O público lotou a avenida Alberto Maranhão, na zona central de Mossoró, para assistir ao desfile do Dia da Independência na manhã desta quinta-feira (07). Mais de 2 mil pessoas participaram do desfile.
O evento começou às 7h20 com a revista às tropas realizada pela prefeita Rosalba Ciarlini, saindo da Escola de Artes e encerrando na Igreja de São Vicente. Na igreja às 7h30 foi realizado o hasteamento do Pavilhão Nacional e das bandeiras de Mossoró e do Rio Grande do Norte, em mastros instalados em frente à Igreja de São Vicente, com acompanhamento e execução do Hino Nacional pela Banda Arthur Paraguai.
O desfile a pé foi iniciado, às 8 horas, com a Banda Artur Paraguai, tendo em seguida o Tiro de Guerra de Mossoró. O Grito dos Excluídos como todos os anos foi marcado de protestos. O foco dos manifestantes foi o presidente da República Michel Temer e a prefeita Rosalba Ciarlini.
Em frente ao Colégio das Irmãs, houve um princípio de tumulto entre os manifestantes e a polícia militar. Segundo a organização, o Grito dos Excluídos era o último pelotão a desfiar na Alberto Maranhão. “Eles não respeitaram o cronograma do desfile e queriam invadir o desfile das escolas municipais”, destacou um policial. (Veja vídeo).
Participaram também do Grito dos Excluídos esse ano os servidores públicos de Mossoró. Na última terça-feira (05), os servidores aprovaram em assembleia por ampla maioria de votos, uma greve a ser iniciada na próxima segunda-feira (11).
O desfile de 7 de setembro foi encerrado por volta das 10h com a frota policial e ciclistas locais.
Veja a galeria: (Fotos: César Filho/MN)