O Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) aprovou a concessão do título de Doutora Honoris Causa à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (31), durante a sétima Reunião Ordinária de 2025, às vésperas do aniversário de 20 anos de transformação da antiga ESAM (Escola Superior de Agricultura de Mossoró) em universidade.
A homenagem reconhece a trajetória da ministra, que tem atuação marcante nas áreas ambiental, educacional e política. Marina Silva é professora, ambientalista e possui uma longa carreira pública, tendo exercido mandatos como vereadora, deputada estadual, deputada federal, senadora e ministra em duas gestões presidenciais.
O reitor da Ufersa, Rodrigo Codes, destacou a relevância da condecoração: “A ministra Marina Silva é um símbolo potente de coerência e uma defensora aguerrida do Meio Ambiente. Marina se tornou educadora nacional e isso, mais do que qualquer coisa, é credencial à deferência desta Casa. Não há desenvolvimento sem educação, nem progresso sem a proteção dos nossos biomas”, afirmou.
Além de Marina, o Conselho aprovou outras três condecorações que serão entregues durante a Assembleia Universitária, marcada para o dia 29 de agosto, às 19h, no Requinte Buffet. O evento celebra os 20 anos da Ufersa, criada por meio da Lei Nº 11.155, sancionada em 2005 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.