Um balão que é parte de um projeto de internet em banda larga do Google sobrevoou Mossoró na manhã desta terça-feira (8), e deixou alguns moradores intrigados.
O projeto em questão testa o uso de balões para levar internet de banda larga a regiões remotas. A unidade que passou por Mossoró foi lançada em uma área de floresta da cidade de São Paulo do Potengi, no RN. Como o balão circula de acordo com o vento, ele acabou sendo levado pelas correntes até Mossoró.
Pelo site Flight Radar é possível acompanhar a trajetória do balão. Além de Mossoró, o balão sobrevoou cidades como Areia Branca, Bento Fernandes, Riachuelo, todas no RN, além de alguns cidades no Ceará.
Batizado de Projeto Loon, os primeiros balões do tipo foram soltos no Brasil em 2014, no Piauí, para que os engenheiros estudassem o comportamento dos balões em áreas mais quentes.
De acordo com o Google, a ideia é formar uma rede de balões mundial que vai viajar na borda do espaço e oferecer conectividade em todo o planeta. Em voos de teste, os balões ficam na estratosfera em média 100 dias. Eles circulam, como foi observado em Palmas, em altitude superior à das rotas de aviões comerciais, a cerca de 20 km de altura.