O presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece em repouso nesta terça-feira (27) no Palácio da Alvorada, após apresentar um quadro de vertigem causado por labirintite. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência, Lula está medicado desde a noite de segunda-feira (26), acordou bem nesta manhã e foi novamente avaliado pela médica Ana Helena Germoglio, que recomendou a continuidade do repouso.
Devido ao quadro clínico, o presidente cancelou suas agendas públicas previstas para hoje, incluindo uma reunião com reitores de instituições federais de ensino no Palácio do Planalto e participação no evento em comemoração ao Dia do Diplomata, no Itamaraty. Ele será representado por ministros e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.
Na tarde de ontem, Lula foi submetido a exames de sangue e de imagem no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Os resultados foram considerados normais. Após os exames, ele retornou ao Palácio da Alvorada, onde segue despachando remotamente com integrantes do governo.
A equipe médica estima que os sintomas podem levar de 24h a 48h para cessar. Com isso, compromissos marcados para esta semana em Pernambuco, Paraíba e Paraná estão sendo reavaliados.