Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sair em defesa de Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu indiretamente às declarações nesta segunda-feira (7), por meio de nota oficial. Sem citar nomes, Lula rejeitou qualquer tentativa de ingerência estrangeira nos assuntos internos do Brasil.
“O tema da democracia no Brasil compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja”, afirmou o presidente.
A manifestação ocorre horas depois de Trump afirmar que Bolsonaro estaria sendo “perseguido injustamente” e que o ex-presidente é alvo de uma “caça às bruxas”, expressão que o republicano também utiliza para se referir aos processos que enfrenta nos Estados Unidos.
Em sua nota, Lula reforçou a confiança nas instituições brasileiras e mandou um recado claro: “Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito.”