Bola de Ouro 2025: Dembélé é eleito o melhor jogador do mundo

Ousmane Dembélé conquistou, nesta segunda-feira (22), o prêmio de Bola de Ouro da temporada 2024-25, em cerimônia realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris. A eleição promovida pela revista France Football contou com votos de jornalistas de 100 países, definidos pelo ranking da Fifa. O meia-atacante francês superou nomes como Lamine Yamal, Vitinha e Mohamed Salah e foi eleito o melhor jogador do mundo pelo desempenho entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025. Principal destaque do Paris Saint-Germain, Dembélé disputou 60 jogos na temporada, marcou 37 gols, distribuiu 14 assistências e teve papel fundamental nas conquistas da Champions League, Ligue 1, Copa da França e Supercopa da França. Além disso, manteve protagonismo também pela seleção francesa. Números da temporada de Dembélé Brasileiros na disputa O brasileiro melhor colocado foi Raphinha, do Barcelona, que terminou em 5º lugar. Já Vinicius Júnior, apontado como favorito em outras temporadas, não ficou entre os dez melhores. Top 10 da Bola de Ouro 2025 1º – Dembélé (PSG)2º – Lamine Yamal (Barcelona)3º – Vitinha (PSG)4º – Salah (Liverpool)5º – Raphinha (Barcelona)6º – Hakimi (PSG)7º – Mbappé (Real Madrid)8º – Cole Palmer (Chelsea)9º – Donnarumma (PSG)10º – Nuno Mendes (PSG)
PGR denuncia Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo ao STF por coação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o empresário e blogueiro Paulo Figueiredo ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de coação no curso do processo. A denúncia, apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, está vinculada ao inquérito que apura a atuação do parlamentar e do blogueiro nos Estados Unidos para estimular medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros da Corte. Segundo a PGR, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo teriam atuado para promover “graves sanções” contra o Brasil, com o objetivo de pressionar o Supremo a não condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro no processo relacionado à tentativa de golpe de Estado. “Todo o percurso estratégico relatado confirma o dolo específico de Eduardo Bolsonaro e de Paulo Figueiredo de instaurar clima de instabilidade e de temor, projetando sobre as autoridades brasileiras a perspectiva de represálias estrangeiras e sobre a população o espectro de um país isolado e escarnecido”, afirmou Gonet. De acordo com o procurador, os dois se apresentaram publicamente como articuladores das sanções e chegaram a condicionar sua interrupção à não condenação de Bolsonaro. “Apresentaram-se como patrocinadores dessas sanções, como seus articuladores e como as únicas pessoas capazes de desativá-las. Para a interrupção dos danos, objeto das ameaças, cobraram que não houvesse condenação criminal de Jair Bolsonaro na AP 2.668”, acrescentou. O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a ser investigado no mesmo inquérito, mas não foi denunciado. Atualmente, ele cumpre prisão domiciliar, usa tornozeleira eletrônica e já foi condenado pelo STF a 27 anos de prisão por crimes relacionados à tentativa de golpe. Se a denúncia for aceita, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo passarão à condição de réus na Corte. O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes. Denunciados Paulo Figueiredo, neto do ex-general João Batista Figueiredo, último presidente da ditadura militar, vive nos Estados Unidos, onde possui visto permanente. Ele também foi denunciado em outro processo ligado à trama golpista, acusado de disseminar informações falsas. Eduardo Bolsonaro, por sua vez, pediu licença da Câmara em março e passou a residir no exterior alegando perseguição política. Outro lado Em nota conjunta, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo criticaram a denúncia da PGR e disseram que seguirão atuando junto a parceiros internacionais para pressionar autoridades brasileiras. “Esqueçam acordos obscuros ou intimidações que usaram por anos, porque não funcionam conosco – isto vale para mais esta denúncia fajuta dos lacaios do Alexandre na PGR. O recado dado hoje é claro: o único caminho sustentável para o Brasil é uma anistia ampla, geral e irrestrita, que ponha fim ao impasse político e permita a restauração da normalidade democrática e institucional”, afirmaram.
Golpes com uso de nomes de advogados se espalham pelo Brasil

Nos últimos meses, tem crescido em todo o Brasil o número de golpes praticados por criminosos que se passam por advogados. Usando dados reais de profissionais e processos em andamento, eles aplicam fraudes financeiras, extorsões e até obtêm informações sigilosas de clientes desprevenidos. O advogado Jeoás Santos, que já teve seu nome e registro na OAB usados em falsos perfis, alerta para a gravidade da situação. “Já tive meu nome, número de inscrição na OAB e dados de meus processos usados por golpistas em inúmeras ocasiões. Eles criam perfis falsos em redes sociais, WhatsApp e e-mails, abordando vítimas com promessas de ganhos rápidos em processos ainda sem decisão judicial. Informam falsas sentenças e prometem valores mediante o pagamento de taxas. É essencial que advogados e clientes adotem medidas preventivas”, disse. Segundo ele, os golpes mais comuns envolvem falsificação de documentos, uso indevido de registros da OAB, contatos em redes sociais e mensagens que criam prazos fictícios para pressionar vítimas a fazer transferências via Pix ou boleto. Para evitar cair nesse tipo de fraude, a recomendação é que clientes confirmem sempre a identidade do advogado por canais oficiais e jamais façam pagamentos sem contrato formal. Também é fundamental conferir quem é o destinatário da transferência e nunca compartilhar documentos sem verificar a procedência. Os advogados que têm seus nomes utilizados indevidamente também precisam reforçar medidas de proteção, como monitorar regularmente seu nome e número da OAB em buscas online, deixar claros os canais oficiais de atendimento e comunicar imediatamente casos suspeitos à polícia e à Ordem dos Advogados do Brasil. O crime de falsidade ideológica e estelionato pode levar os golpistas a até oito anos de prisão, além de indenizações por danos materiais e morais. “Além dos prejuízos financeiros, esses golpes mancham a imagem da advocacia e abalam a confiança da população. Não podemos facilitar a ação desses criminosos”, reforça Jeoás. A ação tem repercussão nacional e já está sendo monitorada pela Polícia Federal em conjunto com o Conselho Federal da OAB. “Como tenho atuação em vários estados, já fui alvo em diversas ocasiões, mas a prevenção, a informação rápida nas redes sociais e a comunicação direta com os clientes têm sido eficientes contra os golpes”, completou o advogado.
Moraes diz que sanções dos EUA contra sua esposa são ilegais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (22) que vai continuar sua missão constitucional de julgar com independência e imparcialidade. Em nota à imprensa, o ministro se manifestou sobre a aplicação da Lei Magnitsky contra a esposa dele, a advogada Viviane Barci de Moraes. Moraes considerou “ilegal e lamentável” aplicação da sanção contra sua esposa e disse que a medida contrasta com a história dos Estados Unidos de defesa dos direitos fundamentais. “A ilegal e lamentável aplicação da Lei Magnitsky à minha esposa, não só contrasta com a história dos Estados Unidos da América, de respeito à lei e aos direitos fundamentais, como também violenta o direito internacional, a soberania do Brasil e a independência do Judiciário”, disse Moraes. O ministro também disse que as instituições brasileiras são fortes e sólidas e que os ministros da Corte não vão aceitar coações. “Independência do Judiciário, coragem institucional e defesa à soberania nacional fazem parte do universo republicano dos juízes brasileiros, que não aceitarão coações ou obstruções no exercício de sua missão constitucional conferida soberanamente pelo povo brasileiro”, disse. Por fim, Moraes disse que não há possibilidade de “impunidade, omissão ou covarde apaziguamento”. “Como integrante do Supremo Tribunal Federal, continuarei a cumprir minha missão constitucional de julgar com independência e imparcialidade”, completou.
EUA sancionam esposa de Alexandre de Moraes pela Lei Magnitsky

O governo dos Estados Unidos sancionou nesta segunda-feira (22) Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, utilizando a lei Magnitsky, voltada para punir estrangeiros acusados de violação de direitos humanos e corrupção. A medida foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro americano. Com a sanção, todos os eventuais bens de Viviane nos Estados Unidos ficam bloqueados, assim como qualquer empresa ligada a ela. Nem ela nem Alexandre de Moraes podem realizar transações com cidadãos ou empresas americanas, incluindo o uso de cartões de crédito de bandeira dos EUA. Em julho, Alexandre de Moraes já havia sido incluído na mesma lista de sanções. Segundo autoridades americanas, a medida faz parte de uma estratégia de retaliação contra o ministro do STF, que em agosto condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Donald Trump, a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. Na ocasião, o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, qualificou Moraes como “violador de direitos humanos” e responsável por “campanha opressiva de censura”, sem apresentar evidências concretas.
Mossoró supera meta e vacina mais de 31 mil cães e gatos contra a raiva

A cidade de Mossoró alcançou a meta de imunização de cães e gatos na campanha de vacinação antirrábica, realizada entre julho e o último sábado (20), quando ocorreu o Dia “D” da campanha. Ao todo, a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vacinou 31.942 animais, sendo 20.979 cães e 10.963 gatos, o que corresponde a 85,87% do total, superando a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Para a coordenadora de Saúde e Bem-estar Animal, Ana Liza, o resultado demonstra o engajamento da população com a saúde dos pets e a saúde pública. “Nossa meta era de 80%, e conseguimos alcançar 85% de animais vacinados. Fica aqui nossa gratidão à população, que mostra preocupação com os pets e com a saúde coletiva”, destacou. Mesmo com o fim da campanha, a UVZ, localizada na rua Doutor Moisés da Costa Lopes, no bairro Nova Betânia, seguirá oferecendo vacinação constante, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, com letalidade de quase 100% em humanos, transmitida principalmente pela saliva de cães e gatos infectados, por meio de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras. A prevenção é possível por meio da vacinação animal e humana, disponibilização de soro antirrábico e bloqueios de foco em caso de surgimento da doença. O período de incubação varia conforme o tipo e a localização da exposição, podendo durar dias ou até anos, com média de 45 dias no ser humano.
Casal morre em acidente entre dois carros na RN-076

Um grave acidente envolvendo dois carros deixou duas pessoas mortas na manhã deste domingo (21) na RN-076, entre os municípios de Umarizal e Riacho da Cruz, na região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, a colisão ocorreu por volta das 11h40, quando o motorista de uma Spin branca, que seguia no sentido Umarizal/Riacho da Cruz, invadiu a pista contrária e bateu de frente com um Fiat Mobi. Após a batida, ambos os veículos capotaram e desceram barrancos em lados opostos da rodovia. No Fiat Mobi estavam quatro passageiros, formando dois casais. Francisco Gilberto de Moraes, de 60 anos, e sua esposa, Antonia Costa de Andrade, de 59 anos, que estava no banco de trás, não resistiram e morreram no local. O outro casal sofreu ferimentos leves, sendo que a mulher precisou ser transferida do hospital de Umarizal para o hospital de Pau dos Ferros. O motorista da Spin, um jovem de 21 anos que viajava sozinho, também foi socorrido e levado ao hospital de Pau dos Ferros. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para retirar os corpos presos às ferragens. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e a Polícia Civil estiveram no local para realizar os procedimentos de praxe. A Polícia Rodoviária Estadual vai investigar as circunstâncias que levaram ao acidente.
Manutenção em poço afeta abastecimento de água em bairros de Mossoró

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou nesta segunda-feira (22) um serviço de manutenção mecânica no Poço 15, em Mossoró. Por conta da manutenção, o abastecimento foi reduzido a partir das 7h30 em diversos bairros da cidade, incluindo Aeroporto, Lagoa do Mato, Nova Betânia, Doze Anos, Boa Vista e Bom Pastor. A Caern orienta que os moradores utilizem a água de forma racional, priorizando o consumo essencial durante o período de redução. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até as 23h30 desta segunda. Após a religação do sistema, o abastecimento será retomado de forma gradativa, com normalização completa estimada em até 48 horas.
Lula chega a Nova York para Assembleia da ONU em clima de tensão com EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Nova York neste domingo (21) para uma série de compromissos oficiais ligados à Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta segunda-feira (22), Lula participa da Conferência Internacional para a Solução Pacífica da Questão Palestina, evento convocado pelos governos da França e da Arábia Saudita. O ponto alto da agenda será o discurso de abertura da 80ª Assembleia-Geral da ONU, marcado para terça-feira (23). Como tradição, o Brasil abre os trabalhos do encontro, seguido pelos Estados Unidos, representados pelo presidente Donald Trump. Apesar de estarem no mesmo evento, não há previsão de reunião bilateral entre os dois chefes de Estado, diante das tensões diplomáticas recentes, agravadas pelo tarifaço imposto por Washington. A delegação brasileira que acompanha Lula é menor do que em outras ocasiões. O governo americano demorou a liberar os vistos e impôs restrições de circulação ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), que desistiu de viajar. Além da participação na conferência sobre a Palestina, Lula tem outros compromissos nesta segunda-feira. Pela manhã, se reúne com o CEO do TikTok, Shou Zi Chew. Já no início da noite, terá um encontro com o rei Carl XVI Gustaf e a rainha Sílvia da Suécia, que tem origem brasileira por parte materna. Até quarta-feira (24), Lula poderá realizar reuniões bilaterais paralelas. Segundo fontes do governo, há um pedido do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para uma reunião, mas o encontro ainda não está confirmado.
Polícia descobre esconderijo e apreende armas, drogas e veículos roubados em Mossoró

Uma operação conjunta das forças de segurança resultou em uma grande apreensão de armas, drogas e veículos roubados na última sexta-feira (19), em Mossoró. A ação envolveu equipes da Força Tática, Rocam e Rádio Patrulha. De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência teve início quando policiais tentaram abordar os ocupantes de um Renault Kwid que possuía registro de roubo. Ao perceberem a aproximação das viaturas, os suspeitos fugiram em alta velocidade e abandonaram o carro nas proximidades da entrada da Favela do Fio. Durante as diligências, os agentes localizaram uma residência utilizada pelos suspeitos como esconderijo. No imóvel, foi encontrado um verdadeiro arsenal, além de grande quantidade de entorpecentes. Entre o material apreendido estavam uma espingarda calibre 12, uma pistola PT 845, centenas de munições de diferentes calibres, carregadores, 14 tabletes de maconha totalizando 7,7 quilos, cerca de 380 gramas de cocaína e 2,7 quilos de pó branco que será submetido à análise. Também foram recolhidos dois veículos, balanças de precisão e celulares. Os suspeitos e todo o material apreendido foram levados à Delegacia de Plantão de Mossoró, onde foram adotadas as medidas legais. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)