O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou nesta quinta-feira (17) a viagem do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aos Estados Unidos, afirmando que o parlamentar foi ao país para pressionar autoridades a interferirem nas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e tentar livrar seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, de uma possível prisão.
Durante discurso, Lula chamou Eduardo de “falso patriota” e criticou sua relação com a política norte-americana. “Agora, manda o filho dele para os Estados Unidos. ‘Vai lá, pede para o Trump me absolver’. E ele fica abraçado na bandeira americana, este patriota falso”, disparou o presidente.
O petista também afirmou que pretende “retomar” o símbolo da bandeira do Brasil, que, segundo ele, foi sequestrado por apoiadores de Bolsonaro. “A bandeira verde e amarela vai voltar a ser do povo brasileiro. O Bolsonaro se abraça na bandeira americana. Transfira seu título para lá e vá votar lá. Porque aqui quem manda somos nós brasileiros”, completou Lula.