Com a vacinação da coronavac suspensa, cerca de 5 mil pessoas ficarão sem tomar a segunda dose do imunizante em Mossoró. Segundo a Regional de Saúde, ainda não há previsão da chegada de uma nova remessa da vacina.
Segundo a gerente da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), Emiliana Cavalcanti, Mossoró não teria seguido as orientações da Secretaria Estadual de Saúde na aplicação das doses.
A plataforma RN+Vacina mostra que Mossoró recebeu 30.891 doses da coronavac para a primeira aplicação, mas vacinou 33.187 pessoas. Um total de 2.296 doses a mais.
“Como o município não produz vacina, de onde ele tirou 2.296 doses a mais? Infelizmente isso virou uma disputa entre municípios para quem vacina mais rápido. Não existe segredo, se uma quantidade de vacinas que está vindo é um quantitativo pequeno, como é que eu posso avançar as faixas etárias?”, questionou Emiliana.
Fora do prazo
Uma nova nota técnica, divulgada nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde, orienta a população a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório.
“Essa é a orientação do Ministério da Saúde, que reforça a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a doença”, diz a pasta, em nota.
O ministério também diz que é “improvável que intervalos aumentados entre as doses das vacinas ocasionem a redução na eficácia do esquema vacinal”. No entanto, ressalta que os atrasos devem ser evitados “uma vez que não se pode assegurar a devida proteção do indivíduo até a administração da segunda dose”.