Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Homem é preso por agredir companheira e portar armas artesanais em Mossoró

Um homem de 25 anos foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira (24), no bairro Vingt Rosado, em Mossoró, após agredir a companheira e ser encontrado com duas espingardas artesanais calibre 12. A ocorrência foi atendida pela Guarda Civil Municipal, por meio da Ronda Ostensiva de Proteção Escolar (ROPE), com apoio da Patrulha Maria da Penha. Segundo informações da corporação, a vítima sofreu ferimentos durante a agressão e precisou de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No local, além de prestar acolhimento e escuta qualificada à mulher, os agentes localizaram as armas que estavam em posse do suspeito. Ainda conforme as autoridades, o homem, identificado como José Railton, já respondia a processos anteriores relacionados à Lei Maria da Penha, em decorrência de um relacionamento passado. A reincidência reforça a gravidade do caso, de acordo com a Guarda Civil. Railton foi conduzido para a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), onde permanece à disposição da Justiça.

CCJ do Senado rejeita PEC da Blindagem por unanimidade 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou, por unanimidade, nesta quarta-feira (24), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem. Todos os 27 senadores da CCJ votaram para rejeitar completamente a PEC. A proposta previa autorização prévia da Câmara ou do Senado, por meio de voto secreto, para processar criminalmente deputados e senadores. O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), informou que o relatório aprovado, rejeitando a PEC, deve ir ao plenário da Casa ainda nesta quarta-feira para que o texto seja deliberado por todos os 81 senadores.  “Vamos ao Plenário, com compromisso do presidente Davi Alcolumbre [União-AP], de encerrar hoje essa votação e, sem dúvida nenhuma, rejeitar essa proposta”, revelou.  Votação na Câmara Aprovada por maioria de 353 votos no primeiro turno de votação no Plenário da Câmara, nenhum senador defendeu a PEC 3/2021 na comissão. Mais de 20 senadores se inscreveram para falar contra a PEC, que foi alvo de protestos massivos no último domingo (21), tendo sido apelidada de “PEC da Bandidagem”. O relator Alessandro Vieira (MDB-SE) pediu a rejeição da PEC alegando que ela abre as portasdo Congresso ao crime organizado. Em seguida, o senador Jorge Seif (PL-SC), que havia apresentado voto em separado para manter a proposta com algumas alterações, retirou o relatório alternativo e votou junto com o relator. Alessandro Vieira ainda rejeitou as emendas apresentadas pelos senadores Sérgio Moro (União-PR), Carlos Portinho (PL-RJ) e Magno Malta (PL-ES), que pretendiam fazer alterações na PEC, mantendo sua tramitação com modificações no texto. Para o relator, as emendas ficaram prejudicadas uma vez que a PEC sofre de “vício insanável de desvio de finalidade”. “O real objetivo da proposta não é o interesse público – e tampouco a proteção do exercício da atividade parlamentar –, mas sim os anseios escusos de figuras públicas que pretendem impedir ou, ao menos, retardar, investigações criminais que possam vir a prejudicá-los”, justificou. Para especialistas e entidades que atuam no combate à corrupção, a PEC poderia barrar ações penais contra corrupção no uso de emendas parlamentares.

Auto da Liberdade 2025 traz inclusão e novos talentos para o palco em Mossoró

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove entre os dias 27 e 29 de setembro o tradicional espetáculo Auto da Liberdade. A encenação terá direção do artista Plinio Sá e relembrará quatro momentos históricos: o Motim das Mulheres, o Primeiro Voto Feminino, a Libertação dos Escravos e a resistência contra o Bando de Lampião. De acordo com a secretária de Cultura, Janaína Holanda, esta edição será a mais inclusiva da história. “Nós teremos em cena artistas com deficiência, artistas do espectro autista, baixa visão, cadeirantes, todos atuando. Além disso, alunos da Escola de Artes estarão mostrando novos talentos da cidade. A expectativa é de um espetáculo incrível, que vale a pena conferir”, destacou. As apresentações acontecerão na Estação das Artes Elizeu Ventania, sempre a partir das 20h. A abertura da primeira noite contará com a Banda de Música Arthur Paraguai. O ensaio geral está marcado para sexta-feira (26). A coreografia do Auto da Liberdade 2025 será assinada por Carol Oliveira, com experiência em grupos de teatro como o Diocecena. Já Luiza Gurgel e Madson Ney atuarão como assistentes de direção. É a primeira vez que os três artistas assumem funções de coordenação no espetáculo. Além de valorizar a inclusão, a edição deste ano também dará espaço a novos artistas formados pela Escola de Artes, reforçando o compromisso com a valorização da cultura local. A direção ainda realizou um projeto de pesquisa histórica para garantir fidelidade aos fatos retratados em cena.

Genilson Alves visita Legislativo de João Pessoa para tratar sobre sede própria

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Genilson Alves (União Brasil), realizou visita institucional à Câmara Municipal de João Pessoa (PB), nesta quarta-feira (24), para conhecer de perto a experiência do Legislativo paraibano na construção de sua sede própria. O projeto, já em andamento na capital da Paraíba, serve de referência para os estudos que começam a ser desenvolvidos em Mossoró. A comitiva mossoroense, composta também pelos vereadores Lucas das Malhas (União Brasil) e Alex do Frango (PSD), além da diretora-geral da Câmara, Isabela Freitas, foi recepcionada pelo presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho (PSD), parlamentares locais e equipe técnica da Casa. Agenda também incluiu visita ao canteiro de obras da Casa Legislativa paraibense Durante a programação, os representantes de Mossoró acompanharam uma apresentação institucional sobre o processo de planejamento e execução da obra e, em seguida, realizaram uma visita ao canteiro de obras da futura sede, que já está em fase avançada de construção. Para Genilson Alves, a experiência é fundamental para orientar o projeto mossoroense. “Mossoró tem uma demanda histórica por uma sede própria para o Legislativo. Estar aqui em João Pessoa, vendo de perto como essa obra foi planejada e executada, nos ajuda a pensar com mais clareza e responsabilidade no futuro da Câmara Municipal da nossa cidade”, destacou. A visita integra a agenda institucional da Presidência e da Mesa Diretora da Câmara de Mossoró, que busca referências em outras Casas Legislativas do país para fortalecer a estrutura do Parlamento local e aproximar ainda mais o Legislativo da população.

Festa de Santa Luzia 2025 tem programação e atrações divulgadas

A Paróquia de Santa Luzia de Mossoró divulgou a programação oficial da Festa de Santa Luzia 2025, que une fé, tradição e cultura. A abertura acontece no dia 30 de novembro e segue até o dia 13 de dezembro, data dedicada à padroeira da cidade e da Diocese de Mossoró. De acordo com o coordenador-geral da festa, padre Antoniel Alves da Silva, pároco da Catedral e vigário geral, o evento será um tempo de espiritualidade e de renovação da fé. Entre as atrações religiosas, estão confirmados o show do Padre João Carlos, da Arquidiocese de Olinda e Recife, na abertura, e a apresentação das Irmãs Diocesanas, da Arquidiocese de João Pessoa, no dia 12 de novembro. Também foi anunciado o Oratório de Santa Luzia, que todos os anos atrai centenas de pessoas num espetáculo de história de fé, coragem e evangelização de Luzia. O ponto alto será a Grande Procissão de Santa Luzia, no dia 13 de dezembro, quando milhares de fiéis sairão em caminhada do Mosteiro de Santa Clara até a Catedral, manifestando sua devoção à protetora dos olhos e exemplo de fidelidade a Cristo. Momentos da Festa: 28 de setembro – início da peregrinação da Imagem de Santa Luzia; 8 de novembro – abertura da Lojinha de Santa Luzia; 22 de novembro – XIX Cavalgada da Luz; 29 de novembro – VII Caminhoneiros da Luz; 30 de novembro – abertura oficial da festa, com o show de padre João Carlos; 1º a 12 de dezembro – novenário em honra à Santa Luzia; 6 de dezembro – Revoada da Luz; 7 de dezembro – XVIII Corrida da Luz; 7 de dezembro – XIV Pedalada da Luz; 13 de dezembro – Grande Procissão de Santa Luzia. A festa é considerada o maior momento de fé do povo mossoroense, que se reúne para agradecer, pedir bênçãos e renovar sua devoção à santa protetora.

Hospital do RN realiza transplante de rim em paciente errado

Um paciente recebeu por engano um rim que seria destinado a outro receptor no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal. Ambos estavam na fila de espera para transplante renal. Segundo a unidade, o erro ocorreu devido à semelhança nos nomes dos pacientes. O órgão recebido não era compatível com o tipo sanguíneo do paciente, que apresentou reação após a cirurgia e precisou ser encaminhado à UTI. O rim precisou ser retirado e não pôde ser aproveitado para o paciente originalmente previsto. O hospital informou que acompanha de perto o quadro clínico do paciente e abriu investigação interna, com prazo de até 60 dias, para apurar toda a cadeia de eventos. Além disso, está oferecendo suporte psicológico ao paciente e familiares. Em nota, o HUOL destacou: “Todas as providências cabíveis foram imediatamente adotadas, incluindo notificação junto aos órgãos competentes, acompanhamento clínico integral do paciente, suporte psicológico e abertura de processo interno para apuração responsável de todo o evento.” Desde 1998, o Hospital Universitário Onofre Lopes é referência no Rio Grande do Norte e no Brasil em transplantes de rim e córnea, com 854 procedimentos realizados até hoje e equipe especializada em tratamentos de alta complexidade.

PL que isenta IR até R$ 5 mil será votado na quarta, 1º de outubro 

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que o projeto do governo federal que isenta quem ganha até R$ 5 mil do Imposto de Renda (IR) será votado na quarta-feira da próxima semana (1º). O relator, Arthur Lira (PP-AL), apresentou nesta terça-feira o seu parecer durante reunião do colégio de líderes. “A Câmara dos Deputados votará na quarta-feira (1/10) o projeto de isenção do imposto de renda (PL 1.087/25), sob relatoria do deputado Arthur Lira. O parlamentar apresentou hoje seu relatório ao Colégio de Líderes. Vamos avançar com equilíbrio e diálogo, trabalhando em pautas importantes para o Brasil”, disse Motta em uma rede social. Mais cedo, Motta já havia sinalizado a possibilidade de pautar a proposta na próxima semana. “Vamos ter reunião de líderes onde o relator da matéria, Arthur Lira, irá apresentar seu relatório no colégio de líderes e, após essa apresentação, devemos já traçar um cronograma de votação, para que a Câmara possa trazer o seu posicionamento sobre esse tema tão importante para a sociedade brasileira”, disse. O texto votado na comissão especial que analisou o tema, em agosto, manteve em 10% a alíquota extra máxima a ser cobrada das pessoas que ganham a partir de R$ 1,2 milhão por ano.  No projeto, o governo federal propõe que a cobrança de alíquota extra sobre os mais ricos vai compensar o alívio de imposto sobre os mais pobres. As alíquotas adicionais progressivas afetarão quem ganha mais de R$ 600 mil por ano, atingindo o patamar máximo de 10% para quem ganha mais de R$ 1,2 milhão. Além de confirmar essa alíquota extra, o relator elevou, de R$ 7 mil para R$ 7,35 mil por mês, a faixa de renda a ser beneficiada com redução parcial do IR. O projeto de lei estende a isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil mensais e, na versão original, previa redução da cobrança para quem ganhasse até R$ 7 mil. Em agosto, a Câmara aprovou tramitação em regime de urgência para a proposta. Com isso, o texto entrará na pauta do plenário da Casa. 

WSC reforça apoio à luta por direitos e inclusão da Pessoa com Deficiência em Mossoró

No último domingo (21), Dia Mundial de Luta da Pessoa com Deficiência, a WSC marcou presença e deu apoio à 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mossoró. A empresa destacou a importância de iniciativas que reforçam a inclusão, a acessibilidade e a visibilidade das pessoas com deficiência, ressaltando que elas podem e devem estar em todos os espaços da sociedade. O vereador Petras Vinicius, presente ao evento, reforçou a relevância do apoio dado pela WSC. “Dia de Luta das Pessoas com Deficiência. A gente está aqui na Praça do Teatro, junto com várias associações que representam a Luta das Pessoas com Deficiência, mas principalmente com empresas que acreditam e apoiam essa causa. Quero agradecer à WSC e a Sinduscon, por acreditarem, por apoiarem e por estarem junto com a gente, não só nesse evento, mas em várias ações que fazem com que a Pessoa com Deficiência possa ter cada vez mais visibilidade e autonomia, e os seus direitos garantidos. Muito obrigado por todo o apoio e viva a inclusão”, disse. A Semana Municipal contou com atividades voltadas à conscientização e ao fortalecimento da luta por direitos, reforçando a relevância da participação coletiva na promoção da inclusão. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)

Ministério da Saúde reafirma que paracetamol não causa autismo 

O Ministério da Saúde emitiu uma nota oficial nesta terça-feira (23) para reforçar que o paracetamol, um fármaco de propriedades analgésica e antipirética (redução da febre), é seguro, eficaz e não está relacionado a ocorrência de autismo. A manifestação ocorre um dia depois de o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ter feito essa correlação, sem apresentar provas, em uma declaração à imprensa. A informação de Trump também foi negada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelas agências de saúde da União Europeia e do Reino Unido. “A saúde não pode ser alvo de atos irresponsáveis. A atuação de lideranças políticas na criação de informações deturpadas pode gerar consequências desastrosas para a saúde pública, como vimos na pandemia de Covid-19, com mais de 700 mil vidas perdidas no Brasil”, disse o Ministério da Saúde, em nota. “O anúncio de que autismo é causado pelo uso de paracetamol na gestação pode causar pânico e prejuízo para a saúde de mães e filhos, inclusive com a recusa de tratamento em casos de febre e dor, além do desrespeito às pessoas que vivem com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias”,  De acordo com o Ministério da Saúde, “o transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades”. Na nota, a pasta diz que busca reverter os prejuízos causados pelo negacionismo no Brasil, “que impactou na adesão da população às vacinas em um país que já foi referência mundial neste tema”.

PM impede ação criminosa e recupera carro de motorista de aplicativo em Mossoró

Um motorista de aplicativo viveu momentos de terror na noite desta terça-feira (23), após ser sequestrado por três criminosos armados que tomaram seu veículo durante um assalto em Mossoró. A ação rápida do Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar foi decisiva. O carro foi localizado na estrada da Raíz, na região do Santo Antônio. Ao perceber a aproximação dos policiais, os suspeitos abandonaram o automóvel e fugiram em direção a uma área de mata fechada. Apesar das buscas realizadas na região, ninguém foi preso. O veículo foi levado à Delegacia de Plantão, onde foram adotados os procedimentos legais.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.