Nesta quarta-feira (5), moradores de todo o Brasil poderão observar mais uma superlua no céu, desde que as condições climáticas estejam favoráveis. Este será o segundo e penúltimo fenômeno do tipo registrado em 2025.
O termo “superlua” não é oficial na astronomia, mas é popularmente utilizado para descrever a Lua cheia quando ela está mais próxima da Terra, no chamado perigeu. Nessa posição, o satélite natural parece maior e mais brilhante do que o normal.
A melhor visualização deve ocorrer no início da noite. De acordo com plataformas de observação astronômica, o horário de surgimento da Lua pode variar de acordo com a região do país. Pelo horário de Brasília, a superlua deve aparecer por volta das 18h45 em São Paulo, 18h14 em Belém e 17h28 no Recife.
Não será necessário o uso de telescópios ou equipamentos especiais para apreciar o fenômeno. A olho nu, a Lua já deve se destacar no horizonte com brilho intenso e tamanho aparente ampliado.
Se o céu estiver limpo, o espetáculo poderá ser visto também em outros países, já que o fenômeno acontece de forma global.



															
															
															
															
								
															