Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão nesta quinta-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a separação dos Poderes e afirmou que ninguém está acima da lei. A fala ocorre em meio a recentes tensões diplomáticas com os Estados Unidos, após o presidente Donald Trump sugerir a aplicação de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Durante o discurso de cinco minutos, Lula classificou a proposta de tarifa como uma “chantagem inaceitável” e afirmou que o Brasil responderá com diplomacia e diálogo multilateral. O governo brasileiro tem buscado apoio de organismos internacionais para lidar com o tema.
Sem citar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula também abordou a relação entre democracia e redes sociais. Ele afirmou que as instituições brasileiras estão agindo para proteger a sociedade de ameaças ligadas a discursos de ódio, desinformação científica e ataques à democracia.
“No Brasil, ninguém — ninguém — está acima da lei. É preciso proteger as famílias brasileiras de indivíduos e organizações que se utilizam das redes digitais para promover golpes e fraudes, cometer crime de racismo, incentivar a violência contra as mulheres e atacar a democracia, além de alimentar o ódio, violência e bullying entre crianças e adolescentes, em alguns casos levando à morte, e desacreditar as vacinas, trazendo de volta doenças há muito tempo erradicadas”, declarou o presidente.
Confira a íntegra do pronunciamento.