Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Oposição assume comando de CPMI que vai investigar descontos ilegais no INSS

Dois parlamentares da oposição foram eleitos para os principais cargos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai apurar descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. O senador Carlos Viana (Podemos-MG) será o presidente, enquanto o deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) assumirá a relatoria. A escolha surpreendeu. Viana venceu o senador Omar Aziz (PSD-AM), candidato apoiado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, por 17 votos a 14. Aziz era considerado favorito para comandar os trabalhos. Após a vitória, Viana prometeu atuar com “responsabilidade e independência” e indicou Gaspar para relatar o caso, garantindo à oposição os dois principais postos da comissão. Fraude atinge 3,2 milhões de beneficiários A CPMI vai apurar um esquema que, segundo a Polícia Federal, realizou descontos ilegais nos contracheques de 3,2 milhões de aposentados e pensionistas entre março de 2020 e março de 2025. As investigações apontam que entidades criadas como empresas de fachada foram utilizadas para aplicar as fraudes por meio de laranjas. Até o momento, oito pessoas foram presas. O INSS está devolvendo os valores descontados indevidamente, por meio de um acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Podem aderir ao acordo todos os beneficiários que contestaram os descontos e não obtiveram resposta das entidades responsáveis no prazo de 15 dias úteis. A adesão pode ser feita até 14 de novembro pelo aplicativo Meu INSS, na central 135 ou em agências dos Correios. Até agora, 1,8 milhão de pessoas, cerca de 75% dos aptos, já formalizaram a participação. A expectativa é que 99% dos beneficiários recebam os valores até a próxima segunda-feira (18). Mais de 600 mil aposentados e pensionistas ainda não aderiram ao acordo sobre descontos no INSS.

Bairro Paredões recebe ações de limpeza, poda e melhorias na iluminação

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), segue intensificando as ações de manutenção em diversos pontos da cidade. As atividades incluem limpeza, poda de árvores e retirada de resíduos, realizadas de forma simultânea em diferentes bairros. Nesta semana, a rua Marechal Floriano, localizada no bairro Paredões, recebeu a equipe da Semsur. O cronograma de serviços contempla limpeza, poda de árvores e adequações na iluminação pública, com o objetivo de melhorar a funcionalidade da via e garantir mais segurança e comodidade para moradores, pedestres e motoristas. Segundo a gestão municipal, essas intervenções fazem parte de um trabalho contínuo para assegurar padrões de limpeza, iluminação e organização dos espaços públicos.

Papa Leão convoca dia de jejum e oração pela paz mundial nesta sexta-feira

O papa Leão convocou os católicos e todos os fiéis religiosos a participarem de um dia de jejum e oração pela paz mundial na próxima sexta-feira (22). O pedido inclui intenções pela paz no Oriente Médio, na Ucrânia e em outras regiões do mundo devastadas por conflitos armados. “Como nossa Terra continua a ser ferida por guerras na Terra Santa, na Ucrânia e em muitas outras regiões, convido todos os fiéis a viverem o dia 22 de agosto em jejum e oração”, declarou o pontífice durante audiência semanal no Vaticano nesta quarta-feira. O papa pediu que os fiéis rezem a Deus para “conceder paz e justiça e enxugar as lágrimas daqueles que sofrem por causa dos conflitos armados em andamento”. Primeiro papa dos Estados Unidos, Leão foi eleito pelos cardeais católicos em 8 de maio, sucedendo o papa Francisco. Desde o início de seu pontificado, ele tem reforçado apelos pela paz, especialmente no leste europeu. Logo no início de seu papado, manteve uma ligação direta com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e se encontrou pessoalmente com o líder ucraniano em julho. O jejum e a oração são práticas tradicionais na Igreja Católica, especialmente em momentos de grande importância espiritual ou diante de crises mundiais. Em outubro do ano passado, o papa Francisco também havia convocado um dia especial de jejum e oração, no aniversário de um ano da guerra entre Israel e Hamas. Com o novo apelo, o papa Leão reforça o papel da Igreja na busca pela reconciliação entre os povos e pela defesa da paz.

Homem em situação de rua é baleado em frente à rodoviária de Mossoró

Um homem em situação de rua foi vítima de uma tentativa de homicídio na manhã desta quarta-feira (20), no estacionamento localizado em frente ao terminal rodoviário de Mossoró. A vítima, identificada como Francisco das Chagas Gomes, estava dormindo em uma rede quando foi surpreendida pelos disparos. Segundo informações iniciais, ele foi atingido por pelo menos quatro tiros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e socorreu Francisco para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). O estado de saúde dele é considerado grave. Testemunhas relataram que o atirador chegou ao local em uma motocicleta, efetuou os disparos e fugiu em seguida. A motivação do crime ainda é desconhecida. O caso será investigado pela Polícia Civil de Mossoró.

Allyson convoca mais 26 aprovados em concursos da saúde, assistência social, fazenda e procuradoria

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, convocou mais 26 aprovados em concurso público da Saúde, Assistência Social, Fazenda e Procuradoria Geral do Município. Os nomes constam no Diário Oficial de Mossoró (DOM) da segunda-feira (18). Foram convocados Técnico de enfermagem, Agente administrativo, Cuidador social, Educador social, Psicólogo, Auditor fiscal e outros. Os convocados devem apresentar documentação na Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. “Seguimos cumprindo o compromisso com uma gestão mais eficiente, convocando e nomeando mais servidores aprovados nos concursos que realizamos”, pontuou Allyson Bezerra.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.