Cozinhar uma massa corretamente pode parecer algo simples, mas se não for executado da maneira correta, certamente o resultado final não será agradável. O ponto correto da massa é sempre um dilema, principalmente no Brasil. Os Italianos seguem à risca o “al dente”, palavra que significa um cozimento no ponto, ainda com certa resistência ao mastigar. Em qualquer lugar no mundo as pessoas possuem o vício de cozinhar tudo ao extremo, assim como a massa, prejudicando totalmente a textura final do produto.
A cozinha é cheia de mitos, dos quais muitos já tratamos por aqui. O mito provém do passado em tempos que a ciência não era usada para explicar o motivo pelo qual realizamos determinadas ações ao cozinhar.
Cozinhar uma massa e colocar óleo na água de cozimento é uma antiga cultura, passada de geração em geração, e que poucas vezes é questionada. Partindo do princípio de que se coloca óleo na água para a massa não grudar (assim quem faz explica), precisamos entender primeiramente como é a cocção perfeita de um macarrão.
As massas em geral cozinham rapidamente, principalmente quando queremos ela “al dente”. O primeiro passo é a quantidade de água na panela que deve ser abundante, justamente para não deixar a massa grudar uma na outra (eliminando a necessidade do óleo). Calcula-se cerca de 5 litros de água para cada 500g de macarrão, para que possa cozinhar todos por igual. Outro ponto indispensável é temperar a água com sal suficiente para que o macarrão possa aderi-lo.
De volta ao óleo, foi dito acima que ele é usado na água do cozimento para que não permita que a massa grude uma na outra, porém, isso é evitado calculando corretamente a proporção de água para massa. E para eliminar qualquer possibilidade da eficácia desse “mito”, sabemos que óleo e água não se misturam, e que o óleo por ser menos denso ficará sempre por cima da água. Uma vez que não se misturam, o óleo não terá contato com a massa, comprovando que esse mito tão antigo não funciona ao tentar evitar que a massa grude uma na outra.
Referência bibliográfica: Livro “Comida e Cozinha”, Harold McGee.
MASTER CHEF PROFISSIONAIS
Dia 5 de Setembro se deu início a mais uma jornada do maior reality show de gastronomia do mundo, o Master Chef Profissionais, onde contamos com uma novidade que é a Participação da Amiga Chef Irina Cordeiro, Consultora e proprietária do restaurante Stricto em Natal.
Como pudemos ver no primeiro episódio ela já se destacou e passou pela primeira fase das enigmáticas provas do Master Chef.
Parabéns Chef Irina, toda a sorte e competência do mundo pra você voltar com esse troféu pro nosso Rio Grande do Norte.
Chef Irina Cordeiro FCO – Masterchef Brasil pra você que quer acompanhar todo o processo da competição e ao mesmo tempo torcer para a nossa Chef é só clicar no link e curtir a página do fã clube dela.
CENARIO GASTRONOMICO MOSSOROENSE
Ontem um passarinho verde me contou que tem um grupo de vegetarianos e veganos organizando uma Feira Gastronômica na cidade. Hummm….será? Vamos aguardar maiores informações.
Outra novidade é a possibilidade de termos em Mossoró cursos Rápidos de Sushi, comida vegetariana e vegana, oficinas de risotos, noites de harmonização de vinhos e cervejas e inclusive um curso ainda maior englobando a cozinha básica e avançada em 15 dias. Fiquem de olho nas postagens que daremos mais informações.
Também em especulação de notícias soubemos que talvez Mossoró ganhe um Foodpark e até um shopping novo.
Porem a notícia que mais me entristeceu essa semana foi o cancelamento do projeto do primeiro Habbib”s da cidade por causa do cenário financeiro do país. Mas temos fé que o país vai se recuperar e mais ter mais investimentos em novidades para a nossa cidade.
E como nem tudo é notícia ruim, dia 16 de Setembro a Cerva Potiguar junto com o Birra Nordestina e o Candidus Restaurante estarão promovendo o Festival da Cerveja com mais de 1500 Litros para beber a vontade sendo mais de 25 tipos diferentes produzidos por cervejeiros de Mossoró e Natal. O evento começará às 15:00 e terá como atração musical o Everaldo Rodrigues e banda com muito samba e após a Banda Sfinge com muito rockroll. A entrada custa até o dia 09/09, R$99,00 no Cartão e R$90,00 a vista e dará direito a água e cerveja a vontade além de um caldinho e um copo personalizado de vidro. O Candidus estará com quiosques com comidas que harmonizam com as cervejas a venda.
Receita da semana
A COZINHA DE FLAVIO MAGALHÃES
CREPIOCA DE CAMARÃO COM CREME DE RICOTA LIGHT E SALADA DE FOLHAS FRESCAS
Na coluna da nossa amiga Nutricionista Celina Avelino vai ser comentado a parte nutricional dessa receita que trago pra vocês. Confira o post dela no link a seguir (Coluna de Nutrição) para mais detalhes relacionados aos benefícios e onde pode ser adicionado essa bela preparação.
Para a Massa você vai precisar de:
- 2 ovos inteiros (de preferência orgânico ou aqueles da casca escura)
- 2 colheres de sopa (40 g) de goma de tapioca
- Sal e pimenta do reino a gosto
Misture todos os ingredientes em um bowl com um foet e leve para uma frigideira pouco quente para formar a massa. Deixe dourar e a vire por 5 segundos para terminar a cocção.
Dica do Chef: Você pode enriquecer de grãos, sementes ou castanhas adicionando à massa 1 colher de sopa cheia antes de misturar os ingredientes. Pode usar Chia, linhaça, cevada, castanha de caju, castanha do Pará, milho, ervilha e o que mais preferir.
Creme de Ricota
- 100 g de Ricota fresca (pode usar sem Lactose também)
- 80 ml de Leite desnatado
- 40 ml de creme de leite light
Você pode fazer o creme de ricota batendo no liquidificador a Ricota com, creme de leite e o leite desnatado até ficar cremoso. Tempere com um pouquinho de sal, pimenta e ervas frescas (Salsa, Coentro, Manjericão ou alecrim ou todos misturados) e bata mais um pouquinho. Tem validade de 7 dias bem conservado na geladeira. Nunca utilize uma colher suja ou que você colocou na boca de volta à vasilha onde está armazenado o creme. Coma também com Pão Integral ou de sua preferência.
DICA: Caso não tenha tempo para fazer esse preparo, no supermercado já vende o creme de ricota pronto.
O Camarão
Coloque em uma Saltese um pouco de alho, cebola e o camarão com sal e pimenta do reino fresca e refogue por um minuto. Entre com o molho de ricota e mexa por mais 30 segundos. Recheie e sirva com a salada e o molho da coluna da semana passada.
DICA: Pra você que não é fitness a dica é: use cream Cheese, gorgonzola, mussarela, prato, provolone e até parmesão no molho substituindo o creme de ricota por creme de leite caso queira.