A morte por complicações da anemia falciforme da menina Lunna Noemy Alves da Silva, de apenas 5 anos e 9 meses, gerou comoção e revolta em Olho D’Água do Borges, no interior do Rio Grande do Norte. Lunna faleceu por volta das 19h30 da última terça-feira (15), no Hospital Regional de Pau dos Ferros, após apresentar um quadro de agravamento da doença.
Segundo os pais, Jadson Alves da Silva e Daniele Alves da Silva, houve negligência no atendimento emergencial por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Eles afirmam que a filha deu entrada na Unidade Mista de Saúde Rita Elvira da Silva com sintomas graves e necessidade urgente de transfusão sanguínea, mas a transferência para um hospital com estrutura adequada teria demorado cerca de duas horas.
“Eu fiquei implorando, implorando. Demorou demais o sangue. Quando foi mais ou menos às sete horas, chegou uma pessoa lá, um anestesista, dizendo que ia entubar a minha filha e eu disse: não entube minha filha, minha filha está sem sangue, ela não vai resistir. Minha filha foi sedada, entubada, sem sangue”, desabafou a mãe, emocionada.
O caso tem mobilizado a população da cidade e das redes sociais, onde moradores exigem uma apuração rigorosa e responsabilização dos envolvidos. A família informou que pretende acionar o Ministério Público para investigar a conduta da equipe médica e da gestão de saúde do município. Entre os pedidos, está o afastamento da secretária municipal de Saúde, Gildenia Pinto, enquanto o caso é apurado.