Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula decreta luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do Papa Francisco

Por: Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou, nesta segunda-feira (21), luto oficial de sete dias no Brasil em homenagem ao Papa Francisco, que morreu aos 88 anos no Vaticano. O pontífice faleceu às 7h35 no horário local (2h35 em Brasília), após 12 anos à frente da Igreja Católica.

Francisco foi o 266º papa da história e o primeiro latino-americano a ocupar o cargo máximo da Igreja. Ele foi eleito em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave que escolheu o sucessor de Bento XVI.

Em nota oficial, Lula lamentou a morte de Jorge Mario Bergoglio e destacou o legado do papa. “A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, afirmou.

O presidente também relembrou o papel do pontífice na defesa de causas sociais e ambientais. “Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças”, escreveu.

Lula ainda compartilhou momentos pessoais ao lado de Francisco. “Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça.”

O presidente encerrou a nota decretando luto oficial. “Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil. O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Smartfit Mossoró

Últimas notícias

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.