Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sessão Solene “Camila Morais” celebra os 57 anos da UERN e homenageia 26 personalidades

Por: Redação

​A Câmara Municipal de Mossoró realizou, na manhã desta quinta-feira (25), a Sessão Solene “Camila Morais” em comemoração aos 57 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O evento, realizado no plenário João Niceras de Morais, reuniu técnicos, professores, alunos, ex-alunos e representantes da comunidade acadêmica para celebrar mais de meio século de contribuição da universidade para o desenvolvimento social, educacional e econômico do Rio Grande do Norte.

A solenidade recebeu o nome da assistente social Camila Morais, falecida este ano, em reconhecimento à sua trajetória de luta pelos direitos das pessoas com deficiência e pela inclusão. Camila foi estudante da UERN, atuou no movimento estudantil, tornou-se a primeira coordenadora de acessibilidade do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e lutou na defesa de uma universidade mais inclusiva e participativa.

“Celebrar 57 anos da UERN é reafirmar o poder transformador da educação pública. Nossa universidade mudou e continua mudando realidades: forma profissionais, gera empregos, cria pensadores e fortalece o interior do Estado. Hoje, reverenciamos também a memória de Camila Morais, que fez da sua trajetória um símbolo de inclusão e justiça social”, destacou a reitora da UERN, Cicília Maia, que lembrou ainda a parceria entre a instituição e o Poder Legislativo municipal e as conquistas recentes, como o fortalecimento do plano de cargos e carreiras e a eleição direta para reitor, sem necessidade de lista tríplice.

Autor da proposta da solenidade, o vereador Petras (PSD) ressaltou a relevância social da universidade. “A UERN é um patrimônio do povo potiguar. Ela dá oportunidades, promove ascensão social e movimenta a economia. Camila Morais é um exemplo vivo do impacto da universidade na vida das pessoas e merece ser lembrada nesta homenagem”, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador Genilson Alves (UB), também exaltou a importância da instituição. “A UERN é sonho e realização para milhares de famílias. Aqui em Mossoró, vemos seu impacto direto no desenvolvimento econômico e social”, pontuou.

A primeira-dama do município, Cíntia Raquel, formada em Pedagogia pela UERN, relembrou sua trajetória como estudante e ressaltou a importância da universidade na formação de profissionais para a educação básica. Ela destacou que a experiência adquirida durante a graduação, especialmente ao atuar como auxiliar de sala, inspirou e contribuiu para a criação do Programa Incluir, iniciativa da Prefeitura de Mossoró que amplia a contratação de auxiliares de sala para estudantes com deficiência e Transtorno do Espectro Autista. “Foi na UERN que me formei e aprendi o compromisso com a educação pública de qualidade. Fui auxiliar de sala e pude compreender a importância desse trabalho. Hoje, ver o Programa Incluir crescer e apoiar tantas crianças me enche de orgulho. Sou feliz e honrada por pertencer à UERN”, afirmou.

Durante a cerimônia, 26 personalidades ligadas à UERN, entre professores, técnicos, estudantes e ex-alunos, foram homenageadas pela contribuição à universidade e à cidade de Mossoró. A reitora Cicília Maia também foi uma das homenageadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Smartfit Mossoró

Últimas notícias

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.