Liga promove mutirão de prevenção ao câncer de mama em Mossoró

A Liga de Mossoró, Estudos e Combate ao Câncer realiza mutirões de consultas dentro da campanha do Outubro Rosa, voltada à prevenção e cuidados contra o câncer de mama. Após o início dos atendimentos, ainda haverá consultas nos dias 13, 23 e 25 de outubro, com os mastologistas Iure Estrela, Gabriela Jácome e Dennys Flower, no Hospital da Liga, antiga Casa de Saúde Santa Luzia, na Praça dos Hospitais. Não é necessário agendamento prévio, e os pacientes devem levar Cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência, original e cópia. Além de Mossoró, a Liga realiza mutirões em outras cidades da região. Em Lajes, o atendimento será no dia 21 com o mastologista Allyson Lustosa. No Assu, Dr. Dennys Flower atende no dia 10 e Dra. Gabriela Jácome no dia 31, a partir das 09h. Em Angicos, a mastologista Gabriela Jácome atende no dia 24, e em Pau dos Ferros, os atendimentos estão previstos para o dia 22 com Dr. Allyson Lustosa. A data com Dr. Iure Estrela ainda será confirmada. Durante todo o mês, mulheres a partir dos 40 anos podem realizar exames de mamografia no Hospital da Liga, com 20 exames disponíveis pela manhã e 20 à tarde, sem necessidade de agendamento.
Prefeitura entrega UBS moderna e acessível à comunidade Picada Primeira

A Prefeitura de Mossoró segue ampliando a rede de atenção básica por meio do programa “Mossoró Realiza”. Nesta quinta-feira (9), a comunidade Picada Primeira recebe um novo ponto de apoio moderno, acessível e totalmente equipado para atender a população local. Com área de 99,17 m², a unidade conta com consultório médico, consultório odontológico, sala de procedimentos, depósito de material de limpeza e sanitários acessíveis. O espaço foi construído para fortalecer a oferta de serviços de saúde e garantir mais conforto e qualidade no atendimento à população. A nova estrutura também oferece melhores condições de trabalho aos profissionais e reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento do SUS. Além de Picada Primeira, o município já entregou UBSs nas comunidades de Hipólito, Cordão de Sombra, Mulunguzinho, Boa Fé, Pau Branco e Jurema. Ao todo, Mossoró contará com 15 UBSs, sendo três na zona urbana, nos bairros Alto do Sumaré, Nova Mossoró e Parque Universitário. A ampliação da rede tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços de saúde, promovendo mais prevenção e qualidade de vida para os mossoroenses.
Inmet emite alerta de baixa umidade e risco de incêndios em Mossoró

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou, nesta quarta-feira (8), um alerta amarelo de perigo potencial para Mossoró e outras cidades do Rio Grande do Norte. O aviso é válido até às 10h desta quinta-feira (9). De acordo com o instituto, a umidade relativa do ar deve permanecer baixa, entre 20% e 30%, aumentando o risco de incêndios florestais e problemas de saúde, principalmente para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. O alerta também orienta que a população adote cuidados básicos, como reduzir a exposição ao sol nas horas mais secas do dia e manter hidratação constante. Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Professor é investigado por estupro de vulnerável e pornografia infantil em Mossoró

A Polícia Civil de Mossoró, através da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), cumpriu nesta quarta-feira (8) um mandado de busca e apreensão como parte de uma investigação que apura os crimes de estupro de vulnerável e armazenamento de nudez infantil no município. O alvo da operação é um professor que ministrava aulas de reforço escolar e é suspeito de se aproveitar da sua posição para cometer os abusos contra alunos menores de idade. De acordo com as informações fornecidas pela investigação, o suspeito utilizava-se do seu ofício de educador para se aproximar das vítimas. Uma das vítimas, hoje maior de idade, detalhou os atos de abuso. Ela relatou que, aos 13 anos, o investigado tentou forçar a penetração enquanto ela repousava em um dos cômodos da escola de reforço. As apurações indicam que o professor adotava táticas de isolamento e coação. Ele chegava a trancar a sala de aula durante o intervalo das atividades para exibir vídeos com conteúdo inadequado aos adolescentes. A estrutura do local onde as aulas eram ministradas também levantou suspeitas, sendo descrita como uma sala pequena, com poucas carteiras e apenas uma saída, o que corrobora as circunstâncias de confinamento relatadas por uma das vítimas. Durante o cumprimento do mandado, a Polícia Civil apreendeu diversos aparelhos eletrônicos na posse do suspeito. Esse material será periciado com o objetivo de buscar novas evidências sobre os crimes de armazenamento de nudez infantil e outros possíveis elementos probatórios. A DPCA informou que as investigações terão continuidade a fim de reunir novos elementos de prova e, principalmente, identificar possíveis outras vítimas dos abusos. Para preservar a intimidade das vítimas e garantir a eficácia da apuração, a Polícia Civil não divulgará mais detalhes sobre o caso neste momento.
PRF prende idoso por embriaguez ao volante em Mossoró

Um idoso de 65 anos foi preso por embriaguez ao volante após se envolver em um acidente com feridos na BR-304, em Mossoró. A ocorrência foi registrada na tarde desta terça-feira (7) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a PRF, o homem conduzia uma motocicleta e apresentava claros sinais de embriaguez. O teste do bafômetro confirmou a ingestão de álcool acima do limite permitido, configurando crime de trânsito. O idoso foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Mossoró, onde deverá responder pelo crime de embriaguez ao volante.
Com muros rachando, abrigo de animais em Mossoró pede socorro à população

O Instituto Aurora Animal, que atua no resgate e cuidado de animais em situação de abandono em Mossoró, divulgou um vídeo nas redes sociais pedindo ajuda urgente para reconstruir os muros do abrigo, que estão prestes a desabar. “Pedimos encarecidamente a ajuda de cada um de vocês para compartilhar ou doar qualquer valor para fazer a reforma dos muros do abrigo. Eles estão bastante rachados, alguns já estão tortos e pedindo para cair. Estamos desesperados, atormentados pela possibilidade de uma tragédia”, relatou a equipe do instituto. De acordo com o grupo, o estado de deterioração das estruturas ameaça diretamente a segurança dos animais abrigados, que podem ficar expostos a fugas ou acidentes caso os muros cedam. “Precisamos muito da ajuda de vocês mais uma vez para resolver esse problema antes que seja tarde demais. Tememos muito pela segurança e pela vida dos animais”, destacou o apelo. As doações podem ser feitas via PIX: amparamossoro@gmail.com. O instituto também convida pedreiros, donos de lojas de material de construção e voluntários a colaborarem com o conserto, seja doando produtos, serviços ou oferecendo descontos. Quem quiser ajudar de outras formas pode entrar em contato diretamente com o Instituto Aurora Animal pelas redes sociais. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
“Viva Rio Branco” será suspenso no próximo domingo para realização da “Festa das Crianças”

O programa “Viva Rio Branco”, promovido pela Prefeitura de Mossoró, com organização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sesporte), não será realizado no próximo domingo (12). A suspensão ocorre em função da programação especial da “Festa das Crianças”, que acontecerá na Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania, a partir das 16h, mesmo horário em que ocorre o “Viva Rio Branco”. A decisão foi tomada por questões de segurança e logística, já que todo o aparato de servidores e estrutura do programa será direcionado para o evento voltado ao público infantil. Com isso, não haverá interdição da avenida Rio Branco no trecho compreendido entre a Praça dos Esportes e a praça do Teatro Dix-huit Rosado, nem as atividades recreativas, esportivas e culturais que costumam integrar o projeto dominical. A “Festa das Crianças” terá shows musicais, apresentações artísticas, brincadeiras, distribuição de brinquedos, pipoca e algodão-doce, além de espaços temáticos e infláveis para garantir a diversão da garotada. O “Viva Rio Branco” retorna normalmente no domingo seguinte, 19, com toda a sua programação tradicional voltada ao lazer, prática esportiva e convivência familia
Núcleo Gestor convida setores para realização de oficina ambiental nesta quarta-feira

A Prefeitura de Mossoró e o núcleo gestor de revisão do Plano Diretor realizarão nesta quarta-feira (8) a primeira oficina setorial voltada aos segmentos da sociedade. A oficina será realizada na Biblioteca Municipal Ney Pontes, das 18h às 21h. O objetivo da oficina é reunir setores da sociedade civil para debater temas como proteção de áreas verdes, cursos d’água, nascentes e unidades de conservação, área de risco, resíduos sólidos, saneamento ambiental, qualidade do ar, integração das agendas climática e tributação ambiental para o desenvolvimento urbano sustentável. São considerados público-alvo e convidados a participar ONGs e movimentos ambientalistas, conselhos de meio ambiente, órgãos gestores (Idema, Ibama, ICMBio), pesquisadores da área ambiental, movimentos sociais ligados à água, energia e território, além de entidades de classe como Crea e Sinduscon, bem como entidades culturais e comunitárias preocupadas com patrimônio ambiental e paisagístico.
Bebê de 10 meses recebe transporte aeromédico para transplante em Porto Alegre

Uma bebê de 10 meses, portadora de um grave problema hepático, foi transferida de Natal (RN) para Porto Alegre (RS) para realizar um transplante de fígado nesta terça-feira (8). A remoção aeromédica ocorreu em uma operação conjunta do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER). A criança estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi levada de ambulância do Hospital Infantil Varela Santiago até o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. De lá, embarcou no helicóptero Potiguar 02, equipado com UTI aérea, que a transportou até a Base Aérea de Natal. Na sequência, a paciente foi transferida para uma aeronave do Corpo de Bombeiros da Paraíba, com destino a Porto Alegre, onde passará pela cirurgia de transplante hepático. Segundo o CIOPAER, a operação integrada foi essencial para garantir agilidade e segurança durante todo o deslocamento da criança.
Governo cobra devolução de R$ 478 milhões pagos indevidamente no Auxílio Emergencial

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) está notificando pessoas que receberam indevidamente o Auxílio Emergencial, benefício pago durante a pandemia da Covid-19. Desde março, 177,4 mil famílias em todo o país foram identificadas com valores a devolver, totalizando R$ 478,8 milhões a serem ressarcidos à União. De acordo com o MDS, as notificações estão sendo enviadas por SMS, WhatsApp, e-mail e pelo aplicativo Notifica, priorizando pessoas com maior capacidade de pagamento e valores mais altos a restituir, conforme critérios do Decreto nº 10.990/2022. Estão isentas da cobrança pessoas em situação de vulnerabilidade, como beneficiários do Bolsa Família, inscritos no Cadastro Único, quem recebeu valores inferiores a R$ 1,8 mil, ou possui renda familiar per capita de até dois salários mínimos ou renda mensal familiar de até três salários mínimos. A devolução é exigida em casos onde foram encontradas inconsistências como vínculo de emprego formal, recebimento de benefício previdenciário, ou renda acima do limite permitido. O ressarcimento deve ser feito diretamente pelo sistema Vejae, via PagTesouro, com opções de pagamento por PIX, cartão de crédito ou boleto/GRU. Segundo a diretora do Departamento de Auxílios Descontinuados do MDS, Érica Feitosa, o prazo para regularização é de 60 dias após a notificação, podendo ser parcelado em até 60 vezes, com parcela mínima de R$ 50, sem juros ou multa. “O sistema garante o contraditório e a ampla defesa, permitindo que o cidadão apresente recurso caso não concorde com a cobrança. É essencial acessar o sistema e verificar os prazos aplicáveis”, destacou Érica. Os estados com maior número de pessoas notificadas são São Paulo (55,2 mil), Minas Gerais (21,1 mil), Rio de Janeiro (13,26 mil) e Paraná (13,25 mil). Quem não efetuar o pagamento dentro do prazo poderá ter o nome inscrito na Dívida Ativa da União, no Cadin (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados) e em órgãos de proteção ao crédito.