Ao longo do último mês, o Instituto Brasmarket realizou 13.700 entrevistas em 25 estados e no Distrito Federal, com exceção do Rio Grande do Sul, que foi deixado de fora devido à tragédia causada pelas chuvas, o que poderia distorcer as avaliações.
Os entrevistados foram questionados sobre a aprovação ou desaprovação dos governadores de seus estados. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), obteve a pior avaliação do país. Segundo os dados, 68,9% dos entrevistados desaprovam a governadora, enquanto apenas 19,3% aprovam, e 11,8% não souberam ou não responderam.
A alta taxa de desaprovação da governadora é atribuída principalmente às avaliações negativas nas áreas de Saúde e Segurança Pública. No Rio Grande do Norte, a saúde foi considerada ruim ou péssima por 64,9% dos entrevistados, e a segurança pública foi vista como ruim ou péssima por 62,2% das pessoas ouvidas.
No contexto nacional, outros governadores também enfrentam altos índices de desaprovação, mas Fátima Bezerra se destaca negativamente. Claudio Castro (PL) do Rio de Janeiro, Jerônimo Rodrigues (PT) da Bahia, Carlos Brandão (PSB) do Maranhão e Elmano de Freitas (PT) do Ceará completam a lista dos cinco governadores com pior avaliação.
O Instituto Brasmarket também avaliou outros serviços públicos como Infraestrutura, Educação e Assistência Social, áreas em que a gestão de Fátima Bezerra teve desempenho insatisfatório. Essas áreas, somadas à saúde e à segurança, contribuem para a percepção negativa da população sobre a governadora do Rio Grande do Norte.