Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo deve anunciar nesta terça medidas contra tarifa de 50% dos EUA

Por: Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, se reúnem nesta segunda-feira (11) para acertar os últimos detalhes do plano de contingência que vai socorrer setores da economia impactados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

Alckmin, que lidera as negociações com as autoridades norte-americanas e o diálogo com o setor produtivo nacional, participa da reunião marcada para a tarde de hoje no Palácio do Planalto.

O plano deve ser divulgado até terça-feira (12) e prevê concessão de crédito para empresas mais afetadas, além do aumento das compras governamentais. A prioridade será atender pequenos produtores que dependem da exportação para os Estados Unidos. Haverá ainda a criação de um parâmetro para medir os impactos das tarifas em cada setor, considerando o grau de exportações ao mercado norte-americano.

No último dia 6, começou a valer a tarifa de 50% sobre parte das exportações brasileiras para os EUA, medida assinada no dia 30 de julho pelo presidente Donald Trump. O tarifaço atinge 35,9% das mercadorias enviadas ao país, o que representa 4% das exportações brasileiras.

Paralelamente ao socorro emergencial, o governo busca ampliar a lista de produtos fora do aumento tarifário. Atualmente, cerca de 700 itens brasileiros seguem pagando a tarifa de 10%, como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo motores, peças e componentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Smartfit Mossoró

Últimas notícias

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.