A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) celebrou neste domingo (28) seus 57 anos de história com a tradicional Assembleia Universitária, realizada no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró. O evento marcou também a posse da reitora Cicília Maia e do vice-reitor Chico Dantas para o quadriênio 2025-2029.
A solenidade reuniu comunidade acadêmica, autoridades e sociedade civil. A abertura contou com apresentações culturais da Camerata de Flautas e do Coral da Uern, que homenagearam nomes marcantes da instituição.
Durante a cerimônia, foram lançadas a edição especial da revista comemorativa e o vídeo institucional “Tempo de novas conquistas”. Também foram entregues títulos honoríficos a personalidades ligadas à educação e a Medalha da Abolição 2025, concedida pela Uern e Prefeitura de Mossoró.
Em seu discurso, a reitoria Cicília Maia enfatizou que a Uern é feita de sonhos, de gente. É uma Universidade que transforma e acolhe. “Celebramos hoje avanços e conquistas históricas, e temos certeza que vamos celebrar novas conquistas que estão por vir”, afirma.
A governadora Fátima Bezerra e o prefeito Allyson Bezerra também participaram, ressaltando a importância da Uern para o desenvolvimento do estado.
Com mais de meio século de trajetória, a Uern se consolidou como uma instituição fundamental para a formação de profissionais e o fortalecimento da educação superior pública e gratuita no Rio Grande do Norte.