A Defesa Civil de Mossoró intensificou as orientações à população após o aumento de focos de queimadas registrado nos últimos dias. No período de estiagem, a combinação de baixa umidade e altas temperaturas favorece a propagação do fogo, trazendo riscos à saúde e ao meio ambiente.
A Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem) destacou que o trabalho é realizado de forma integrada com Corpo de Bombeiros, brigadas voluntárias, órgãos ambientais e setores de saúde. As ações vão desde o monitoramento de focos até o apoio logístico em ocorrências, priorizando sempre a segurança da população.
O coordenador de Monitoramento e Desastres da Defesa Civil, João Victor, ressaltou a importância da prevenção. “A gente reforça que a Defesa Civil atua principalmente na coordenação, prevenção e resposta conjunta. Realizamos campanhas, orientamos a população e monitoramos condições climáticas. No caso de incêndios, além de acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, trabalhamos quando necessário no isolamento da área, na retirada de pessoas em risco e no apoio logístico às equipes em campo, incluindo também o suporte de carro-pipa”, explicou.
Entre as principais medidas preventivas estão a adoção de práticas agrícolas seguras, a denúncia de focos de incêndio e o cuidado redobrado em áreas de vegetação seca. Também é essencial evitar a queima de lixo, restos de poda ou qualquer tipo de material inflamável, que podem resultar em queimadas.
Em situações de fumaça ou focos de incêndio, a população deve acionar imediatamente os canais de emergência: Corpo de Bombeiros, pelo 193, ou Defesa Civil, pelo 199, garantindo resposta rápida e eficaz.