O ex-deputado federal pelo Rio Grande do Norte, Rafael Motta, de 39 anos, permanece internado em São Paulo após sofrer um acidente enquanto praticava kitesurfe em Natal na sexta-feira (22). De acordo com o boletim médico divulgado pela família nesta terça-feira (26), ele está intubado e em coma induzido.
Segundo o boletim, Rafael apresenta fraturas na coluna, esterno e antebraço, além de uma lesão brônquica já tratada em Natal. Ele foi transferido na madrugada de segunda-feira (25) para São Paulo, após passar por cirurgia torácica no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, destinada a corrigir a lesão no brônquio.
A assessoria do ex-parlamentar informou que a transferência ocorreu após a estabilização e evolução positiva do quadro clínico, para dar continuidade a um tratamento específico e intensivo. O boletim reforçou que o estado clínico é estável e que novas informações serão divulgadas conforme a evolução do paciente.
Em boletim anterior, a equipe médica havia informado que os movimentos dos membros inferiores estavam preservados, sem sinais de comprometimento medular.
O acidente aconteceu nas proximidades do Forte dos Reis Magos. Após o socorro inicial, Rafael foi submetido a atendimento de politrauma e cirurgia torácica no Walfredo Gurgel.
Rafael Motta foi deputado federal entre 2015 e 2022, além de vereador em Natal entre 2013 e 2014. Em 2022, disputou o Senado, e em 2024 foi candidato a prefeito de Natal.