A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária para o mês de novembro será de cor vermelha, patamar 1, o que significa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos, o mesmo valor aplicado em outubro.
Segundo a agência, o cenário permanece desfavorável para a geração hidrelétrica devido ao volume de chuvas abaixo da média e à redução dos níveis dos reservatórios. Por conta disso, é necessário acionar usinas termelétricas, que têm custo de operação mais elevado, fator que justifica a manutenção da bandeira vermelha.
A bandeira tarifária funciona como mecanismo regulatório criado em 2015 para sinalizar aos consumidores os custos variáveis da produção de energia elétrica, de acordo com fatores como a disponibilidade de recursos hídricos e o acionamento de fontes mais caras.
Com a bandeira vermelha patamar 1 em vigor, recomenda‑se que os consumidores reduzam o consumo de energia nos horários de pico e monitorem hábitos de uso para evitar impactos maiores na conta de luz.



															
															
															

								