Cerca de quatro milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam realizar a prova de vida para evitar o bloqueio do benefício. Todos já foram notificados por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo extrato bancário em que recebem o pagamento.
De acordo com o INSS, a mensagem foi enviada apenas para os beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita automaticamente pelo sistema. O prazo para regularizar a situação é de 30 dias, contados a partir da data de recebimento do aviso.
O instituto orienta três formas de realizar a prova de vida:
- Pelo Meu INSS (site ou aplicativo), seguindo as instruções para reconhecimento facial, caso solicitado;
- Pelo aplicativo ou site do banco, em bancos que oferecem a opção online;
- Presencialmente, comparecendo à agência bancária responsável pelo pagamento e apresentando um documento oficial com foto.
Mesmo com o novo sistema automático, há casos em que o INSS não consegue confirmar a prova de vida sozinho, e o próprio beneficiário deve fazer o procedimento. O cumprimento do prazo é essencial para evitar interrupção do pagamento do benefício, segundo o instituto.







