O monitoramento da Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), registrou durante a sexta-feira (29) e hoje (1º), mais de 100 milímetros de chuvas em Mossoró. O maior volume foi registrado no sábado, quando choveu mais de 60 milímetros.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (1º). Mossoró foi o terceiro município há registrar o maior volume de chuva do estado durante o fim de semana, com 106,5mm, perdendo apenas para Portalegre – 108,5mm – e Riacho da Cruz – 108,3mm, ambas cidades na região Oeste.
De acordo com os meteorologistas da Emparn, esse volume mais intenso nas regiões Oeste e Central, é uma característica do principal sistema que provoca chuva no semiárido nordestino nesta época do ano, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Transtornos
No último sábado, quando o município registrou uma das maiores chuvas do ano, vários pontos da cidade registraram algum tipo de transtorno ocasionado pelo grande volume de água.
No centro, lojas e ruas foram alagadas. Segundo o coordenador da Defesa Civil em Mossoró, Osnildo Morais, todos os 22 pontos de alto risco na cidade foram afetados com as chuvas.
Queda de árvore e alagamentos são as principais chamadas registradas pela Defesa Civil.
O órgão informou que segue monitorando pontos de alagamento e áreas de risco e segue verificando os problemas relatados pela população. Em caso de emergência a população deve acionar a Defesa Civil através dos números 153 e 199 ou através do aplicativo Mossoró Conectada.