A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu neste domingo (29), um homem de 56 anos por dirigir sob efeito de álcool na BR-405, em Mossoró, no Oeste Potiguar. O flagrante ocorreu durante uma fiscalização de rotina.
De acordo com a PRF, o condutor pilotava uma motocicleta Honda/CBX 250 Twister quando foi abordado pelos agentes. Durante a fiscalização, os policiais constataram sinais visíveis de embriaguez e submeteram o homem ao teste do etilômetro. O resultado apontou 1,21 mg/L de álcool no ar alveolar, índice considerado extremamente elevado e que configura crime de trânsito, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O motociclista recebeu voz de prisão e, junto com o veículo, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Plantão de Mossoró para os procedimentos cabíveis.
A embriaguez ao volante segue como uma das principais causas de acidentes graves e mortes nas rodovias brasileiras. Além das sanções administrativas, como multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses, o condutor flagrado com índice superior a 0,33 mg/L pode responder criminalmente, com pena de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição da habilitação.