Na manhã desta quarta-feira (24), um princípio de incêndio em um ar-condicionado na Escola Municipal Heloísa Leão, em Mossoró, causou alvoroço e debates nas redes sociais. Os alunos foram evacuados imediatamente do espaço, e a Secretaria Municipal de Educação adotou medidas para garantir a segurança de todos.
O incidente ganhou repercussão nas redes sociais após o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) tentar atribuir a responsabilidade ao prefeito Allyson Bezerra, alegando que o aparelho foi instalado recentemente pela gestão municipal. Essa afirmação, no entanto, foi desmentida por uma professora.
De acordo com a professora, o ar-condicionado em questão é antigo e foi instalado há mais de 8 anos, sendo adquirido com recursos próprios da escola arrecadados em uma festa junina. Portanto, o equipamento não foi implantado pela Prefeitura de Mossoró, muito menos pela atual gestão municipal.
Vale ressaltar que a Prefeitura de Mossoró está em andamento com o processo de climatização de todas as salas de aula da Rede Municipal de Ensino por meio do Programa Mossoró Cidade Educação. Esse programa prevê a substituição dos antigos equipamentos que não atendem mais às demandas das unidades ou que estão fora de capacidade operacional.
A climatização das escolas é realizada seguindo uma programação cuidadosa, que também inclui reparos e adaptações nos prédios para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos e professores, em conformidade com as normas de segurança estabelecidas.