O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na madrugada desta quinta-feira (23), que pretende disputar um quarto mandato à Presidência da República. A declaração foi feita durante discurso no Palácio Merdeka, em Jacarta, ao lado do presidente indonésio Prabowo Subianto, no âmbito de uma visita de Estado à Indonésia.
“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, disse Lula durante o encontro. “Meu mandato termina no final de 2026, mas nós estamos preparados para disputar outras eleições”, completou.
No mesmo discurso, o presidente brasileiro destacou que pretende aprofundar os laços comerciais e diplomáticos entre Brasil e Indonésia nos próximos anos. A agenda internacional incluiu a assinatura de uma série de acordos de cooperação nos setores de agricultura, mineração, energia, ciência, defesa e estatística. A parceria estratégica entre os dois países foi descrita por Lula como “cada vez mais relevante”.