O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) vai diplomar nesta segunda-feira (19), a governadora reeleita Fátima Bezerra (PT), o vice-governador dela, Walter Alves (MDB), e o senador e deputados eleitos pelo estado nas eleições de outubro.
A diplomação oficializa o resultado das urnas e o fim do processo eleitoral. Além disso, os diplomas habilitam o governador e o vice eleitos a tomarem posse no dia 1º de janeiro de 2023.
Serão diplomados 24 deputadas e deputados estaduais, 8 deputadas e deputados federais, o senador Rogério Marinho (PL) e seus dois suplentes de chapa.
Recontagem
Nesta segunda, o Tribunal Regional Eleitoral fará a recontagem dos votos do pleito para deputado estadual. A Comissão da Apuração se reuniu no último sábado (17) e, após um novo entendimento, marcou a retotalização dos votos para às 11h30.
A medida ocorre após decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que indeferiu o registro de candidatura de Wendel Fagner Cortez de Almeida, mais conhecido como Wendel Lagartixa (PL), e determinou a recontagem dos votos.
A retotalização deve colocar o atual deputado estadual Ubaldo Fernandes, que ficou como 1º suplente pela Federação PSDB/Cidadania, na lista de eleitos.