MCJ

"Mossoró Cidade Junina" é apresentado ao trade turístico e imprensa em Natal


Foto: Secom/PMM

O São João mais cultural do Mundo chegou mais uma vez à capital potiguar, Natal. Pelo segundo ano consecutivo, o "Mossoró Cidade Junina" foi apresentado ao trade turístico, autoridades e imprensa do Rio Grande do Norte, em evento realizado nesta terça-feira (23) na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc) Rio Branco, bairro Cidade Alta. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Mossoró em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN).


O público que acompanhou o lançamento em Natal sentiu um pouco da emoção e da diversidade cultural que nortearão todo o "Mossoró Cidade Junina", que acontecerá de 1º a 29 de junho, em diferentes polos. Na ocasião, atores que integram o espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró” recepcionaram os convidados, devidamente caracterizados. Houve ainda show musical com os artistas Litto Lins e Caroline Melo e apresentação da quadrilha junina Luar de Pratas.


"É com muito prazer que a gente está aqui mais uma vez, trazendo, mostrando e apresentando o MCJ 2024, que com certeza vai ser um dos melhores e um dos maiores. E para o espetáculo 'Chuva de Bala no País de Mossoró', aguardem também que tem muita novidade para acontecer", afirmou o ator Carlos José, intérprete do Padre Mota no espetáculo que remonta à tentativa de invasão do bando de Lampião a Mossoró em 1927.


O secretário municipal de Cultura, Frank Felisardo, destacou a importância da apresentação realizada em Natal. "A gente abraça a capital do nosso estado e faz o convite para o nosso São João. Esse ano a gente aumenta o percurso do 'Pingo da Meia', a quantidade de dias do evento, as atrações, a diversidade cultural, e a gente já vê que o 'Mossoró Cidade Junina' vai ser um grande sucesso também em 2024".


O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, elogiou a iniciativa da Prefeitura em promover mais uma vez a apresentação do "Mossoró Cidade Junina" em Natal. "O Sistema Fecomércio entende o 'Mossoró Cidade Junina' como um grande evento, que movimenta a economia não só de Mossoró, da região, mas de todo o estado. Nós recebemos visitantes de vários estados do país. E isso gera emprego, gera renda. Nós, desde o início, somos parceiros", disse.


Marcelo Queiroz também anunciou novidades para a presença da Federação no evento este ano. "Nós sempre fazemos uma pesquisa de satisfação dos clientes, dos turistas, dos consumidores, mas também dos empresários que atuaram, os microempreendedores, e esse ano nós vamos fazer ainda mais. Nós vamos fazer um treinamento, uma capacitação com os empresários, com os microempreendedores, com os ambulantes. São cursos que vão desde vendas à qualidade do atendimento, alimentação, informações turísticas", comentou.


Conforme pesquisa do Instituto Fecomércio, em 2023 o "Mossoró Cidade Junina" movimentou R$ 291,8 milhões. O volume financeiro representa um crescimento de 103,5% em relação à movimentação registrada em 2022 (R$ 143,4 milhões). Levando em consideração o valor aportado pela gestão municipal no evento, aproximadamente R$ 12 milhões, o total de recursos movimentado no ano passado aponta que, para cada R$ 1 direcionado ao MCJ, retornaram R$ 24 para a economia do município.


Michelson Frota, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindilojas) e vice-presidente da Fecomério RN, reforçou a importância da parceria entre a Prefeitura e as entidades na classe na realização do evento. "Quando a gente fala nessa parceria, a gente tem que pensar antes, do planejamento que vem sendo feito desde o começo da atual gestão. A gente sempre parabeniza a Prefeitura por esses momentos, principalmente de divulgar ao trade turístico aqui na capital. Se Deus assim nos permitir, esse São João vai bater recordes".


Turismo impulsionado


O objetivo do lançamento do "Mossoró Cidade Junina" na capital potiguar é potencializar o evento em todo o Rio Grande do Norte e na região Nordeste, objetivo que vem sendo alcançado, como destaca a secretária-adjunta de Turismo do Estado, Daniely Rêgo. "Para nós, do turismo, é um evento de extrema importância. O 'Mossoró Cidade Junina’ se tornou referência quando se fala em São João, e não só para o turismo, mas para o emprego e renda. Recebemos o evento com muita alegria e satisfação", relatou.


Diretora de Promoção da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Nayara Santana, fala sobre as estratégias de divulgação do 'Mossoró Cidade Junina'. "A Emprotur tem colocado, como a gente chama, na prateleira das operadoras e das agências, que a gente também tem um dos maiores eventos juninos do país. Iniciamos uma ação com a Azul Viagens em vários estados do país, realizando esse trabalho de promoção", disse.

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