Durante a sessão desta terça-feira (8), na Câmara Municipal de Mossoró, a vereadora Plúvia Oliveira (PT) sugeriu a implantação de uma jornada de trabalho de 30 horas semanais para todos os servidores públicos municipais. Na prática, isso significaria uma redução no tempo de atendimento ao público nas repartições da Prefeitura.
A proposta preocupa porque impacta diretamente áreas essenciais como educação, saúde e assistência social. Com menos horas de trabalho, professores, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, assistentes sociais e atendentes de UBSs teriam menos tempo disponível para atender a população.
Plúvia usou como referência a cidade de Juiz de Fora (MG), governada por uma prefeita do mesmo partido, onde a jornada reduzida foi implantada. No entanto, desconsiderou que, enquanto trabalhadores da iniciativa privada cumprem jornadas de 44 a 48 horas semanais — inclusive aos sábados —, o projeto representa mais um privilégio exclusivo para servidores públicos, à custa do atendimento à população.
A proposta ainda não está em votação, mas já gera debate entre parlamentares e atenção de quem depende diariamente dos serviços da Prefeitura.