Durante a sessão ordinária desta terça-feira (21), o vereador Lucas das Malhas fez duras críticas ao governo do Estado após as declarações do coordenador de Regulação de Leitos da Região Oeste, Dr. Igor Aguiar. O médico afirmou que hospitais da região, incluindo o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, têm negado leitos de UTI por motivos como falta de limpeza e ar-condicionado quebrado, o que tem provocado sobrecarga nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Ao repercutir o caso, Lucas das Malhas afirmou que a responsabilidade pela situação é do governo estadual e direcionou críticas diretas à governadora. “Vou tentar ser bem objetivo, porque eu andei estudando sobre esse assunto que tem tido repercussão na nossa cidade. Nós temos uma jurisprudência clara na Lei 8.880 de 90 sobre a responsabilidade dos municípios e dos estados na promoção de saúde. E o que eu venho percebendo é que às vezes por desinformação a população não entende de quem é a culpa dessa situação. Na verdade, ela só quer que seu direito seja garantido”, disse.
O vereador prosseguiu afirmando que o Estado tem sido omisso na gestão da saúde pública. “Eu vou dizer agora com convicção à população que a culpa é do governo estadual, a culpa é da governadora. E eu vou ser até bem ríspido, governadora. Enquanto a senhora dança forró por aí afora com o povo do seu partido, o povo morre. O povo morre nas UPAs esperando atendimento. E isso é uma incompetência clara do governo estadual”, declarou.
Lucas ainda relatou uma situação pessoal para exemplificar o que considera descaso do Estado com Mossoró. “Um familiar meu passou dez dias no hospital da polícia aguardando por uma cirurgia devido a um acidente de moto, porque o governo não pagou a empresa que fornece material para aquela cirurgia. Oito meses de atraso. Então isso é um retrato de muitas famílias que necessitam do serviço do Estado na cidade de Mossoró”, completou.