A noite deste domingo (6) foi marcada por um importante ato de inclusão e sensibilização social em Mossoró. A Avenida Rio Branco, no Corredor Cultural, foi palco da Caminhada de Conscientização do Autismo, evento que reuniu dezenas de famílias, instituições e apoiadores da causa. A iniciativa teve o apoio da Prefeitura Municipal e foi organizada por instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Autistas e TDAH de Mossoró e Região (AMOR).
Crianças e adolescentes autistas, pais, mães atípicas e representantes de associações participaram da caminhada, que faz parte das ações alusivas ao mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento teve como objetivo ampliar a visibilidade da causa e fortalecer a luta por respeito, inclusão e políticas públicas eficazes.
“É muito importante pra gente que é mãe e está numa luta dia a dia ter um evento como esse. Isso só gratifica cada dia mais, porque é muita gente abraçando a causa. Quanto mais gente abraçar, melhor pra gente. Está de parabéns todas as associações e a Prefeitura de Mossoró. Esperamos que tenham mais eventos como esse”, disse Gilcilene Alves, mãe atípica que participou da mobilização.
O prefeito Allyson Bezerra também esteve presente e destacou os avanços que o município tem promovido na área de inclusão. “É um momento importante para confraternizar e, principalmente, reafirmar a luta por respeito e inclusão das crianças com autismo. Mossoró tem avançado com a presença de intérpretes de LIBRAS nas salas de aula, com o funcionamento do Centro de Reabilitação e, agora, com o Programa Incluir, que vai colocar profissionais especializados dentro das escolas para garantir um melhor acompanhamento educacional”, afirmou.
Durante o evento, a gestão municipal reafirmou o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas inclusivas. O secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas, destacou o papel do novo programa. “O ‘Programa Incluir’ surge da necessidade da nossa rede de ensino. Estamos finalizando os trâmites para o lançamento do edital. Os profissionais passarão por capacitação em parceria com a Escola de Gestão, universidades e outras entidades da cidade. Eles estarão preparados para atuar nas escolas auxiliando nossas crianças na alimentação, locomoção e demais demandas dentro do contexto escolar”, explicou.
A Caminhada de Conscientização do Autismo reforça a importância do diálogo, da empatia e da construção de uma sociedade mais justa e acolhedora para todos.