Alunos da Escola Estadual Professor Hermógenes Nogueira da Costa, localizada no bairro Abolição IV, em Mossoró, vêm denunciando o abandono da obra de reforma da unidade escolar. A cobrança tem sido direcionada à governadora Fátima Bezerra (PT) e se intensifica diariamente nas redes sociais da escola.
“Iniciamos mais uma semana de luta. Queremos o direito de estar em uma escola digna e o cumprimento dos acordos estabelecidos”, diz uma publicação recente feita pelo perfil da escola ao mostrar imagens do canteiro de obras abandonado.
A reforma orçada em R$ 722.130,87 está paralisada sem previsão de conclusão. Enquanto isso, os estudantes foram transferidos para um prédio anexo ao CAIC, estrutura que, segundo relatos, não tem condições adequadas para abrigar os alunos.
“Pedimos o direito de voltar para nossa escola, Fátima. Não temos condições de trabalhar e nem de estudar no prédio do CAIC onde estamos. Peça a seus assessores para ir lá em dia de chuva ou no dia seguinte. É revoltante”, afirmou Iris Paula em uma das postagens.
A situação também tem gerado indignação entre pais de alunos. “Falta de respeito com alunos e professores. Tiraram os alunos do prédio e colocaram em outra escola onde funcionam três escolas dentro, sem estrutura de nada. Enquanto isso, a governadora Fátima brinca de governar o Estado. Tive uma filha que já terminou e outra que está estudando. Fico revoltada”, desabafou Danelle Oliveira.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais da escola reforça o cenário de abandono. Em um dos trechos, é possível ver um ninho de passarinho dentro de um boné deixado no local — possivelmente por algum operário. A imagem simbólica retrata o longo tempo de paralisação da obra.
Até o momento, a Secretaria Estadual de Educação não se pronunciou oficialmente sobre a situação.