A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), virou alvo de críticas e piadas nas redes sociais após participar de uma cerimônia simbólica para marcar o início da operação de um trecho da nova adutora do Sistema Apodi-Mossoró, no município de Governador Dix-Sept Rosado, na última sexta-feira (27).
O evento, realizado na Praça do Mercado, contou com a presença do presidente da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Roberto Linhares. No momento mais aguardado, a governadora e o presidente da Caern abriram uma torneira improvisada instalada no local e celebraram o ato como a entrega oficial da obra. “Teje entregue”, disse Fátima.
Nas redes sociais, porém, o episódio rapidamente ganhou repercussão negativa. Internautas ironizaram o gesto, classificando o ato como “inauguração de um cano”. A cena da torneira solitária em meio à praça foi amplamente compartilhada e virou alvo de memes e críticas, com questionamentos sobre a real eficácia da obra para resolver o problema de abastecimento na cidade.
O caso repercutiu inclusive em outros estados. O vereador de São Paulo, Rubinho Nunes (União Brasil), compartilhou o vídeo do momento e comparou a cena ao deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), que recentemente virou meme ao “descobrir” uma cisterna durante visita ao interior.
Apesar das críticas, o Governo do Estado afirmou que o novo sistema irá triplicar a oferta de água para Governador Dix-Sept Rosado, passando de 40 mil para 120 mil litros por hora.