Em discurso no Ceará nesta quarta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, durante os 580 dias em que esteve preso na Polícia Federal em Curitiba, em 2018, recebeu a proposta de deixar a prisão usando tornozeleira eletrônica, mas rejeitou o acordo.
Segundo Lula, aceitar o dispositivo significaria abrir mão de sua dignidade. “Vieram me oferecer um acordo para sair com tornozeleira. Eu disse que não era pombo-correio e que não trocaria minha dignidade pela liberdade”, declarou.
O presidente também afirmou que poderia ter deixado o Brasil ou buscado abrigo em uma embaixada, mas decidiu permanecer no país para enfrentar o processo. “Sou tinhoso. Aprendi com Dona Lindu: teima e não desista”, disse.
Lula voltou a dizer que sua prisão teve motivação política e que sua volta ao comando do país seria prova de sua inocência.








