. Ildone Cavalcante (Barrocas); 12. UBS Bom Jardim (Bom Jardim).
Hytalo Santos nega acusações e diz que sempre agiu dentro da lei

O influenciador digital Hytalo Santos se manifestou pela primeira vez desde que passou a ser investigado por suposta adultização de menores em vídeos publicados nas redes sociais. Em nota, ele afirmou que “sempre agiu dentro da lei” e negou qualquer tipo de exploração de crianças ou adolescentes. O caso ganhou repercussão após o influenciador Felca publicar um vídeo com denúncias sobre festas e conteúdos envolvendo adolescentes. O material viralizou, gerando repercussão nacional e levando o Ministério Público da Paraíba a pedir medidas judiciais. A Justiça determinou a suspensão de todos os perfis de Hytalo nas redes sociais, proibiu qualquer contato dele com menores citados nas investigações e ordenou a desmonetização dos conteúdos. Dias depois, autorizou mandados de busca e apreensão na residência do influenciador, resultando na retirada de celulares, computadores, câmeras e outros dispositivos para análise pericial. De acordo com as autoridades, as investigações ocorrem em duas frentes: uma cível, conduzida pelo Ministério Público, e outra criminal, sob responsabilidade da Polícia Civil. Ambas apuram possível violação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Na nota, Hytalo afirmou que todo o conteúdo envolvendo menores foi gravado com autorização legal e acompanhamento dos responsáveis, e que está à disposição das autoridades para esclarecimentos. O caso segue em apuração. Leia a íntegra da nota enviada pela defesa do influenciador: “Repudio categoricamente qualquer acusação de exploração de menores. Minha trajetória pessoal e profissional sempre foi guiada pelo compromisso inabalável com a proteção de crianças e adolescentes. Esclareço que jamais me ocultei ou obstruí investigações. Estou em viagem a São Paulo há mais de um mês e permaneço, desde o início, à disposição das autoridades para todo e qualquer esclarecimento, confiando que a verdade prevalecerá sobre qualquer tentativa de distorção. Reafirmo minha integridade e indignação diante de falsas acusações. Não aceitarei que minha imagem e meu trabalho sejam manchados por narrativas infundadas, e seguirei defendendo, com firmeza, a verdade e os valores que sempre nortearam minha vida. Todos os esclarecimentos necessários à Justiça serão prestados nos autos do processo.”
Mulher é presa em Mossoró suspeita de aplicar golpes com cartões clonados

Uma mulher foi presa em flagrante na tarde de quarta-feira (13) durante uma ação da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) em Mossoró. Ela é suspeita de aplicar golpes utilizando cartões de crédito clonados para comprar roupas em uma loja de luxo da cidade. Segundo a Polícia Civil, a mulher realizava compras com dados de cartões fraudulentos e contratava motoristas de aplicativo para buscar e entregar as mercadorias em sua residência, no bairro Paredões. Os verdadeiros titulares dos cartões entraram em contato com a loja informando que haviam sido vítimas de clonagem. De acordo com as investigações, esta foi a terceira ocorrência registrada pela mesma loja em apenas uma semana, o que levantou suspeitas e motivou a ação policial. No momento da abordagem, os agentes da DEFD flagraram a suspeita recebendo um novo pedido. Ela admitiu ter adquirido os dados em um grupo na rede social Telegram. Na casa da mulher, foram encontradas outras mercadorias obtidas de forma semelhante. A suspeita foi conduzida à delegacia e autuada em flagrante por fraude e estelionato. A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar possíveis comparsas e a origem das informações usadas nos golpes.
Pedestre morre após ser atropelado por caminhão na BR-110 em Mossoró

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, na noite desta quarta-feira (13), um acidente com vítima fatal na BR-110, em Mossoró, no trecho que liga o município a Areia Branca. De acordo com as informações, o pedestre Orlando Silva de Morais, de 60 anos, foi atropelado por um caminhão nas proximidades da comunidade de Piquiri, na zona rural da cidade. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas, ao chegar ao local, constatou o óbito da vítima. A PRF isolou a área até a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Polícia Civil. Após os trabalhos periciais, o corpo foi removido para a sede do ITEP em Mossoró, onde passará por exames antes de ser liberado para a família.
Bolsonaro alega falta de provas e pede absolvição ao STF

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nesta quarta-feira (13) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de absolvição na ação penal que investiga suposta tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022. O documento foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, no último dia do prazo de 15 dias para entrega das alegações finais, que se encerrava às 23h59. Essa é a última manifestação dos réus antes do julgamento. No texto, os advogados afirmam que não há provas de que Bolsonaro tenha participado de um plano para um golpe de Estado. “A verdade, que a muitos não interessa, é que não há uma única prova que atrele o Peticionário ao plano ‘Punhal Verde e Amarelo’ ou aos atos dos chamados Kids Pretos e muito menos aos atos de 8 de janeiro”, disse a defesa. Além de Bolsonaro, outros seis réus devem apresentar alegações finais. Mauro Cid, ex-ajudante de ordens e colaborador do processo, já havia protocolado sua manifestação no mês passado. Réus do núcleo 1 Jair Bolsonaro – ex-presidente da RepúblicaAlexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)Almir Garnier – ex-comandante da MarinhaAnderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DFAugusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança InstitucionalPaulo Sérgio Nogueira – general, ex-ministro da DefesaWalter Braga Netto – ex-ministro e candidato a vice na chapa de 2022Mauro Cid – tenente-coronel, ex-ajudante de ordens A defesa também questionou a delação premiada de Mauro Cid, alegando que houve inconsistências nos depoimentos. Próximos passos Após o recebimento das alegações, o ministro Alexandre de Moraes deverá liberar o caso para julgamento na Primeira Turma do STF, presidida pelo ministro Cristiano Zanin, responsável por marcar a data. A expectativa é que o julgamento ocorra em setembro. Os réus respondem por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Em caso de condenação, as penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.