A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta segunda-feira (25), uma solenidade em alusão à campanha “Agosto Lilás”, que marca o combate e o enfrentamento à violência contra a mulher. O evento destacou ações de conscientização e reforçou a importância de redes de apoio para vítimas de agressões.
Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi a homenagem a Juliana Soares, de 35 anos, que sobreviveu a um ataque brutal dentro de um elevador, no qual recebeu 61 socos do ex-namorado. O agressor está preso. Juliana foi reconhecida como símbolo de resistência e superação.
Durante seu discurso, ela agradeceu pela homenagem, falou sobre a importância do acolhimento e fez um apelo para que a sociedade se comprometa com as vítimas de violência. “Quero dizer que é uma honra ter sido homenageada e, maior ainda, de ter sobrevivido para contar a minha história. […] Tão importante quanto a denúncia é a sociedade acolher a mulher que sofre violência, porque muitas ficam presas nesse ciclo de abuso por não terem a quem recorrer”, disse.
Juliana ressaltou que sua recuperação só foi possível graças à rede de apoio que a acolheu e destacou que deseja que outras mulheres também tenham acesso ao mesmo suporte. “Se eu me levantei daquele elevador, depois de tudo que aconteceu comigo, outras mulheres também são capazes”, completou.