O presidente Lula (PT) reagiu nesta quinta-feira (10) à decisão dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil. Em entrevista à TV Record, Lula afirmou que o Brasil não é dependente comercialmente dos EUA e que buscará novos parceiros para escoar sua produção.
“Vamos ter que proteger [o setor produtivo]. Vamos ter que procurar outros parceiros para comprar nossos produtos. O comércio entre Brasil e Estados Unidos tem apenas 1,7% do PIB, não é essa coisa que a gente não consegue sobreviver sem os EUA”, afirmou o presidente.
Segundo Lula, o governo pretende resolver o impasse com base no diálogo e na negociação diplomática, mas deixou claro que não abrirá mão da reciprocidade. “O mandato de um presidente só dura quatro anos. Daqui a pouco, quem sabe, tem outro presidente que queira negociar. E a gente, enquanto isso, vai procurando novos parceiros. Se os Estados Unidos não querem comprar, vamos procurar quem queira”, disse.
A nova tarifa foi anunciada por Donald Trump na quarta-feira (9) e entra em vigor no dia 1º de agosto. O ex-presidente norte-americano justificou a medida citando o que chamou de “perseguição política” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), se referindo ao processo que ele responde no Brasil. Trump chamou a situação de “caça às bruxas” e sinalizou que pode ampliar as tarifas caso o Brasil reaja.