Após polêmica, Lula volta atrás e diz que frase sobre traficantes foi “mal colocada”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (24) que fez uma “frase mal colocada” ao dizer que traficantes seriam “vítimas dos usuários”. A declaração foi dada durante uma coletiva em Jacarta, na Indonésia, e gerou repercussão nacional. Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Lula explicou que seu posicionamento é contrário ao tráfico e ao crime organizado. “Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado”, escreveu o presidente. Ele destacou que o governo federal tem intensificado o combate ao crime e citou ações já em andamento. “Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, completou.
Quatro milhões de pessoas terão de fazer prova de vida no INSS

Cerca de quatro milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam realizar a prova de vida para evitar o bloqueio do benefício. Todos já foram notificados por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo extrato bancário em que recebem o pagamento. De acordo com o INSS, a mensagem foi enviada apenas para os beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita automaticamente pelo sistema. O prazo para regularizar a situação é de 30 dias, contados a partir da data de recebimento do aviso. O instituto orienta três formas de realizar a prova de vida: Mesmo com o novo sistema automático, há casos em que o INSS não consegue confirmar a prova de vida sozinho, e o próprio beneficiário deve fazer o procedimento. O cumprimento do prazo é essencial para evitar interrupção do pagamento do benefício, segundo o instituto.
Detran reforça prazo final do CNH Popular 2025

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) reforça que o prazo para entrega da documentação do Programa CNH Popular 2025 termina na próxima terça-feira (28). Quem não enviar os documentos dentro do período será desclassificado automaticamente. O coordenador de Registro de Habilitação do Detran, Rodrigo Fernandes, orienta que os classificados com dificuldades para agendar atendimento ou enviar documentos online podem comparecer a qualquer unidade do órgão com a documentação completa. Nesta terceira edição, o programa oferece mil vagas para obtenção gratuita da CNH, incluindo isenção de taxas e exames, além dos cursos teórico e prático nos Centros de Formação de Condutores credenciados. Após a entrega dos documentos, a análise documental ocorrerá entre 29 de outubro e 27 de novembro, e o resultado final será divulgado em 28 de novembro. As informações completas e o edital estão disponíveis no site www.detran.rn.gov.br.
Lula quer discutir com Trump punição dada a ministros do STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na madrugada desta sexta-feira (24), que quer discutir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a aplicação de punições do país norte-americano a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Lula conversou com jornalistas ao final de sua viagem pela Indonésia. Em seguida, o presidente vai à Malásia, onde Trump também estará. As informações são da Agência Brasil “Eu tenho todo o interesse em ter essa reunião, toda a disposição de defender os interesses do Brasil, mostrar que houve equívoco nas taxações ao Brasil. E quero provar isso com números. E quero discutir a punição que foi dada a ministros da Suprema Corte do Brasil, [algo que] não tem nenhuma explicação, nenhum entendimento”, disse o presidente. Sete ministros do STF foram alvo de sanções dos Estados Unidos pela atuação da Corte no julgamento da trama golpista ocorrida durante o governo de Jair Bolsonaro. Encontro Lula e Trump estarão na Malásia para a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e para o encontro de líderes do Leste Asiático (EAS). Será o primeiro encontro entre os dois desde o breve contato entre eles na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, em setembro. Na ocasião, os dois se encontraram quando o presidente brasileiro deixava o palco e seu homólogo norte-americano seguia para fazer seu discurso. O encontro foi breve, mas deixou boa impressão em ambos. Durante sua fala na Assembleia-Geral da ONU, Trump citou o rápido encontro com Lula, disse que o líder brasileiro parecia “ser um homem muito agradável” e que havia tido uma “química excelente” entre os dois. Dias depois, os dois presidentes conversaram ao telefone e Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 50% imposta pelo governo norte-americano a produtos brasileiros. “Eu quero ter a oportunidade de dizer ao Trump o que o Brasil espera dos Estados Unidos e o que o Brasil tem para oferecer. Eu já disse no telefone: não existe veto a nenhum assunto”, acrescentou Lula aos jornalistas na Indonésia. “Não tem assunto proibido para um país do tamanho do Brasil conversar com um país do tamanho dos EUA. Não tem nenhum veto. Vai ser uma reunião livre, a gente vai poder dizer o que quiser, ouvir o que quiser e o que não quiser também”. Indonésia Durante sua passagem pela Indonésia, Lula participou de reuniões com empresários, além de se encontrar com o presidente daquele país, Prabowo Subianto, e firmar acordos bilaterais. Ele defendeu a ampliação da relação comercial entre o Brasil e outros países, inclusive a Indonésia. “O mundo está a exigir dos líderes políticos muito mais vontade de negociar e fazer as coisas acontecerem. Não dá pra gente ficar no Brasil esperando que as pessoas cheguem. Nós, que temos interesse, temos que procurar as pessoas, oferecer o que o Brasil tem de bom”.
“De Mossoró para o Mundo” tem primeiros aprovados para curso de inglês gratuito

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), publicou na edição da última terça-feira (21) no Diário Oficial de Mossoró (DOM) o resultado preliminar referente à primeira prova aplicada na Rede Municipal de Ensino para cursar inglês, aulas voltadas para o programa “De Mossoró Para o Mundo”, que levará os estudantes para o Canadá em primeira missão de intercâmbio com tudo pago pela municipalidade. Os alunos foram submetidos à prova que acontecerá em cinco unidades de ensino. Estudantes do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental foram selecionados para esta etapa, assim como professores que também usufruem do novo programa que integra o “Mossoró Cidade Educação”. Ao todo, 300 vagas foram ofertadas, sendo 100 destas para cada ano/turma. Para acompanhar os primeiros classificados, basta clicar neste link: https://dom.mossoro.rn.gov.br/dom/publicacao/1708 “DE MOSSORÓ PARA O MUNDO” Sancionado no mês de setembro, o programa visa ofertar curso de língua estrangeira para estudantes do 7º, 8º e 9º ano da Rede Municipal de Ensino, visando ao fortalecimento, à complementação e ao enriquecimento curricular. Como o próprio nome já diz, o “De Mossoró para o Mundo” vai dar oportunidade, pela primeira vez na história do município, aos alunos da rede pública de fazerem intercâmbio cultural internacional.
Lula diz que traficantes são “vítimas dos usuários” e critica ações letais contra o tráfico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (24) que os traficantes de drogas são “vítimas dos usuários”. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa em Jacarta, na Indonésia, enquanto ele comentava o combate ao tráfico. “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também. Você tem uma troca: gente que vende porque tem gente que compra. Então é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga”, disse Lula. A fala ocorreu após uma pergunta sobre as declarações recentes do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem defendido o uso de ações militares letais contra grupos de narcotráfico fora do território norte-americano. Sem citar Trump diretamente, Lula criticou a ideia de execuções extrajudiciais e defendeu que líderes políticos ajam com responsabilidade. “Você não está aí para matar as pessoas, você está para prender as pessoas. Antes de punir alguém, é preciso julgar, ter provas. Você não pode simplesmente dizer que vai invadir o território de outro país. É preciso respeitar a Constituição, a autodeterminação dos povos e a soberania territorial”, afirmou. Lula destacou ainda que o Brasil atua no combate ao tráfico de drogas em parceria com outros países e por meio de operações da Polícia Federal. “Estamos trabalhando com outros países, com a Interpol e forças policiais para combater o narcotráfico, o tráfico de armas e o contrabando. É melhor trabalhar em parceria do que cada país decidir agir sozinho”, declarou. As declarações foram dadas em meio à crescente tensão diplomática entre Estados Unidos e Venezuela. Nos últimos dias, Trump voltou a afirmar que pretende atacar grupos que classificou como “narcoterroristas” e comparou cartéis latino-americanos ao Estado Islâmico. Segundo ele, essas operações não precisariam de uma declaração formal de guerra.
Documento comprova que leitos de UTI estão bloqueados pelo Governo do RN por falta de material de limpeza

Um documento obtido pelo Mossoró Notícias comprova que o Governo do Rio Grande do Norte mantém leitos de UTI bloqueados por falta de material de limpeza. Pelo menos três leitos estão fora de funcionamento devido à ausência de insumos básicos para higienização. “A Regulação de Leitos Oeste, venho por meio deste, informar que a nossa unidade (HRNIS) se encontra atualmente com 03 leitos bloqueados devido à FALTA DE INSUMOS PARA HIGIENIZAÇÃO”, diz o e-mail enviado por um servidor da saúde. A situação reforça as denúncias feitas nesta semana pelo médico Francisco Ygor, coordenador da Regulação de Saúde da região Oeste potiguar. Segundo ele, o governo estadual tem deixado leitos de UTI inativos por problemas estruturais, como a falta de limpeza e aparelhos de ar-condicionado quebrados. A denúncia veio a público na última segunda-feira (20), quando o médico relatou que um jovem morreu na semana anterior por falta de vaga em UTI. O caso gerou forte repercussão entre profissionais de saúde e familiares de pacientes que aguardam por atendimento.
Ficro 2025 transforma Mossoró em polo de inovação e empreendedorismo

A 37ª edição da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro) começou movimentando o Thermas Hall, em Mossoró, na noite desta quinta-feira (23). A abertura reuniu empresários, expositores, empreendedores e visitantes de várias regiões do Rio Grande do Norte, marcando o início de três dias dedicados à inovação, negócios e conexões. Com um formato renovado e estrutura ampliada, a Ficro 2025 chega com a proposta de oferecer mais tecnologia, modernidade e experiências ao público. A Prefeitura de Mossoró é parceira na realização do evento, atuando não apenas como apoiadora institucional, mas também levando serviços à população, como vacinação, Painel de Empregos e outras ações voltadas à saúde e cidadania. Criada em 1988, a feira é um dos eventos mais tradicionais e importantes do calendário potiguar. A expectativa para este ano é receber mais de 30 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 25 milhões em negócios, consolidando-se como a maior feira multissetorial do estado e um motor essencial para a economia do Oeste potiguar. Durante a abertura, o diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcante, destacou a importância da união entre instituições e o papel da Prefeitura de Mossoró no fortalecimento do evento. “Com parceiros como a Prefeitura, a ACIM e outros, conseguimos realizar um evento que fortalece a economia da região, valoriza o que temos de melhor e integra as cadeias produtivas locais”, afirmou. A programação da primeira noite contou com palestras sobre inovação tecnológica, inteligência artificial, mundo digital e empreendedorismo, além de rodadas de negócios que aproximaram empresas e investidores. O ambiente de oportunidades reforçou o papel da Ficro como vitrine de desenvolvimento social e econômico para o estado. Empresário participante, Marcos Maciel, da Cajuína Potiguar, celebrou o espaço conquistado por marcas locais. “É a primeira vez que participamos da Ficro e vemos nela uma grande oportunidade de apresentar nosso produto, gerar empregos e fortalecer o comércio local. É um espaço que abre portas para o crescimento de quem empreende no nosso estado”, destacou.
STF forma maioria para permitir nomeação de parentes em cargos políticos

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (23) para permitir a nomeação de parentes em cargos de natureza política, desde que seja comprovada qualificação técnica e idoneidade moral. A decisão, segundo informações do portal O Antagonista, ainda depende da conclusão do julgamento, que será retomado na próxima semana. Entre os cargos que se enquadram nessa categoria estão os de ministros, secretários estaduais e municipais. O relator do caso, ministro Luiz Fux, defendeu que a proibição de nomear parentes não se aplica a cargos de natureza política. Ele propôs a tese de que a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, é permitida quando o nomeado possui qualificação técnica e idoneidade moral para exercer a função, conforme a lei. O ministro ressaltou, no entanto, que continua vedado o chamado nepotismo cruzado. “Não é uma carta de alforria para se nomear quem quer que seja, se houver inaptidão técnica, fraude à lei ou nepotismo cruzado”, destacou Fux. A regra também deverá valer para cargos de outros Poderes, como o Judiciário e o Ministério Público. Votos e divergências Acompanharam o voto do relator os ministros Cristiano Zanin, Nunes Marques, André Mendonça, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. O único voto contrário até o momento foi do ministro Flávio Dino. Ele argumentou que a medida amplia concentrações de poder e contraria o princípio da impessoalidade na administração pública. “Nós temos outras concentrações de poder. Por exemplo, poder social, poder cultural. Hoje ninguém admite que o presidente da República nomeie seu filho ministro”, afirmou Dino. Ainda faltam votar a ministra Cármen Lúcia, o ministro Gilmar Mendes e o presidente do STF, Edson Fachin.
Nova música de Marília Mendonça é lançada quatro anos após sua morte

A música “Segundo amor da sua vida”, gravada por Marília Mendonça, foi lançada na noite desta quinta-feira (23), quatro anos após a morte da cantora. A canção é uma composição de Marília em parceria com Juliano Tchula, com quem ela trabalhou em diversos sucessos do sertanejo. De acordo com a equipe da artista, a faixa foi escrita e registrada em 2018. A produção musical foi feita de forma póstuma, com instrumentos adicionados à voz original da cantora. “Todo lançamento oficial de Marília preserva sua voz original, sem nenhuma utilização de inteligência artificial, nem nesse lançamento e em nenhum outro. O desejo de manter a essência da voz marcante e única de Marília Mendonça é algo inegociável e indiscutível”, afirmou a equipe em comunicado. A letra de “Segundo amor da sua vida” fala sobre um amor não correspondido e reforça o estilo emocional e verdadeiro que marcou a carreira de Marília. Mais lançamentos póstumos estão previstos Esse é o primeiro lançamento póstumo da cantora desde o segundo volume do álbum “Decretos Reais”, divulgado em 2023. A música marca o início de uma nova fase de lançamentos que devem acontecer nos próximos anos. Wander Oliveira, dono da Workshow, empresa que administra a obra da artista, afirmou que o plano é lançar cerca de 10 músicas por ano. “Existem coisas para 20 anos, com folga”, disse ele. Marília Mendonça morreu em 2021, aos 26 anos, em um acidente aéreo em Minas Gerais. Mesmo após sua partida, continua entre os nomes mais ouvidos da música brasileira. O sucesso “Leão”, lançado em dezembro de 2022, se tornou a faixa mais reproduzida por brasileiros na história das plataformas digitais.