A Prefeitura de Mossoró realiza nesta terça-feira (30) o tradicional Cortejo da Liberdade, evento que celebra os feitos históricos e os ideais libertários do município. O desfile terá início às 18h, na avenida Rio Branco, reunindo alas cívicas, militares, culturais e comemorativas.
Criado em 1922 como desfile cívico-militar em homenagem à inauguração do Obelisco da Praça da Independência, o evento foi transformado em 1998 em Cortejo Cultural, ampliando a participação popular e reforçando o caráter artístico. Hoje, o Cortejo se consolidou como um dos marcos da Festa da Liberdade de Mossoró, reunindo centenas de pessoas entre participantes e público.
Com o tema “Raízes da Liberdade”, a edição de 2025 contará com mais de 50 instituições, grupos e representações. A abertura ficará por conta da Banda Sinfônica Arthur Paraguai, seguida por apresentações da Rede Municipal e Estadual de Ensino, Fanfarra Independente de Mossoró, Instituto Alvorada, SESC, Lojas Maçônicas, Clube dos Desbravadores, Banda Percussiva Felipe Tavares e Corpo de Bombeiros Civil.
Na ala militar, participam o Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Penal Federal, Polícia Civil, além de viaturas operacionais e unidades do SAMU. O desfile cultural terá carros alegóricos que retratam episódios marcantes da história mossoroense, como o Motim das Mulheres, a resistência ao bando de Lampião, o primeiro voto feminino e a abolição da escravidão.
O desfile comemorativo fechará a programação com grupos de capoeira, kung fu, fanfarras, esportes urbanos, quadrilhas juninas, blocos carnavalescos e secretarias municipais.
A Direção do Cortejo é assinada por Hykaroom Mendonça, com Coordenação Geral de Magdyell Menahem e produção da Rascunho de Teatro.