Justiça mantém preso ex-funcionário acusado de desviar quase R$ 5 milhões de grupo empresarial

O ex-funcionário de um grupo empresarial de Mossoró, Raffael Luan Mendonça da Silva, preso na última sexta-feira (22), continuará atrás das grades após audiência de custódia realizada neste domingo (24). Segundo a decisão judicial, Raffael representa perigo à sociedade. No momento da prisão, ele foi flagrado com uma pistola Glock 9mm de uso restrito, diversas munições, três carregadores e uma bolsa com grande quantia em dinheiro vivo. As investigações revelam um esquema milionário. Foram identificados veículos de luxo, imóveis em Mossoró, Tibau e Natal, clínicas particulares e terrenos registrados em nome de familiares e supostos laranjas. Na decisão, o juiz destacou: “A prisão preventiva do acusado está justificada. A garantia da ordem pública é necessária, uma vez que o investigado responde a inquérito que apura diversos crimes de cunho patrimonial e, no momento da prisão, foi apreendida vultosa quantia em dinheiro”. Raffael é apontado como chefe de um esquema de desvio superior a R$ 4,7 milhões da empresa onde trabalhava em cargo de confiança. As investigações indicam que familiares, empresários e amigos próximos podem ter sido beneficiados com imóveis, carros importados e clínicas de alto padrão. Com a decisão, Raffael seguirá preso preventivamente em Mossoró, enquanto a Polícia Civil e o Ministério Público aprofundam as investigações, consideradas uma das maiores fraudes financeiras já descobertas na região.
Lula reclama de foto de homem negro sem dentes em propaganda do governo; oposição vê racismo na fala

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou uma propaganda do governo que utilizava a foto de um homem negro sem dentes e determinou que o material fosse descartado. A peça foi produzida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para promover o Brasil em um evento do agronegócio na Alemanha, mas Lula não informou quando o episódio ocorreu. A declaração foi feita na última quinta-feira (21), durante uma cerimônia em Sorocaba (SP), onde o presidente entregou 400 unidades odontológicas móveis. No discurso, Lula afirmou que o episódio o levou a criar o programa “Brasil Sorridente”, lançado em 2004 para ampliar o acesso da população a tratamentos dentários. “No meio da revista tinha uma capa com uma senhora bonitona. Devia ser filha de italiana ou de alemão no Rio Grande do Sul ou Santa Catarina, com a bochecha bem vermelha, sorrindo. […] E do lado dela um senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca”, relatou Lula. O presidente disse que, ao ver a publicação, chamou o então ministro responsável e cobrou explicações sobre a escolha da imagem. “Perguntei: ‘escuta aqui, por que você colocou essa fotografia desse senhor negro sem dente? Você acha isso bonito? Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro”, afirmou. As falas de Lula foram vistas pela oposição com cunho racista, como a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que afirmou que, se fosse durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), já teria mandado judicial para se explicar. “Fala absurdamente racista do Lula. Agora imagine se fosse o Bolsonaro a falar muito menos que isso? Com certeza um certo ministro iria proferir decisão mandando se explicar em 24h. Absurdo”, disparou. Crítica semelhante foi feita pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que afirmou que “a cada dia que passa, fica mais evidente que Lula não passa de uma fraude. Já pensou se fosse o Bolsonaro”, questionou. O deputado estadual paulista Guto Zacarias (União-SP) reforçou que essa foi “mais uma fala racista do Lula” que, na visão dele, “o movimento negro brasileiro vai passar pano e dizer que foi ‘tirada de contexto’”. “Um país não é bonito por seus dentes brancos, mas por sua justiça, honestidade, amor e liberdade. É com essa imagem do Brasil que Lula deveria se preocupar”, pontuou o ex-procurador federal e ex-deputado Deltan Dallagnol. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
Residencial Santorini ganha destaque entre os empreendimentos do “Minha Casa, Minha Vida”

Você e sua família merecem uma vida feliz e tranquila no lar pra chamar de seu! O Residencial Santorini é o endereço perfeito para quem busca realizar o sonho da casa própria pelo programa “Minha Casa, Minha Vida” e o melhor, num ambiente de qualidade, seguro e equipado. Localizado a 7 minutos do Centro de Mossoró, no Vingt Rosado, possui já cerca de 100 famílias e lá você encontra o serviço de transporte público, patrulhamento policial, praça com parquinho, pet, área para caminhada e um espaço de convivência com food trucks e muitas delícias para terminar o seu dia bem. Não há dúvidas que o Residencial Santorini é lugar de gente feliz! Mais informações pela Central de Vendas no WhatsApp: (84) 99463-8788 ou em nossa sede, localizada no Oásis Center.
Líder do PT na Câmara pede ao STF prisão preventiva de Jair Bolsonaro

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), protocolou um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O documento foi enviado na última sexta-feira (22). Segundo Lindbergh, as condutas de Bolsonaro vão além da “mera desobediência” e fazem parte de um “padrão de caos organizado e desestabilização institucional”. O deputado argumenta que a medida é necessária para garantir a ordem pública durante o julgamento no STF, marcado para o dia 2 de setembro. No pedido, o parlamentar citou uma série de episódios envolvendo o ex-presidente, como os atos de 8 de janeiro de 2023, o ataque à sede da Polícia Federal durante a diplomação do presidente Lula, além do descumprimento de medidas cautelares, incluindo o uso indevido das redes sociais. Lindbergh também apontou risco de fuga, destacando a existência de uma minuta de pedido de asilo político à Argentina. Em outro requerimento, enviado um dia antes, na quinta-feira (21), o deputado solicitou ao STF a quebra de sigilo bancário e o bloqueio de bens da família Bolsonaro, alegando indícios de lavagem de dinheiro, organização criminosa e fraude processual.
Jovem morre em acidente de moto próximo à UERN, em Mossoró

Um jovem de 28 anos morreu em um grave acidente de moto na madrugada deste domingo (24), nas proximidades da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró. A vítima foi identificada como Gabriel Bezerra de Mendonça, natural de São Paulo. Segundo informações preliminares, ele teria perdido o controle da motocicleta e colidido violentamente contra a calçada de uma residência localizada na Avenida Antônio Campos. Com o impacto, Gabriel sofreu ferimentos graves e morreu ainda no local. Não há informações se o jovem trafegava em alta velocidade no momento do acidente. O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), onde passou por exames de necropsia. A Polícia Civil deve apurar as circunstâncias do acidente.