O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou nesta quinta-feira (10) sobre a decisão dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Em nota publicada nas redes sociais, Bolsonaro responsabilizou o atual governo pela medida e afirmou que “isso jamais teria acontecido” durante sua gestão.
A decisão do presidente norte-americano Donald Trump, foi comunicada ao governo brasileiro por meio de carta oficial e ganhou repercussão internacional. Trump atribuiu o aumento tarifário ao que chamou de perseguição judicial contra Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo Bolsonaro, a medida adotada pelos Estados Unidos é resultado de um suposto “afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre”.
Ele reiterou respeito e admiração pelo governo norte-americano e usou termos semelhantes aos de Trump ao afirmar que é alvo de uma “caça às bruxas”. Para o ex-presidente, a perseguição política afeta não apenas sua figura, mas “milhões de brasileiros que lutam por liberdade”.
“O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões”, escreveu Bolsonaro.
O ex-presidente finalizou o texto cobrando uma reação dos Poderes para “resgatar a normalidade institucional” e concluiu: “Ainda é possível salvar o Brasil.”