Lula afirma que Brasil não aceitará ser tratado como país subalterno

Durante reunião ministerial na manhã desta terça-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil não está disposto a ser tratado como país subalterno. Na abertura do encontro, Lula abordou temas do cenário internacional, incluindo a guerra na Faixa de Gaza e as taxações impostas pelos Estados Unidos, o chamado “tarifaço”. O presidente reafirmou a importância da soberania brasileira e destacou que o país está pronto para negociar em condições de igualdade. “Estamos dispostos a sentar na mesa em igualdade de condições. O que não estamos dispostos é sermos tratados como se fôssemos subalternos. Isso nós não aceitamos de ninguém”, disse Lula. O presidente também ressaltou que os ministros Geraldo Alckmin, Fernando Haddad e Mauro Vieira estão disponíveis 24 horas por dia para tratar de questões comerciais com quaisquer países ou entidades.
Ex-deputado Rafael Motta segue internado em coma induzido após acidente de kitesurfe

O ex-deputado federal pelo Rio Grande do Norte, Rafael Motta, de 39 anos, permanece internado em São Paulo após sofrer um acidente enquanto praticava kitesurfe em Natal na sexta-feira (22). De acordo com o boletim médico divulgado pela família nesta terça-feira (26), ele está intubado e em coma induzido. Segundo o boletim, Rafael apresenta fraturas na coluna, esterno e antebraço, além de uma lesão brônquica já tratada em Natal. Ele foi transferido na madrugada de segunda-feira (25) para São Paulo, após passar por cirurgia torácica no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, destinada a corrigir a lesão no brônquio. A assessoria do ex-parlamentar informou que a transferência ocorreu após a estabilização e evolução positiva do quadro clínico, para dar continuidade a um tratamento específico e intensivo. O boletim reforçou que o estado clínico é estável e que novas informações serão divulgadas conforme a evolução do paciente. Em boletim anterior, a equipe médica havia informado que os movimentos dos membros inferiores estavam preservados, sem sinais de comprometimento medular. O acidente aconteceu nas proximidades do Forte dos Reis Magos. Após o socorro inicial, Rafael foi submetido a atendimento de politrauma e cirurgia torácica no Walfredo Gurgel. Rafael Motta foi deputado federal entre 2015 e 2022, além de vereador em Natal entre 2013 e 2014. Em 2022, disputou o Senado, e em 2024 foi candidato a prefeito de Natal.
RN abre inscrições para CNH Popular com mil vagas gratuitas; confira como participar

O Governo do Rio Grande do Norte abre nesta terça-feira (26) as inscrições para o programa CNH Popular, que oferece mil carteiras de habilitação gratuitas para pessoas de baixa renda. O cadastro deve ser feito a partir das 12h, no site do Departamento de Trânsito do RN (Detran-RN). O programa isenta os beneficiários de todas as taxas, exames e custos de autoescola, tanto para a primeira habilitação quanto para mudança de categoria. As vagas estão distribuídas da seguinte forma: Critérios para participar Para acessar o programa, o candidato precisa: O programa garante isenção de exames clínicos, psicológicos (inclusive retestes), licença de aprendizagem, taxa de confecção da CNH e exames de atualização sobre leis estaduais.
Baraúnas confirma 13 atletas e lança nova camisa para torcedores

O Baraúnas já conta com 13 jogadores oficialmente anunciados para a disputa do Campeonato Estadual da Segunda Divisão do Rio Grande do Norte. A diretoria do clube informou que os demais atletas, que já têm acerto com o time, serão anunciados nos próximos dias. Alguns ainda participam de competições regionais ou da Série D, que está chegando à reta final. A apresentação oficial do elenco para torcida e imprensa acontecerá no dia 03 de setembro, às 19h, no Restaurante O Cajú e Gastronomia. Além da apresentação dos jogadores, o evento contará com diversas ativações para os torcedores, como a promoção do sócio torcedor, pacotes de ingressos para os jogos e o lançamento da nova camisa Garra Dourada, voltada para o torcedor leonino. Para fechar a noite, haverá muita música com pagode e samba.
Ministro da Educação Camilo Santana visita Mossoró para celebrar 20 anos da Ufersa

O ministro da Educação, Camilo Santana, estará em Mossoró na próxima sexta-feira (30), a convite do reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), professor Rodrigo Codes. A informação foi divulgada pelo Blog Saulo Vale. Durante a visita, o ministro participará da Assembleia Universitária em comemoração aos 20 anos da instituição, evento que será realizado a partir das 19h, no Requinte Buffet. Esta será a primeira vez que Camilo Santana visita Mossoró desde que assumiu o comando do Ministério da Educação (MEC).
2HC brilha no Oscar do Marketing Político, conquista 13 troféus e firma Mossoró como referência nacional

A agência mossoroense 2HC foi a grande vencedora do 4ª Prêmio CAMP da Democracia, o maior do marketing político, governamental e defesa dos interesses do Brasil, considerado o Oscar do segmento. Indicada em 13 categorias (o maior número entre todas as concorrentes), a agência mossoroense recebeu 13 troféus (11 ouros, uma prata e um bronze). À frente de grandes cases nacionais brasileiros como STF, João Campos, JHC, Ricardo Nunes, entre outros. O resultado foi divulgado em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira, 25, em São Paulo. O grande destaque da noite foi a campanha à reeleição do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, indicada entre as cidades com menos de 200 mil eleitores nas categorias Melhor Campanha para Prefeito; Melhor Peça Única de TV; Melhor Campanha de TV; Melhor Jingle; Melhor Campanha Digital Eleitoral; Melhor Vídeo para Internet (duas vezes); Melhor Ação Viral; Melhor Uso de Humor; Melhor foto de momento político; Melhor slogan e Melhor conjunto gráfico, ganhando ouro em 11 delas, prata na categoria Melhor Uso de Humor e bronze em Melhor jingle. Para Hélito Honorato, o resultado, conquistado em uma disputa que contou com quase 600 campanhas inscritas e avaliadas por 100 jurados de todo o Brasil, representa mais do que novos troféus para a estante da agência genuinamente mossoroense, representa o reconhecimento de um trabalho que emocionou o país, realizado a muitas mãos. “A 2HC faz marketing político com alma, com coração, e foi esse o sentimento que transbordou na campanha histórica do prefeito Allyson Bezerra, que recebeu a maior votação de todos os tempos em Mossoró. Esse resultado é fruto de um trabalho em equipe, a soma de um time vencedor porque joga junto, na mesma sintonia, pensando grande. Um time que orgulha Mossoró! Parabéns a todos”, pontuou. SOBRE O PRÊMIO CAMP O Prêmio CAMP da Democracia é um reconhecimento aos profissionais que atuam em campanhas eleitorais, comunicação e consultoria política, associativa, partidária e governamental, promovido pelo Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP). Em 2023, a 2HC já havia se destacado na premiação, trazendo para Mossoró 5 troféus, nas categorias Melhor Campanha Institucional, Melhor Ação Viral Não Eleitoral, Melhor Uso de Humor nas Redes, Melhor Peça Estática e Melhor Campanha para Deputado.
Allyson assina ordem de serviço para nova UBS e destaca: ‘Estamos chegando a 20 novas unidades’

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), assinou na manhã desta terça-feira (26) a ordem de serviço para a construção de mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), desta vez no bairro Belo Horizonte. Essa é a segunda unidade anunciada apenas nesta semana, reforçando o investimento da gestão na ampliação da rede de saúde do município. Com a nova obra, o bairro Belo Horizonte passará a contar com um espaço moderno e estruturado, já que a UBS atual funciona em um imóvel alugado. O novo prédio terá capacidade para três equipes médicas, com consultórios equipados, salas climatizadas e estrutura completa para garantir mais conforto e dignidade no atendimento. Durante o anúncio, Allyson destacou que Mossoró chega à marca de 20 novas UBS em construção ou já entregues durante a atual gestão, um número considerado recorde. “Nós queremos dar uma megaestrutura, com três equipes trabalhando, ampliando a capacidade de atendimento dessa região. Essa unidade vai beneficiar o bairro Belo Horizonte e conjuntos vizinhos, como Lagoa do Mato e Carnaubal. É um local daquele que a gente vai se orgulhar muito de entregar”, disse o prefeito. Além da UBS, o bairro também será contemplado com outros investimentos importantes. A Prefeitura planeja a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e de uma creche, formando um grande complexo público. O espaço reunirá saúde, assistência social, educação, esporte e lazer. “Já construímos a Areninha, agora estamos trabalhando no projeto do CRAS e também da creche para essa comunidade. Pensamos de forma macro, integrando assistência social, saúde, educação, esporte e lazer. Isso é fundamental para garantir mais qualidade de vida à população”, completou Allyson. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
PGR defende reforço no policiamento da casa de Jair Bolsonaro em Brasília

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou um parecer ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendendo o reforço no policiamento nas proximidades da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília. O posicionamento foi dado após Moraes receber uma cópia do pedido inicial encaminhado pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) ao diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues. Segundo o parlamentar, a medida é necessária para garantir a “aplicação da lei penal”. No documento, a PGR afirma que a PF pode intensificar a vigilância na região. “Parece ao Ministério Público Federal de bom alvitre que se recomende formalmente à polícia que destaque equipes de prontidão em tempo integral para que se efetue o monitoramento em tempo real das medidas de cautela adotadas, adotando-se o cuidado de que não sejam intrusivas da esfera domiciliar do réu, nem que sejam perturbadores das suas relações de vizinhança”, diz o parecer. Julgamento marcado Bolsonaro e mais sete aliados, réus do núcleo 1 da chamada “trama golpista”, serão julgados na próxima terça-feira, 2 de setembro, pela Primeira Turma do STF. O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde o início deste mês, com uso de tornozeleira eletrônica, após Alexandre de Moraes considerar que ele violou medidas cautelares ao utilizar redes sociais de terceiros. Na semana passada, a Polícia Federal encontrou, em outro inquérito, um documento de solicitação de asilo político destinado ao presidente da Argentina, Javier Milei. O arquivo estava salvo no celular de Bolsonaro desde 2024. A defesa do ex-presidente afirmou que o material se tratava apenas de um “rascunho” e negou qualquer tentativa de fuga do país.