O Vigário Geral da Diocese de Santa Luzia de Mossoró e Pároco da Catedral, Padre Antoniel Alves, se reuniu nesta semana com o padre Júlio Lancellotti, em São Paulo. Ele é considerado uma das maiores referências nacionais no cuidado às pessoas em situação de rua.
O encontro teve como objetivo conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Padre Júlio e buscar inspiração para a implantação da Casa da Esperança, projeto da Diocese de Mossoró anunciado em dezembro, durante os festejos de Santa Luzia.
“Desejamos criar um espaço de acolhimento, dignidade e fraternidade, onde nossos irmãos e irmãs em situação de rua possam ser ouvidos, cuidados e respeitados”, afirmou Padre Antoniel.
Mossoró é a terceira cidade do Rio Grande do Norte em número de pessoas em situação de rua, com maior concentração no Centro, especialmente na Praça Vigário Antônio Joaquim, conhecida como Praça da Catedral, e na Praça do Museu Histórico Lauro da Escóssia.
Desde que tomou posse, em fevereiro deste ano, o Bispo Dom Francisco de Sales tem expressado preocupação com o tema e articulado ações junto à Paróquia, à Catedral, a voluntários e instituições parceiras.
A Casa da Esperança está prevista para ser inaugurada até o fim de 2025 e oferecerá alimentação, banho, atendimento social, espiritual, médico, psicológico e jurídico, com o objetivo de resgatar a dignidade e proporcionar melhores condições de vida e cidadania para pessoas em situação de rua em Mossoró.